Estudo de caso: experiência da QMC em hospitais

De acordo com um estudo da Global Health Intelligence, na América Latina há mais de 18 mil hospitais. Destes, 75% estão localizados na América do Sul, com mais de 6.700 apenas no Brasil. Mesmo com uma média de área de 10 mil m² por hospital, menos de 5% dos mesmos possuem uma infraestrutura de DAS. Um número muito pequeno quando colocamos como base o aumento do uso de dispositivos pelos profissionais da área nas premissas do hospital e também as suas projeções para o futuro. Uma pesquisa de 2018 da Zebra Research apresentou a porcentagem de uso de dispositivos móveis para auxílio da função nas diferentes áreas de um hospital em 2017 e apresentou projeções para o ano de 2022. 

O_atual_cenário_hospitalar_1

Enquanto em 2017 o uso foi nas mais diferentes áreas, a projeção aponta um uso por praticamente todos os profissionais em 2022. O seu principal uso seria para o acompanhamento de alertas e alarmes de monitoramento de pacientes, informações de rastreamento de saúde, notificações eletrônicas de prontuários médicos e a verificação de informações vindos de dispositivos biomédicos. 

Mobilidade e qualidade de atendimento ao paciente 

As mesmas pesquisas da Zebra Research e da Global Health Intelligence também apontam que o uso da tecnologia não é apenas de praticidade, mas também de melhora da qualidade de atendimento e a diminuição de erros:

  • 70% menos problemas de atendimento ao paciente relacionados a falhas na comunicação.
  • 68% menos erros na administração de medicamentos.
  • 68% menos erros médicos evitáveis. 
  • 64% menos erros na identificação de coleta de amostras. 

Uma melhor conectividade se tornou essencial para o futuro da área, tanto que espera-se um investimento na melhora da infraestrutura em 2022 na ordem de 437 bilhões de dólares, com uma taxa de crescimento anual de 5.4%.

QMC e a experiência com o Hospital Perinatal Barra

O Perinatal Barra é o único hospital privado do Rio de Janeiro que oferece exclusivamente serviços de maternidade. Por conta disso, precisava de uma solução de cobertura que garantisse que nenhuma interferência ocorresse nos pacientes, neste caso, na sua maioria mulheres grávidas e recém-nascidos. Diante disso, o Hospital  realizou uma parceria com a QMC para a instalação de um sistema DAS para múltiplas operadoras e fornecendo 100% de cobertura para todos. 

Desafios

Os hospitais possuem protocolos muito rígidos para garantir a saúde, segurança e tranquilidade de todos. Isso também precisa ser seguido na implementação em um projeto DAS:

  • Uso de EPIs específicos para evitar contaminações por parte dos profissionais. 
  • Rotinas de higiene rígidas. 
  • Acesso, horários limitados e níveis de ruído baixos demandas um planejamento meticuloso.
Deafios_de_conectividade

Primeiro passo: predições 

Um relatório com as predições de como o sinal de celular precisa ser distribuído na área do projeto é realizado na primeira etapa da implementação. Com o uso da ferramenta IBWave é possível criar um mapa preciso que leva em consideração os materiais da parede, teto, solo e como o sinal de celular se propaga. 

Com isso, é possível saber com precisão a quantidade e intensidade das antenas necessárias para cobrir a área. 

No caso do hospital Perinatal Barra, para atingir 100% de cobertura seriam necessárias 128 antenas. 

Predicoes_realizadas_pela_ibwave
Exemplo de predições realizadas pela IBWave.
 

Segundo passo: relatórios

Construir uma infraestrutura DAS em um hospital precisa seguir regulamentações de emissão de radiação eletromagnética. Por isso, é necessário medir a ação das antenas em todas as áreas do hospital. Juntamente com isso, também é essencial medir a interferência em todas as áreas sensíveis e também nos equipamentos.  

Conclusão do projeto Perinatal Barra: níveis de radiação dentro dos limites em todos os pontos medidos. Inclusive, verificamos que o sistema DAS ajudou a reduzir os níveis de interferência eletromagnética no hospital.

Terceiro passo: implementação

Após a aprovação do projeto:

  • Equipe certificada e com experiência específica em projetos em hospitais resolve as necessidades do cliente. 
  • Uma comunicação constante garante versatilidade de adaptação diante de mudanças de cenário. 
  • Parceiros confiáveis e de alta qualidade nos dão suporte com suas ferramentas, como é o caso da IBWave. 
  •  Fornecedores confiáveis para garantir um alto nível não apenas em todos os processos, mas também em todos os materiais utilizados: das antenas aos uniformes e EPIs da  equipe.

Quarto passo: manutenção pró-ativa 

O monitoramento do NOC (Network Operation Center) com processos de escalation e SLA garante que a infraestrutura sempre opere na sua melhor qualidade e capacidade possíveis. Também é fundamental ter um canal de fácil acesso para que o cliente possa  acionar para resolver qualquer problema.

Resultados

  • 100% da área do hospital com sinal de qualidade, garantindo excelente experiência do usuário
  • Níveis de radiação dentro das exigências para o público do hospital  (grávidas e recém-nascidos).
  • Implementação tranquila e silenciosa, seguindo as exigências e horários do hospital.
Solucao_qmc

A área da saúde caminha lado a lado com o futuro das telecomunicações, investir em uma cobertura DAS nos hospitais é investir no futuro. Já apresentamos em um post como será o futuro da medicina e o que a tecnologia irá abrir de oportunidades para todos. Ter um parceiro preparado e preocupado com o futuro é essencial para ter uma solução que não apenas entrega a conectividade necessária para atender ao hoje, mas que também resista ao tempo e esteja preparada para o amanhã. Ao confiar na QMC, é isso o que todos os clientes encontram: uma empresa extremamente comprometida com o cliente e com o futuro. 

Queremos saber a sua opinião

A QMC quer contribuir mais para o futuro da conectividade e compartilhar conhecimento para que mais pessoas façam parte e se conectem ao que é importante para eles. Por isso queremos saber: você gostaria de participar de futuros webinars promovidos por nós? Sobre quais assuntos? Comente, entre em contato conosco pelos nossos canais. Queremos estabelecer um diálogo contínuo com você. E lembre-se: para receber os nossos conteúdos direto no seu e-mail, assine a nossa newsletter. Até a próxima.  

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop