Para responder à pergunta do título é preciso compreender como o uso da internet evoluiu ao longo dos últimos anos. Para começar, uma coisa é fato: estar online se tornou praticamente uma necessidade básica das pessoas. O que antes era algo para poucos, cada vez mais se torna algo para muitos. Hoje, no Brasil, 70% da população usa a internet, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas. 

Com smartphones cada vez mais potentes, práticos e baratos, os pequenos aparelhos tomam o espaço que antes era do computador, se tornando o dispositivo dominante quando o assunto é preferência de acesso, atingindo 78% dos usuários. Adicione a essas informações a de que nós brasileiros somos vice-campeões em tempo conectados na internet, com mais de nove horas e vinte minutos diários. 

Diante desses fatos, uma coisa é clara: é impossível não oferecer internet para os seus hóspedes. Mas, simplesmente oferecer não é o suficiente, é preciso ofertar qualidade, pois isso pode se tornar um diferencial competitivo para o seu negócio. Um cliente satisfeito e conectado é um propagador do seu negócio em tempo real e, com certeza, você não quer perder a oportunidade de ter pessoas trabalhando para promover o seu hotel. E, vale lembrar, que a qualidade da internet é um dos itens de avaliação de sites e blogs especializados em turismo. 

Qual é a qualidade do seu Wi-fi? 

Você sabia que o Wi-Fi se tornou parte essencial da experiência total do seu público?
Por isso, é fundamental saber: qual é a qualidade do Wi-Fi que você oferece? Muitas pessoas podem ficar presas somente à velocidade ofertada, mas a resposta está ligada diretamente a um ponto central: qual é a expectativa do seu cliente? Pois ela existe e precisa ser atendida! Afinal, é diante da resposta a essa pergunta que a sua estrutura irá se desenvolver. Podemos dividir a expectativa em três pilares fundamentais:

Conectividade

O quão fácil é para o seu hóspede se conectar à sua rede? Quantos passos são necessários para chegar ao mundo online? 

Quanto mais complicado for este processo, maior será a experiência negativa. Então, oferecer um acesso simples e direto é fundamental. Tente algo relacionado ao seu nome e número de quarto, algo que ele não precise de muito esforço para decorar, mas que, ao mesmo tempo, seja relacionado somente a ele.
Outro ponto relacionado à conectividade é a quantidade de aparelhos cuja conexão é possível com apenas um login. Notebook, smartphone, tablet… nos tornamos uma sociedade multi-aparelhos. Não podemos deixar essa informação de lado. 

Velocidade

Uma conexão lenta pode causar grandes níveis de estresse, maiores do que dirigir em um trânsito carregado, é o que indica um estudo desenvolvido pela Ericsson. E, temos certeza, que o seu hotel não quer ser a fonte desse estresse. A velocidade disponível precisa atender aos hábitos e níveis de consumo atuais e, o que atualmente mais consome da banda é o streaming de vídeo. Essa experiência precisa ser ininterrupta para qualquer pessoa, mesmo diante de um grande volume de conexões simultâneas. 

Cobertura 

Um item referente à qualidade do Wi-Fi que muitas vezes não recebe a devida atenção é a cobertura. O sinal não precisa ser bom apenas no quarto, todos os cantos do seu hotel precisam ter o mesmo nível de qualidade sempre. O ideal é trabalhar com uma boa infraestrutura de roteadores entendendo a área total de cobertura e de sombra (áreas que o sinal não chega por problemas de barreiras físicas). 

Além disso, existem certas facilidades que uma boa rede de cobertura celular oferece que vão além daquelas oferecidas pelo wi-fi: coloque-se no lugar do usuário. Toda vez que você entra e sai do seu quarto, você precisa re-inserir a senha da rede. Quando você fica muito tempo sem utilizar o wifi, o mesmo se desconecta, e novamente você precisa inserir seu usuário e senha. Não é muito user friendly, concorda?

Oferecer um Wi-Fi de qualidade exige investimentos e atenção, mas o peso da conectividade do seu hóspede não precisa se concentrar apenas nele. Há algo que você pode oferecer e que irá contribuir para uma experiência conectada completa e positiva.  

Cobertura de celular: oferecer é mais simples do que parece

Muitos hotéis acreditam que o sinal da cobertura de celular não é de sua responsabilidade, mas, por conta da mudanças dos hábitos das pessoas, aliado à busca da melhor experiência, a percepção dos clientes mudou. Muitos hotéis nas suas avaliações perdem muitos pontos por conta de uma má cobertura de celular.   

Hoje, a conexão 4G já atingiu qualidade, velocidade e, principalmente, preços bons, não limitando o seu uso por parte do usuário, como acontecia até há um certo tempo. Adicione a isso a questão da segurança digital e oferecer uma boa cobertura torna-se uma escolha essencial, assim como o wi-fi. 

Você pode estar se perguntando: quanto custa oferecer uma boa cobertura de celular para os meus hóspedes? É algo que eu consigo fazer? A resposta é bem simples: não irá gerar custo para o seu hotel, e um parceiro já possui todo o conhecimento para que isso seja feito de uma maneira tranquila e profissional.

O nome desse modelo é DAS (Sistema de Antenas Distribuídas) e temos um conteúdo focado na sua explicação para você. No DAS, o hotel estabelece um contrato de exclusividade com a parceira, que constrói a estrutura, negocia com as operadoras, oferece suporte, além de um valor mensal pelo vínculo estabelecido. 

Então, qual é o mais importante para o seu hotel oferecer?

Garantir a melhor experiência para o seu hóspede é a máxima para o setor hoteleiro e, uma boa internet faz parte dessa experiência. Logo, é fundamental que você esteja preparado para atender a todas as expectativas do seu público. Ofereça o melhor dos dois mundos. Garanta que o seu hóspede tenha a oportunidade de ficar sempre conectado, seja por meio da sua própria rede ou seja por meio de uma excelente cobertura de sinal de telefonia móvel. Isso já está ao seu alcance e, no caso da cobertura de celular, existem empresas especializadas que podem contribuir para a melhor implementação, se tornando parceiros importantes.

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André Juncioni

André Juncioni

André se baseia na longa experiência que possui do mercado de real estate, para melhor endereçar as necessidades do mercado de telecom. Conhecido por grandes grupos detentores de infraestrutura no País quando o assunto é cobertura móvel em venues e implantação de sistemas DAS.

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