Wi-fi 6 e 5G: qual é a diferença e qual o mais indicado para cada ambiente?

A tecnologia avança muito rápido e precisamos estar preparados para o futuro. A próxima geração de conexão conta com as opções 5G e com o wi-fi 6 – mas afinal, o que isso significa? Qual é melhor? Os dois são similares em alguns pontos, e muito diferentes em outros, portanto depende da necessidade do ambiente e do cliente final.

Com os dois tipos de conexão, teremos um salto muito grande de desempenho e conectividade, permitindo novas experiências para o usuário, intensificação da indústria 4.0 e da internet das coisas (IoT), além do uso de realidade virtual.

Já comentamos em blogs anteriores que o 5G promete revolucionar as conexões com carros autônomos, cirurgias robóticas e troca de informações digitais em tempo recorde na América Latina e no resto do mundo. Vamos agora entender o funcionamento do wi-fi 6, suas semelhanças e diferenças – confira a seguir.

O que é wi-fi 6?

Como o próprio nome sugere, é a sexta e mais nova geração de wi-fi, e conta com melhorias em relação à capacidade, eficiência, desempenho, cobertura e qualidade.

Na sexta versão, o usuário tem uma experiência muito melhor, já que a tecnologia suporta um número maior de dispositivos conectados simultaneamente sem perder estabilidade nas conexões.

Por outro lado, o wi-fi 6 tem limitações para atender todos os requisitos da Indústria 4.0 e pode ter níveis mais altos de interferência entre as redes; ou seja, seu uso vai depender muito da atividade e necessidade de cada usuário ou ambiente. Para os casos que demandam conectividade contínua com baixa latência e mobilidade, como os carros autônomos, a melhor solução continua sendo o 5G.

Diferenças entre wi-fi 6 e 5G

As diferenças entre o wi-fi 6 e 5G estão basicamente no espectro de frequência, mobilidade, latência, capacidade, segurança, confiabilidade e nas demandas de aplicação.

 Wi-fi 65G
Quantidade de conexões4x mais conexões do que a versão anterior (Wi-Fi 5 ou 802.11ac) com centenas de dispositivos. Entretanto conecta até 8 usuários simultâneos com a máxima taxa de transmissão1 milhão de dispositivos por Km2
Necessidade e indicaçãoPara quem procura por uma solução mais barata e simples de implementarMaior densidade de dispositivos e necessidade de todas as ferramentas de conexão
SegurançaÉ voltada para o acesso às redes de TI. A adoção obrigatória do WPA3 proporciona mais segurança do que as versões anterioresAutenticação baseada nos SIM cards e eSIMs. Com o 5G, houve a inclusão de uma nova estrutura de autenticação baseada no EAP (Extensible Authentication Protocol)
Local de uso
(Casos Indoor)
Ambientes corporativos de pequeno e médio porte, ou áreas residenciaisShopping centers, hospitais, centros de convenção, fábricas, aeroportos, metrôs, estádios, universidades e grandes ambientes corporativos

Confira mais detalhes sobre o comparativo entre a internet móvel e a rede wi-fi no blog que publicamos recentemente.

Uma tecnologia anula a outra?

Apesar de cada um ter seu público-alvo, o 5G e o wi-fi 6 são tecnologias complementares e devem coexistir – afinal, o 4G e o 3G também estiveram em funcionamento simultaneamente com as outras versões do wi-fi.

Com a chegada do 5G as operadoras terão mais serviços para oferecer, e devem ficar de olho para agregar a maior largura de banda larga possível.

Fique por dentro de todas as atualizações e novidades do universo de telecomunicações. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas – entre em contato conosco!

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop