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Já imaginou chegar num resort exclusivo “all inclusive” e ter a desagradável surpresa de um celular que não pega ou um acesso de internet sem qualidade?  O maior público do resort são clientes particulares que, mesmo em férias, não consideram passar 15 dias completamente sem comunicação com suas empresas, familiares e amigos.

Além disso, muitos clientes corporativos precisam dessa infraestrutura de comunicação para realizar eventos, como convenções de vendas, lançamentos de produtos, ações institucionais e comerciais.

Garantir toda essa conectividade foi o desafio do Vila Galé, o resort all inclusive mais sofisticado do Ceará, localizado na praia do Cumbuco, a três quilômetros ao norte do vilarejo do município de Caucaia, a apenas 30 km de Fortaleza e a 47 km do aeroporto. 

Com uma megaestrutura com atividades para todas as idades, durante o dia todo, o resort tem a qualidade de uma área de natureza afastada, com acesso a uma praia paradisíaca, com água esverdeada e uma faixa larga de areia. Mas para os seus clientes exigentes, não poderia faltar uma conectividade  de primeiro mundo, sustentada por uma infraestrutura igualmente de ponta.

Um dos principais grupos hoteleiros do mundo precisava zelar pela reputação

O Grupo Vila Galé faz parte de um grupo hoteleiro português e integra o ranking das 182 maiores empresas hoteleiras do mundo. É responsável pela gestão de 36 unidades hoteleiras (27 em Portugal e nove no Brasil) e conta com cerca de 3.200 funcionários.

O hotel Vila Galé Cumbuco tem três restaurantes, três bares e o spa Satsanga, além de uma academia, campo de tênis e polidesportivo e estrutura e atividades para as crianças. Uma estrutura construída para proporcionar a todos os hóspedes dias e experiências inesquecíveis.

Por conta da sua grandiosidade, o empreendimento fomentou novos negócios a partir da criação de uma “cidade” ao redor do resort e que envolve, além dos turistas, centenas de funcionários e suas famílias.

Um problema no paraíso: a conectividade celular

Em 2014, quando o resort foi inaugurado, a infraestrutura de telecomunicações era extremamente precária. Apenas uma operadora de celular atendia na região e o serviço de internet era de baixa qualidade. Não havia capilaridade suficiente para dispor de soluções de fibra ótica nas instalações do Vila Galé.

A precariedade do sistema também gerava transtornos para os hóspedes e inviabilizava um importante segmento do mercado para o hotel que era o de grandes eventos corporativos.

O desafio de levar conectividade a lugares remotos

Com o acúmulo de reclamações dos clientes e dos funcionários (que também precisavam se comunicar por dispositivos móveis dentro do resort), havia chegado a hora de encontrar a solução.

Assim surgiu a parceria Vila Galé e QMC Telecom.

Primeiro, o desenho da solução

Um dos grandes objetivos do empreendimento era que o hóspede, ao circular por quaisquer dependências do resort, não tivesse uma recepção ruim do sinal. A qualidade de conexão deveria ser a mesma independente do deslocamento.

O primeiro passo era desenhar a melhor solução possível considerando a localização do hotel afastada de um grande centro urbano, em uma espécie de vale cercado de grandes dunas. A geolocalização atrapalhava bastante a propagação do sinal de telefonia celular.

A construção de uma torre teria um impacto ambiental e estético muito elevado, não garantiria um sinal de qualidade em todos os ambientes e demoraria muito para que o hotel começasse a sentir mudanças significativas na disponibilidade de conectividade. Então, qual seria a melhor solução?

Um projeto único, assim como o Vila Galé Cumbuco

A equipe QMC assumiu o desafio de projetar um sistema indoor complexo, que cobrisse tanto os apartamentos e chalés, assim como toda área externa: restaurantes, piscinas, kid's club e lounge.

A cobertura indoor para hotéis é sempre muito desafiadora devido à necessidade de alinhamento e planejamento prévio em cada fase de implantação. Sua instalação deveria ocorrer em paralelo às operações normais do hotel, sem impactar a sensibilidade dos hóspedes. E bem sabemos que garantir a melhor estadia, livre de qualquer problema, é o lema do setor.

Seria preciso atender todas as necessidades do Vila Galé Cumbuco de maneira eficiente, com respeito às necessidades dos hóspedes e com muito cuidado para não interferir na rotina de todos.

Excelência desde o pré-projeto

Para obter a excelência perseguida pela equipe técnica da QMC, foi  dada a mesma importância à fase de preparação e ao dimensionamento de Radiofrequência (RF). Um modelo em 3D de todo o complexo hoteleiro simulou a utilização da ferramenta prevendo as condições do ambiente que foram encontradas durante a implantação.

Essa atenção aos detalhes foi necessária, pois, além da cobertura indoor, também foi preciso garantir a cobertura de toda a área externa do complexo hoteleiro utilizando o mesmo DAS (Sistema de Distribuição de Antenas).

Resultado: um paraíso perfeito de conectividade

Depois que os sistemas da QMC foram instalados e as operadoras foram ativadas, um novo momento se iniciou no resort:

  • A solução ajudou a diminuir as reclamações do sinal de internet em geral;
  • O wi-fi deixou de ficar sobrecarregado e com áreas de sombra, situação antes corriqueira em um resort de 100 mil metros quadrados;
  • Eventos corporativos voltaram a tomar o calendário do Vila Galé Cumbuco.

A voz do cliente

O desafio superado do Vila Galé serve de inspiração para nós e nos ajuda a definir o padrão de qualidade que sempre buscamos: de oferecer as melhores soluções de conectividade para todos os públicos.

De acordo com o Diretor de Infraestrutura do Grupo Vila Galé,  André Corcos: 

“Temos que, juntos, sempre trabalhar para melhorar a qualidade do serviço de hospitalidade para o cliente. Não queremos que o sinal de celular seja um problema, que faça com que o cliente deixe de escolher um destino ou outro. Ele deve escolher pela experiência que ele quer viver, e não por uma necessidade não atendida. E a QMC nos ajudou, através de acessibilidade, capilaridade e flexibilidade, a atingir esse objetivo.”

São palavras como essa que nos certificam que estamos no caminho correto! 

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Lembre-se sempre que você pode contar com a QMC para encontrar soluções customizadas de conectividade para os seus públicos, sejam clientes ou colaboradores. 

André Juncioni

André Juncioni

André se baseia na longa experiência que possui do mercado de real estate, para melhor endereçar as necessidades do mercado de telecom. Conhecido por grandes grupos detentores de infraestrutura no País quando o assunto é cobertura móvel em venues e implantação de sistemas DAS.

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