O primeiro teste de 5G indoor da QMC Telecom foi no Bossa Nova Mall

A tecnologia foi fundamental para transformar diversas áreas de negócios no empreendimento


Quando se iniciou a implementação do 5G no Brasil, um dos principais desafios era promover a rede para ambientes fechados com alto tráfego de pessoas, como hospitais, universidades, aeroportos e shoppings – visto que 80% das trocas de dados de celular ocorrem em ambientes internos, de acordo com dados da Cisco.

A QMC Telecom, empresa de infraestrutura neutra de telecomunicações, foi uma das primeiras a testar o 5G indoor do país, e o primeiro case foi no Bossa Nova Mall, no Rio de Janeiro, utilizando o 5G New Radio na banda de frequência 3,5 Giga-Hertz. O experimento foi realizado por meio do DAS (Sistema de Antenas Distribuídas, do inglês Distributed Antenna System) Ativo Digital, que é uma solução que se conecta à rede das operadoras de telefonia móvel e oferece cobertura celular por meio de pontos de irradiação conectados através de cabos de fibra ótica.

“Nossa solução representa o que há de mais moderno no mercado de infraestrutura neutra para ambientes internos, possibilitando a máxima eficiência no atendimento e oferecendo um gerenciamento completo da rede. No projeto do Bossa Nova Mall, foram escolhidos pontos estratégicos para a realização dos testes: a praça de alimentação, o ponto de espera de aplicativos de transporte e o lobby do hotel, que está interligado ao shopping. Nosso objetivo foi demonstrar a eficiência do atendimento 5G em ambientes internos com soluções dedicadas e destacar o quanto essa tecnologia é capaz de transformar a relação entre negócios e a vida das pessoas”, conta Carlos Inglez, Sênior Solutions Sales Manager da QMC Telecom.

O Bossa Nova Mall foi escolhido por ser um local que recebe anualmente mais de 5 milhões de pessoas, devido à proximidade do Aeroporto Santos Dumont, e também já contava com soluções da QMC instaladas desde 2016.

“Somos o primeiro shopping center integrado a um aeroporto no Brasil, e conectar pessoas faz parte do nosso dia a dia. Fomos os responsáveis por apresentar essa nova tecnologia para o público e garantir que todos embarcassem nessa conexão” diz Hudson Almeida, Coordenador de Marketing do Bossa Nova Mall.

Resultados dos testes do sistema 5G indoor no Bossa Nova Mall

Nos primeiros testes do sistema 5G NR no Bossa Nova Mall, a QMC alcançou picos de throughput de 1,4 Gbps por meio de sistemas MIMO de ordem mais alta e melhor desempenho, uma tecnologia sem fio que aumenta a capacidade de dados transmitidos e recebidos por radiofrequência.

“Compartilhar infraestrutura é fundamental para garantir uma sociedade conectada. O 5G foi fundamental para transformar diversas áreas de negócios e a QMC está muito bem preparada para este momento. Temos produtos desenhados especificamente para atender as demandas de densificação de rede que veio com o 5G”, ressalta Murilo Almeida, Presidente da QMC Telecom no Brasil.

QMC Telecom está no mercado de telecomunicações desde 2008. As soluções da empresa incluem torres, DAS (Distributed Antenna System), Street Level Solutions, soluções camufladas, além de diversos projetos especiais de infraestrutura neutra, que ganham cada vez mais destaque no cenário das telecomunicações. Além do Brasil, a QMC também atua no México, Peru, Colômbia, Chile e Estados Unidos. Alguns cases de sucesso da companhia são: São Paulo ExpoCorcovadoPátio Malzoni e Hospital Perinatal Barra.

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop