Pátio Victor Malzoni: QMC fornece cobertura celular para o coração financeiro de São Paulo

Pátio Victor Malzoni

O edifício ganhou mais conectividade e é um dos maiores casos de sucesso da QMC Brasil

Se você vem à capital paulista, São Paulo, para um compromisso de negócios, difícil não passar pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, conhecida como local que reúne um conglomerado de empresas multinacionais, principalmente do setor tecnológico e financeiro. Entre eles, um empreendimento se destaca: o Pátio Victor Malzoni – maior edifício corporativo da avenida, que atualmente abriga grandes empresas globais.

O edifício foi inaugurado em 2011, e conta com uma área de 167.693 m², com duas torres independentes, 20 pavimentos, 6 subsolos e lajes corporativas de até 5 mil m². O espaço recebe cerca de 132 mil pessoas por mês, e enfrentava problemas de conectividade em todo o local, como ligações interrompidas e velocidade lenta de internet.

Imagine estar em um elevador, chegando para uma reunião, e não ter sinal para fazer uma pesquisa rápida sobre algum tema? Ou mesmo não conseguir se conectar para uma call importante para um fechamento de um contrato? Tempo é dinheiro – e pensar em perder dinheiro na capital econômica do país é motivo de preocupação para visitantes e locatários do empreendimento.

Para resolver este problema, o Pátio Victor Malzoni precisava de uma solução de infraestrutura de telecomunicação indoor que suportasse o alto tráfego de dados. Por isso, o empreendimento fechou uma parceria com a QMC Telecom, que instalou um Sistema de Antenas Distribuídas (DAS) multioperador ativo, que cobriu 100% do edifício, incluindo áreas de escritórios comuns e privadas, além da área da garagem.

As obras foram realizadas em menos de dois meses e o trabalho é um dos maiores já desenvolvidos pela QMC Brasil, gerando os seguintes dados:

  • 20.500 m² de área coberta
  • 667 antenas distribuídas
  • 27 unidades remotas
  • 2 torres
  • 19 andares
  • 4×4 Mimo

Do projeto à solução: relacionamento personalizado com o cliente

Considerado um edifício verde, com projetos de eficiência energética, elétrica e hídrica, o empreendimento tem certificação LEED Core e Shell Prata, ou seja, obedece normas e práticas sustentáveis. Além disso, também foi criado sob o conceito Triple A (AAA), o que há de melhor e mais moderno no setor corporativo, exigindo nível máximo de qualidade quando se fala em sistemas prediais. Todos esses critérios foram cuidadosamente analisados pela QMC no momento de desenhar um projeto que atendesse todos os requisitos técnicos e arquitetônicos do local.

O sistema QMC no Pátio Victor Malzoni é um DAS Ativo, ou seja, um conjunto de elementos que distribuem a fonte de sinal das operadoras de celular por meio de unidades remotas conectadas por fibra óptica. Isso permite que o sinal fique mais próximo do usuário final, com a quantidade exata de potência através de uma infraestrutura horizontal de mais de 600 antenas, em diferentes áreas do empreendimento.

As equipes de projeto e engenharia da QMC também se preocuparam em mostrar os benefícios de se instalar a solução para locatários do Pátio Victor Malzoni – como ter mais conectividade no espaço, priorizando a área de cobertura, o design do local e a necessidade de cada condômino -, com o uso de antenas de baixo impacto visual, mas com alta capacidade. Todo o contato com condôminos e etapas do processo de instalação do DAS também foram acompanhados de perto pelo Pátio Malzoni, através de uma empresa que gerenciava serviços de telecomunicações no empreendimento.

Relevância do Pátio Victor Malzoni para QMC

O Pátio Victor Malzoni é um dos maiores trabalhos executados pela QMC Brasil, visto que foi o primeiro prédio comercial a ter um uma solução de telecomunicação indoor em uma área tão importante para a capital paulista. Um aprendizado importante para as áreas de implementação e engenharia que conseguiram compreender a dinâmica e as especificidades de um empreendimento tão complexo e que gerou o resultado com o aumento de mais de 95% em conectividade no prédio.

Extensão do DAS

O trabalho desenvolvido também abriu portas para a ampliação da infraestrutura para outros dois empreendimentos próximos ao Pátio Victor Malzoni: o JK 1455 e o Faria Lima Square. Isso só foi possível porque a QMC utilizou um sistema de C Solutions aplicado ao DAS – uma solução centralizada aplicada para otimizar a infraestrutura da operadora, ou seja, é uma extensão de rede de conexão que não compromete o DAS.

Monitoramento

Para garantir que a infraestrutura opere sempre na melhor qualidade e capacidade possíveis, por meio de relatórios e dashboards durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, a QMC utiliza o NOC (Network Operation Center). Qualquer problema que for identificado, a equipe QMC é acionada para resolver a falha rapidamente.

O que diz o cliente?

“Como qualquer projeto, as dificuldades aparecem e são resolvidas. O sinal de rede móvel funciona muito bem em qualquer parte do prédio, inclusive nos subsolos e até mesmo nos elevadores, lugares que até então não tinham rede. O atendimento da QMC foi muito bom e, no geral, a implementação transcorreu muito bem. Recomendaria a QMC Telecom para outros parceiros, sim. Estou satisfeito”, disse Fábio Sapiencia, Gerente Técnico do Edifício Pátio Victor Malzoni.

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop