Solução da QMC Telecom aumenta em até trinta vezes velocidade de conexão com a internet na São Paulo Expo

Centro de convenções conta com infraestrutura indoor de ponta para adaptar a experiência dos eventos às demandas da nova era digital 

São Paulo, abril de 2019 - A tecnologia revolucionou a forma como as pessoas se comunicam e desafiam constantemente as empresas a buscarem soluções cada vez mais eficientes para otimizar o tráfego de informações. Em um centro de exposições, por onde passam milhares de pessoas todos os dias, garantir conectividade rápida e sem interrupções é fundamental para promover uma boa experiência aos visitantes. Para atender essa demanda, a QMC Telecom, empresa líder de infraestrutura wireless de telecomunicação na América Latina, implantou uma solução indoor que aumentou em trinta vezes a velocidade de dados dentro do São Paulo Expo, que conta com uma área de 100 mil m² na capital paulista.

Durante a última FutureCom, evento sobre tecnologias de comunicação e hiper-conectividade e o primeiro a estrear a nova solução da QMC, a velocidade de dados oscilou entre 120 Mbps e 300 Mbps - antes, a média era de 10 Mbps para todo o pavilhão. Para tornar isso possível, a QMC utilizou a tecnologia de ponta MIMO 4x4, uma modalidade de rede indoor (DAS) que amplia a cobertura de sinal em ambientes fechados sob o regime build to suit (construído e customizado especialmente para esta demanda). A solução comporta 4.5G e foi desenvolvida para transmissão de sinal das principais operadoras do país: Claro, Oi, Tim, Vivo e Nextel.

O sistema viabilizado para o São Paulo Expo consiste em estabelecer diversos canais de comunicação entre as antenas e os aparelhos celulares, de forma que a velocidade no tráfego de informações entre o celular e a rede atinja níveis de excelência reconhecidos mundialmente. Com uma velocidade deste alcance, é possível, por exemplo, fazer live nas redes sociais, sem interrupções, e streaming de vídeos sem travar, além de upload de grande quantidade de fotos e vídeos e o download de materiais diversos. Tais ações são fundamentais na cobertura de qualquer evento nos dias de hoje, que contam com a participação de jornalistas e influenciadores digitais para ampliar o alcance das exposições e levar a experiência dos visitantes para fora do pavilhão.

“Como principal destino de eventos do país, temos a constante preocupação de contar com o apoio de fornecedores de alto nível, e a QMC está totalmente alinhada com essa diretriz. Oferecendo serviços de alta qualidade – fundamentais em nosso negócio -, a empresa tem nossa total confiança para atuar dentro do São Paulo Expo”, destaca Daniel Galante, diretor geral do São Paulo Expo.

Ao desenvolver uma infraestrutura dedicada, a QMC teve de levar em consideração as necessidades dos mais variados públicos que passam todos os dias pelo centro de convenções, assim como o tamanho, a arquitetura do empreendimento e a cobertura atual de cada operadora, investindo para melhorar a experiência dos usuários.

Além do sistema, inteiramente custeado e mantido pela QMC, todo o relacionamento com as operadoras de telefonia passou a ser centralizado pela empresa, simplificando em muito o dia a dia da operação do São Paulo Expo. “Foi preciso equilibrar o retorno do investimento e o custo posterior para manter tal sistema, com a ambição de proporcionar aos usuários das operadoras a melhor experiência possível ao usarem seus smartphones”, destaca André Machado, presidente da QMC no Brasil.

Sobre a QMC Telecom International

Fundada em 2008, a QMC Telecom International é empresa líder de infraestrutura wireless de telecomunicações e desenvolve, possui e opera soluções wireless para melhorar a conectividade na América Latina. Suas soluções incluem torres build to suit, rooftops, DAS (Distributed Antenna System) e small cells. A QMC conta com mais de 2.000 ativos wireless construídos ou em desenvolvimento. Atua na Colômbia, em Porto Rico, no México e no Brasil, principal sede de operações da companhia.

Sobre o São Paulo Expo

O espaço trata-se um complexo arquitetônico multifuncional de 100 mil m², capaz de sediar feiras de negócios e de público, congressos e eventos corporativos nacionais e internacionais, além de eventos culturais, sociais, esportivos e de entretenimento. Recebeu um investimento de R$ 420 milhões da francesa GLevents para ampliação e modernização, em um processo que foi concluído em abril de 2016. Seu arrojado e imponente projeto arquitetônico teve assinatura do francês Jean-Michel Wilmotte. Localizado a apenas dez minutos do aeroporto de Congonhas e próximo à estação Jabaquara do metrô e do rodoanel Mário Covas, o São Paulo Expo tem acesso rápido aos principais hotéis da região, que somam mais de 7.500 apartamentos.

Solicite agora mesmo o contato de um de nossos representantes