Conforme ficamos cada vez mais dependentes dos serviços sem fio de voz e data, permanecer conectado tanto em ambientes internos quanto ambientes externos se tornou fundamental. Apesar de existir uma oferta muito maior de torres, fatores como o grande volume de uso e barreiras físicas podem diminuir em muito a qualidade do que é recebido. 

Para superar os obstáculos, o sistema de antenas distribuídas (DAS - do inglês distributed antenna system) se tornou a solução ideal para o crescimento do volume de consumo de dados móveis, permitindo que os hóspedes do seu hotel sempre encontrem o máximo de barras em seus smartphones. 

Mas primeiro: por que é importante o hotel oferecer uma boa cobertura de celular?

Imagine centenas dos seus clientes hospedados no seu hotel com má cobertura de celular. Na sala de conferência, no restaurante, piscina, spa ou até mesmo no conforto do próprio quarto. 

Como um bom serviço de hospitalidade mora nos detalhes, uma tela de má conexão pode ser o equivalente a um banho forçadamente gelado. Uma ligação perdida. Um vídeo que não carrega. Mensagens de whatsapp que não são entregues. Uma foto do instagram impossível de fazer upload. Não importa a experiência, ela será relacionada à estadia no seu empreendimento. Os principais sites de reservas e avaliações de hotéis da internet possuem uma categoria dedicada ao sinal de celular. Se você está sendo avaliado sobre isso, o assunto precisa ser uma de suas preocupações. 

Mas uma boa cobertura de WiFi não é o suficiente?

WiFi é o padrão quando o assunto é comunicação sem fio. Não há dúvidas quanto a isso. Entretanto ele possui os seus pontos fracos. 

Primeiro é o congestionamento. Com centenas de hóspedes e funcionários conectados a uma única rede ao mesmo tempo, leva à sobrecarga, velocidade lenta e conexões consideradas não confiáveis.

Além disso, não é nada amigável o sistema de inserir senha de wi-fi toda vez que nos conectamos na rede sem fio dos hotéis: muitas vezes precisamos acessar a rede toda vez que saímos e entramos do hotel, tendo que inserir o número do quarto e uma senha com combinações improváveis de letras e números, que nunca guardamos e - quase sempre - acabam perdidas em um pedacinho de papel.

Como quase todo mundo hoje em dia possui um plano pago com dados, por que não aliviar a sobrecarga e melhorar as questões de segurança providenciando um melhor uso da própria rede de celular disponível? Já temos estudos que afirmam que uma boa conexão 4G já traz mais velocidade que o wifi

Não menos importante, deve-se considerar que, no caso de um problema com a rede WiFi, todo o seu hotel terá problemas no acesso, gerando um verdadeiro caos. Uma rede de celular boa se torna um backup para tais situações.

Como funciona o DAS

O DAS não é um sistema de repetição, muito pelo contrário. Optar por este sistema é o mesmo que ter um mini sistema compartilhando os sinais das operadoras dentro do seu hotel. 

Uma base, geralmente na área de TI ou de telecomunicações do hotel, distribui sinais de rádio para áreas específicas por meio de cabeamento de fibra e coaxial para antenas remotas nas áreas que precisam receber o sinal. 

modelo DAS

*Exemplo de como é construído um modelo DAS em um empreendimento

Mas o quanto isso custa para mim?

Nada.

A instalação do DAS se dá por meio de um contrato com um parceiro de infra de telecomunicações. Por isso, encontrar o parceiro ideal é fundamental para oferecer a melhor cobertura para os seus hóspedes e o melhor modelo de negócio para você.  Optar pelo DAS garantirá a qualidade que o seu hospede merece e em casos específicos pode trazer uma receita de locação de área técnica.

Basicamente, adotar o DAS junto com um parceiro se dá em 5 passos:

1- Um contrato de exclusividade é firmado junto a um parceiro de infraestrutura de telecomunicações.

2 - Um projeto exclusivo é desenhado por engenheiros do parceiro e apresentado para aprovação das operadoras.

3 - O projeto é ajustado e/ou aprovado pelas operadoras.

4 - O projeto é implementado. 

5 - O projeto é acompanhado e mantido por meio do suporte do parceiro.

Algumas perguntas que podem surgir

1 - A implementação do projeto é simples?

Apesar de complexa, a implementação de um projeto de DAS é feita para que haja o menor impacto para o seu negócio. O recomendado é que procure por soluções DAS que utilizem, na sua maioria, cabeamento de fibra, que é mais fino e leve, muito mais fácil de passar por estruturas. 

Outro ponto importante ainda nesse assunto, é a preocupação do parceiro para que a estrutura DAS não seja percebida pelo hóspede, então as antenas devem respeitar o estilo do hotel, mesclando ao ambiente.  

2 - O DAS necessita de muita manutenção? 

Mesmo não sendo oneroso para o hotel, o DAS é um investimento em infraestrutura e, como tal, precisa sobreviver ao teste do tempo. Em outras palavras, ele precisa estar preparado para futuras evoluções, tecnologia 5G, por exemplo, demandando poucas mudanças para isso. Procure por um parceiro que tenha isso muito claro no seu discurso, além de uma equipe de suporte 24 horas e uma SLA de atendimento. Isso fará muita diferença diante um eventual problema técnico. 

O segredo é encontrar o melhor parceiro

Em resumo, a implementação de um bom sistema ativo, implantado por um parceiro “neutral host” (ou seja, que não está afiliado a nenhuma operadora), otimiza a  infraestrutura do hotel, reduz o impacto visual das antenas e gera eficiência operacional uma vez que centraliza todo o processo de negociação, obras e manutenção em um só fornecedor, altamente especializado, ao invés de o hotel ter que acionar 4 ou 5 operadoras. 

Um bom sinal de celular se tornou algo tão essencial quanto água ou eletricidade e, como tais, precisa estar na lista de prioridades de qualquer hotel preocupado em oferecer a melhor experiência para os seus hóspedes. O modelo DAS se mostrou ser a melhor solução para o setor hoteleiro e encontrar o parceiro de infraestrutura de telecomunicações ideal se tornou o verdadeiro desafio.

Quer conhecer um parceiro que preza a excelência e que investe constante em tecnologia de ponta, prezando pela qualidade do atendimento? Então você precisa conhecer a QMC Telecom. Acesse nosso site  e conheça nossas soluções para ambientes internos.  

André Juncioni

André Juncioni

André se baseia na longa experiência que possui do mercado de real estate, para melhor endereçar as necessidades do mercado de telecom. Conhecido por grandes grupos detentores de infraestrutura no País quando o assunto é cobertura móvel em venues e implantação de sistemas DAS.

qmc_CTA_fim_Blog_Tablet_ebook
gostou do conteúdo? a gente espera que sim! :)

Aproveita então e dá uma olhada nesse E-book sobre Transformação Digital na gestão hoteleira: falamos sobre reputação online, sistemas de reserva, experiência do consumidor, e o futuro da revolução digital nos hotéis.

BAIXE AGORA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Assine nossa newsletter!

Faça o download o ebook: seu hotel etá preparado para a transformação digital?