Hospitais do Coração e Santa Luzia: primeiros casos hospitalares de C-DAS da QMC

Em menos de seis meses, a QMC promoveu mais conectividade para os prédios, somando 45 mil m² de área coberta

Separados por uma passarela, o Hospital do Coração do Brasil (HCBr) e o Hospital Santa Luzia (HSL), localizados no Setor Hospitalar Sul, em Brasília, Capital Federal, enfrentavam má qualidade de sinal de celular para que a equipe médica e pacientes pudessem se comunicar, tanto internamente, quanto externamente. Os Hospitais do Coração e Santa Luzia – considerados referências em qualidade, atendimento e excelência em procedimentos na região centro-oeste – fazem parte da Rede D’Or São Luiz, a maior rede de hospitais privados do Brasil.

A REDE D’OR SÃO LUIZ EM NÚMEROS

  • 36 hospitais e 1 sob gestão (Israelita)
  • 5,5 mil leitos operacionais
  • 40,8 mil colaboradores
  • 87 mil médicos credenciados
  • 3,47 milhões de atendimentos de emergência por ano
  • 373 mil internações por ano
  • 238 mil cirurgias por ano
  • 26,9 mil partos por ano

Hospitais do Coração e Santa Luzia são referências em doenças cardiovasculares e casos de alta complexidade

Fundado em 2007, o HCBr tem uma estrutura de atendimento especializada em patologias cardíacas e vasculares. Ele conta também com centro cirúrgico, unidade de tratamento intensivo cardiológico, emergência cardiovascular 24 horas, ambulatório médico e os mais diversos exames que complementam a assistência de ponta oferecida. O hospital é certificado em excelência pela International Society for Quality in Health Care (ISQua). A passarela que interliga o Hospitais do Coração e Santa Luzia permite um maior apoio a outras especialidades e torna a prestação de serviços ainda mais completa.

Ao longo dos anos, o HSL vem se consolidando como um dos hospitais de grande referência médico-hospitalar em todo o Brasil.  Fundado no início da década de 1970, o prédio tinha como especialidades a otorrinolaringologia, oftalmologia e uma área voltada para a maternidade. Hoje, o escopo aumentou para outros segmentos, como mastologia, pediatria, proctologia, urologia, entre outras.

O HSL está dividido em: subsolo (onde fica o centro de diagnóstico por imagem), térreo (com as alas de emergência, laboratório, internação e UTI Térreo), 1º pavimento (com unidades de internação clínica médica), 2° pavimento (com a unidade de internação clínica e cirúrgica e a UTI cirúrgica), 3° pavimento (com os setores de CTI, unidades de internação clínica de especialidades) e o 4° pavimento (bloco cirúrgico).

QMC: parceria ideal para melhorar a conectividade

Por não ter uma rede de conectividade indoor, os Hospitais do Coração e Santa Luzia precisavam de uma solução de cobertura de celular que não interferisse nos equipamentos médicos. Por isso, a solução da QMC Telecom foi oferecer um Distributed Antenna System (DAS) multioperador ativo, que conectou os dois hospitais e ofereceu 100% de cobertura celular em menos seis meses.

O sistema implementado para os empreendimentos, nomeado C Solutions aplicado ao DAS, é uma solução centralizada aplicada para otimizar a infraestrutura da operadora; ou seja, é uma extensão da rede de conexão que não compromete o DAS.

Funciona da seguinte forma: em um único ponto de concentração, é possível ampliar a cobertura da rede da operadora, sem a necessidade de investimentos adicionais, na maioria dos casos.

No caso da cobertura dos Hospitais do Coração e Santa Luzia, uma única sala de equipamentos da QMC, que fica na área externa do HSL, é responsável por oferecer conectividade para os dois prédios. Toda a execução da estrutura com fibra ótica foi realizada pela QMC para suportar o tráfego de dados para o Hospital do Coração. As pequenas antenas foram colocadas em áreas como térreo, subsolo, refeitórios, UTIs, áreas técnicas, entre outros locais com maior tráfego de pessoas.

  • 45 mil m² de área coberta
  • Total de antenas: 228 (75 no HSL e 73 no HCBr)
  • Unidades Remotas: 16 (10 no HSL e 06 no HCbr)
  • Setores: 6 (3 em cada hospital)
  • Mimo 2×2
  • 11 mil cirurgias anuais
  • 150 mil atendimentos de emergência anuais
  • 21 mil hospitalizações por ano

Desafios no projeto dos Hospitais do Coração e Santa Luzia

A solução da QMC foi instalada em todos os pontos dos hospitais, isso permitiu que a conexão celular de qualidade chegasse em todos os andares dos empreendimentos, respeitando as áreas mais sensíveis, com baixos índices de radiação. O sinal que chega aos Hospitais do Coração e Santa Luzia não é prejudicial à saúde e não provoca nenhuma patologia. Lembrando que as frequências do sinal são diferentes das que são emitidas por aparelhos hospitalares, como na ressonância magnética.

Desde o projeto até a implementação, a equipe da QMC é responsável pelo mapeamento das áreas e a organização da instalação das antenas para que não cause nenhum tipo de impacto para os hospitais.

Preparados para o futuro

Com os avanços tecnológicos, principalmente com a chegada do 5G, os hospitais precisam cada vez mais se preocupar em fornecer uma boa experiência aos seus pacientes. Isso significa maior agilidade no atendimento, diagnóstico de pacientes, e até mesmo com a possibilidade da realização de cirurgias remotas.

Monitoramento

O gerenciamento do C-DAS é interligado ao NOC (Network Operation Center) da QMC, o que permite a visibilidade do sistema como um todo, além do monitoramento acompanhado de toda a operação do atendimento. O NOC garante que a infraestrutura opere sempre na melhor qualidade e capacidade possíveis, por meio de relatórios e dashboards, durante 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O que diz o cliente sobre os Hospitais do Coração e Santa Luzia

“Inicialmente, tínhamos uma grande preocupação com a implantação devido à necessidade de intervenções em todas as áreas dos Hospitais do Coração e Santa Luzia, mas fomos surpreendidos positivamente com o baixíssimo nível de transtornos. O ambiente hospitalar é um dos piores para realizar obras. Toda a equipe da QMC é bastante capacitada e mostrou-se muito comprometida em não interferir ou causar transtornos fora dos padrões permitidos pela Rede D’Or. Tanto médicos quanto os pacientes notaram a melhora na conectividade nos prédios. Recomendaríamos a QMC para um parceiro, visto que todo o processo foi bastante satisfatório e sem intercorrências na instalação”, finaliza Adriano de Freitas Rosado, Gerente de Obras – Regional DF/BA da Rede D’Or São Luiz.

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop