Quais são os tipos de DAS e para qual tipo de empreendimento cada um é indicado?

Problemas para receber o pagamento do cliente, pois a maquininha do cartão depende de sinal de internet – quem é que nunca passou por esse sufoco? Todo mundo quer ter sinal móvel de qualidade em qualquer lugar, seja em um shopping, hospital ou prédio comercial; isso é um fato, pois cerca de 80% do tráfego está em ambiente interno

A questão é como oferecer um sinal uniforme, com boa conexão. A resposta é simples: investir em um sistema de antenas distribuído – do inglês Distributed Antenna System (DAS).

A solução indoor funciona por meio de pequenas antenas distribuídas por todo o espaço que se conectam à rede das operadoras, e oferecem atendimento dedicado de telefonia móvel. O Sistema DAS é recomendado para vários tipos de empreendimentos, já que oferece cobertura uniforme de sinal aos usuários  simultaneamente.

Para cada necessidade, um Sistema DAS

Atualmente, oferecemos quatro tipos de Sistema DAS, elaborados especialmente para cada necessidade, levando em consideração a localização do empreendimento, densidade de conexões, quantidade de pessoas e possíveis reclamações dos usuários.

  • DAS Ativo – Utiliza módulos conversores, permitindo que o sinal seja distribuído por meio de cabos de fibra óptica sem perda, e amplificados em áreas remotas; ou seja, abrange uma distância maior. É uma infraestrutura facilmente adaptável para as novas tecnologias, como o 5G, recomendada para hospitais, já que a tecnologia de fibra não interfere nos equipamentos médicos;
  • DAS Passivo – A distribuição de sinal acontece por cabos coaxiais ao invés de fibra óptica, e não é adaptável para o 5G – isso faz com que o sinal da rede móvel tenha perdas pelo caminho e não chegue com toda a potência até o dispositivo do usuário. Apesar disso, o sistema é mais barato e acessível para ambientes críticos, como túneis;
  • C Solutions aplicado ao DAS – É uma solução centralizada aplicada a vários empreendimentos, que otimiza a infraestrutura da operadora, aprimorando o retorno sobre um investimento já feito;
  • Lite DAS – Solução customizada para a cobertura de apenas um ou mais pisos. 

Qual é o mais indicado para cada tipo de empreendimento?

Traduzindo os conceitos em exemplos palpáveis, o DAS Passivo, por ter perda de sinal e capacidade menor, é mais indicado para ambientes internos menores, como um mini shopping, ou até uma pequena pousada.

Já para ambientes maiores, como um prédio comercial de vários andares, um coworking ou um centro de compras de médio ou grande porte, o mais indicado é o DAS Ativo – afinal, o usuário que estiver no fundo do empreendimento vai ter a mesma experiência de sinal do que o cliente que está mais próximo do ponto central de instalação das antenas.

Mas, claro, tudo depende de variáveis, como citamos anteriormente – portanto, precisamos estudar o ambiente para planejar a melhor opção. Entre em contato conosco: podemos desenhar a solução ideal para o seu empreendimento, de acordo com a necessidade de seu negócio e de seus clientes.

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop