5G no setor elétrico promove vantagens para indústria e consumidor

A chegada do 5G não representa somente uma revolução da telefonia móvel: muitos outros setores serão beneficiados com a rede, que vai impactar de forma positiva a vida de muitos cidadãos. A transformação vai desde as tendências de consumo, modelo de trabalho e aprendizagem, até o uso do 5G no setor elétrico.

O 5G abre caminhos para as cidades inteligentes – afinal, a conexão tem mais velocidade e menos latência, o que permite a intensificação da indústria 4.0, o uso de inteligência artificial, internet das coisas (IoT), carros autônomos e muito mais. Além disso, o 5G no setor elétrico é capaz de minimizar apagões de energia a partir de análise de dados em tempo real, de forma a fornecer uma rede mais estável, por exemplo.

A banda vai permitir também o avanço das pesquisas e melhor aproveitamento das fontes de energias renováveis, como eólica e solar, impactando diretamente no meio ambiente – estas devem ser responsáveis por cobrir a maioria do crescimento da demanda global de eletricidade, prevista para aumentar cerca de 62% até 2050.

O 5G e as smart grids

Uma das tendências do 5G no setor elétrico é a rede inteligente (smart grid), que utiliza a inteligência artificial e a tecnologia da informação durante as fases de transmissão, distribuição e armazenamento de energia elétrica.

Com isso, é possível monitorar o consumo com medidores inteligentes, traçar estratégias, armazenar energia e perceber falhas em tempo real, evitando perdas desnecessárias. Imagine um técnico poder solucionar um problema rapidamente, dando assistência remota com óculos de realidade aumentada!

A automação também promove um melhor gerenciamento da energia elétrica. No caso das fontes renováveis, que dependem de condições meteorológicas para gerar energia, a smart grid torna possível o armazenamento para reposição, mantendo o equilíbrio do sistema elétrico.

Existem muitos projetos-pilotos no mundo, e a tendência tem ganhado força. O Chile, por exemplo, foi um dos primeiros países da América Latina a se comprometer a substituir os medidores por modelos inteligentes até 2023. A Colômbia também lançou o Smart Grids Colombia Visión 2030, um documento com as diretrizes para implantação da tecnologia.

No Brasil, medidores inteligentes também foram instalados na cidade de Jaguariúna, em São Paulo, e estão sendo analisados em tempo real.

Outras vantagens do 5G no setor elétrico

A atuação do 5G no setor elétrico é muito ampla e os benefícios alcançam um grande público, trazendo vantagens para concessionárias, poder público, usuários e meio ambiente.

Há, ainda, a possibilidade de:

  • Utilizar o 5G na rede de iluminação pública, otimizando gastos com lâmpadas inteligentes;
  • Economizar energia em residências por meio do controle de dispositivos elétricos;
  • Incentivar o uso de carros elétricos;
  • Com os medidores inteligentes, será possível mapear as necessidades da região e se adequar à demanda de energia elétrica;
  • Reduzir emissão de poluentes.

Ou seja, o 5G no setor elétrico promove eficiência, redução de custos, minimização de desperdícios e qualidade na distribuição de energia. Para gerar todos esses benefícios, é necessário investir em uma boa infraestrutura de telecomunicações que suporte toda a geração de dados móveis do 5G. A QMC Telecom está preparada para essa revolução por meio do nosso portfólio de soluções indoor e outdoor.
Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das atualizações sobre telecom e 5G!

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop