“Temos sangue laranja, acreditamos no que fazemos, e fazemos com paixão”

Paixão é o que move a QMC e todos os seus colaboradores. E não seria diferente com o Country Manager do Brasil, Murilo Almeida, que está na QMC desde 2019 e, como ele mesmo afirma, se sente em casa desde o primeiro dia em que pisou na empresa.

Murilo possui mais de 10 anos de experiência na área de telecomunicações. O executivo já liderou projetos de alta relevância estratégica em 3 das 4 maiores operadoras do país, desenvolvendo projetos de planejamento comercial, avaliação de licenças, planejamento estratégico, M&A, otimização de CAPEX e Turnaround, e hoje comanda a QMC Brasil.

Confira a seguir a entrevista que ele concedeu ao nosso site!

“temos sangue laranja, acreditamos no que fazemos, e fazemos com paixão”
Murilo Almeida

Conte sobre sua jornada profissional. Como chegou à QMC?

Sou graduado em engenharia pela Unicamp, e em praticamente toda a minha carreira trabalhei com telecomunicações.

Comecei em uma consultoria focada em projetos para operadoras de telecom. Fui gerente de Planejamento Estratégico da Telefônica. Morei por dois anos nos Estados Unidos para fazer um MBA. Quando voltei para o Brasil, trabalhei por 6 anos no BCG, uma empresa de consultoria estratégica, onde cheguei a ser o diretor responsável pela prática de Telecomunicações no Brasil. Lá, participei de projetos bastante diversificados e de alta relevância estratégica, tanto em telecomunicações como em outras indústrias.

Apesar de ter trabalhado muito tempo ao lado das operadoras, o mercado de infraestrutura de telecom sempre me intrigou. Ao conhecer a QMC em 2019, gostei muito da empresa, da cultura e do plano de negócios. Foi então que recebi o convite para liderar a área comercial no Brasil. E assim começou a minha história na QMC.

Como você avalia a posição da QMC Brasil em comparação com os concorrentes?

O setor de telecomunicações ganhou muita importância no último ano. Com a pandemia, as pessoas e empresas perceberam que telecom é um serviço essencial. Afinal, não ter internet e meio de comunicação à distância é um grande problema.

O Brasil infelizmente possui gaps de infraestrutura de telecomunicações. Considerando o crescimento exponencial da demanda – atualmente cerca de 40% ao ano, e com tendência de crescer ainda mais com a chegada do 5G, e considerando que a capacidade de investimento das operadoras não é infinita, é simplesmente impossível cobrir todo o crescimento da demanda sozinha – é aí que entram as Neutral Hosts, empresas de compartilhamento de infraestrutura, como a QMC. Compartilhar infraestrutura é fundamental para garantir uma sociedade conectada, e nesse contexto a QMC está muito bem posicionada.

Nossos clientes nos conhecem como uma empresa que supera as dificuldades e traz soluções criativas para os problemas mais complexos. Temos equipes focadas nas necessidades dos nossos clientes e processos muito bem desenhados, garantindo robustez em nossa execução. Tudo conforme nossos valores – somos Client Obsessed e fazemos tudo Build to Last. Isso é o que nos diferencia no mercado.

Quais são as expectativas e metas para os próximos meses?

O período é de incerteza por conta da pandemia, portanto é normal que as empresas segurem seus investimentos agora. Mas os próximos anos tendem a ser de expansão da rede de 5G, e as expectativas são muito boas para retomada de investimentos em um setor que ganhou ainda mais relevância.

Nosso papel neste ano é continuar fazendo com que oportunidades continuem surgindo para as operadoras. Nossa equipe está muito bem preparada para entender o momento, criar as oportunidades que se adequem às necessidades do cliente, e que agreguem valor de forma criativa. Minha expectativa é que 2021 seja um ano bom, que possamos continuar contribuindo com o sucesso de nossos clientes, e em ritmo de crescimento forte. Temos todos os fundamentos para fazer um ótimo ano.

Qual é o maior desafio atualmente?

É um ano desafiador para o mercado. Estamos às vésperas do leilão do 5G, o mercado de telecomunicações está passando por um período de transformação, absorvendo a compra da Oi móvel por Vivo, TIM e Claro, e o país ainda vive um período de muitas incertezas na economia por conta da pandemia.

Olhando para a QMC, fico tranquilo, pois a empresa está pronta para enfrentar estes desafios. Estamos capitalizados, nossas equipes estão preparadas e sempre nos adaptamos a situações diferentes do mercado. O time está motivado para transformar um ano desafiador e cheio de incertezas em algo muito bom.

Qual o impacto do 5G para a QMC e para o Brasil?

Temos algumas incertezas ainda, principalmente na questão de custos, aplicação, leilão e modelo de negócios. São muitos pontos de interrogação.

A partir do momento que o modelo de negócio estiver mais claro para todos, o roll-out da rede deve acontecer. Isso irá exigir densificação intensa da infraestrutura de telecomunicação, e a QMC está muito bem preparada para este momento. Temos produtos desenhados especificamente para atender as demandas de densificação de rede que virão com o 5G.

Quais são os diferenciais da QMC? O que é o QMC Way?

O time QMC têm paixão pelo que faz, e isso foi uma das coisas que mais me atraiu na empresa. Os valores são passados e exigidos desde o recrutamento, e fazem parte do dia a dia de todos, de modo natural. Temos sangue laranja, acreditamos no que fazemos, e fazemos com paixão. O QMC Way é viver os valores da empresa nas atitudes do nosso dia a dia. Superar as dificuldades com Enterpreneurship. Act with integrity com nossos clientes, colegas, fornecedores e parceiros. Tomar decisões visando o longo prazo – Build to Last. A cultura da empresa está tão enraizada em seus colaboradores, que acredito que seja um diferencial competitivo relevante, difícil de replicar.

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop