“Fazer as mesmas coisas sempre traz os mesmos resultados”.  Antigamente essa frase era completamente correta, mas não na realidade hoteleira. Nela, as mesmas ações, após um período, trarão resultados cada vez mais inferiores, pois se trata de um mercado em constante mudança. Então, vem a necessidade em investir em algo novo para permitir que o seu negócio continue avançando. 

Todo investimento é uma grande decisão e, se estamos falando em novas tecnologias, os riscos são ainda maiores, justamente por conta do fator movimento contínuo do mercado. Mas há algumas perguntas cujas respostas podem lhe ajudar na tomada de decisão.

Ela é focada na experiência do consumidor? 

Como já apontamos anteriormente, a experiência do consumidor é o atual foco de todo o mercado, sendo ainda mais acentuado no setor hoteleiro.

  • Essa tecnologia irá melhorar a qualidade de sua estadia? 
  • Ela é intuitiva? 
  • Está alinhada com os hábitos de consumo dos seus hóspedes?

Por mais que uma nova tecnologia seja interessante, de nada valerá se o hóspede não estiver no centro das suas decisões. Na dúvida, lembre-se do Google Glass.

Ela atende a uma necessidade existente do hóspede?

Ainda não há uma maneira 100% correta de evitar o risco na tomada de decisão de um investimento, mas essa é uma das maneiras de reduzir essa incerteza. Quem consegue atender a uma necessidade ainda não percebida pelo cliente certamente irá colher os lucros por muito tempo, mas há muito para se beneficiar na melhoria de demandas já existentes e ainda há muito espaço para melhoria no setor hoteleiro:

  • Sistema de reservas
  • Conectividade do hóspede
  • Serviço de quarto
  • Personalização de serviços
  • Serviço de concierge
  • Facilidade na obtenção de respostas para dúvidas
  • Check-in e check-out
  • Segurança da informação
  • CRM

Acima são alguns exemplos de pontos que ainda possuem espaço para melhorias dentro da experiência de um hóspede. Caso tragam um grande benefício e por longo prazo, muitas vezes justifica-se um grande investimento. 

Busque exemplos de sucesso de inovadores que obtiveram sucesso ou entenda os problemas pelos quais passaram. Com um um pouco de pesquisa poderá encontrar casos de empresas que já estão colhendo frutos do seu uso. 

Acredite no seu instinto e assuma alguns riscos 

Adotar uma nova tecnologia é abrir espaço para aprendizado, o que envolve erros. Respondendo as questões acima você pode minimizar esta questão e evitar escolher investir em algo que não trará benefícios claramente perceptíveis por parte do seu hóspede. Fazer a lição de casa continua sendo a melhor medida para fazer a melhor escolha para o seu negócio.  

Há algo além do consumidor quando o assunto é investimento em tecnologia

Por mais que a experiência do cliente seja o foco do atual mercado, a transformação digital também oferece resultados muito importantes para a parte “negócio” dos hotéis.
A tecnologia entra como uma grande aliada na redução de custos e na otimização de processos, o que reflete diretamente na ponta do cliente. Não há melhoria para o cliente se não houver melhoria para o negócio. Por isso, também há passos a serem seguidos para minimizar o risco para o seu negócio:  

Escolha a tecnologia correta

O objetivo aqui não escolher simplesmente a melhor tecnologia. É preciso escolher a melhor para a necessidade do seu negócio. Ela não pode demandar grande mudanças nos seus processos, mas precisará se adaptar aos atuais, aprimorando-os. A tecnologia correta também precisa ser simples e intuitiva. Coloque-se na posição do usuário e faça as perguntas corretas. Escolher o melhor parceiro para implementá-la também faz toda a diferença, pois estará em contato constante durante a sua implementação. 

Envolva o seu time

Por mais que os benefícios estratégicos da adoção da nova tecnologia sejam óbvios para a gerência, não necessariamente será percebida da mesma maneira pelos usuários finais, podendo gerar até resistência. 

É fundamental fazer com que os colaboradores entendam o porquê da empresa está mudando os seus métodos. Os líderes precisam comunicar os seus objetivos e explicar como a nova tecnologia ajudará nisso. 

Outro ponto fundamental é que os colaboradores percebam os benefícios não apenas para a empresa, mas também para eles. Qual será o impacto positivo na qualidade do seu trabalho? Como será uma melhoria do que ele já utiliza?

Estabeleça um passo-a-passo e siga um de cada vez

Não é difícil encontrar empresas que tentam adotar diferentes novas tecnologias ao mesmo tempo, causando um grande estresse e comprometendo a efetividade do processo.  

De acordo com a Forbes é fundamental que isso aconteça um passo por vez, de forma gradual. Dividir a adoção em diversos estágios permite que todos progridam em seu próprio ritmo e possam integrar a mudança nas suas rotinas. 

Identifique e envolva “campeões da mudança”

Nem todos os colaboradores apresentarão o mesmo entusiasmo perante determinadas mudanças. Enquanto uns serão resistentes, outros se empolgarão e serão defensores da novidade. Identificar e envolver esses “campeões da mudança” faz com que ganhe aliados no processo. Além disso, podem ser fonte valiosa de feedbacks para melhorias ainda durante a implementação, identificando pontos positivos e de dificuldade ou desgaste. 

Identifique o progresso e comemore sempre

Ao adotar um passo-a-passo claro, no qual o sucesso de cada etapa fique evidente para todos, fica muito mais fácil o encorajamento e o reforço positivo constante por parte dos gerentes e dos executivos junto ao time. 

A celebração motivará a equipe e eles estarão cada vez mais alinhados com a mudança, que será cercada de positivismo. 

Essas são algumas dicas que lhe ajudam a entender qual é o momento certo de investir em uma nova tecnologia no seu hotel em dois ambientes: do hóspede e do negócio. Busque informação constantemente para se manter sempre alinhado com as novidades do mercado. 

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Gabriela Nunes

Gabriela Nunes

Gabriela é profissional da área de desenvolvimento de negócios e relacionamento com clientes. Com mais de 10 anos de experiência na área comercial, trabalhou em grandes multinacionais, e, nos últimos 5 anos tem se dedicado ao mercado de telecom buscando encontrar melhores soluções que atendam seus clientes de real estate.

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