QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

A Secretaria do Turismo de Tiradentes, sediada no antigo prédio da Prefeitura, celebrou a finalização da restauração de seu casarão no mês de agosto. Em uma cerimônia especialmente preparada pela Prefeitura da cidade mineira, a nova fachada foi entregue. Uma das responsáveis pela restauração foi a QMC Telecom, que há sete anos garante a conectividade da região por meio de antenas especiais camufladas, abrigadas no último pavimento da construção histórica.

“A obra de restauração do antigo prédio da Prefeitura é um marco para o município de Tiradentes. É o único prédio de três andares no centro histórico e grande parte dos eventos acontecem ao lado dessa construção, que podemos considerar um monumento. Ter a possibilidade de ter a QMC como parceira na restauração de um bem tombado contribui, não só para a preservação arquitetônica, mas também para a preservação da memória de todo o povo tiradentino. Só temos a agradecer à parceria e que possamos desfrutar dessa amizade e trabalho ainda por muito mais tempo”, ressaltou o Prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa.

Por se tratar de uma região por onde passam cerca de 300 mil turistas ao longo do ano, segundo a Secretaria da Cultura de Mina Gerais, a boa cobertura celular é fundamental. Por outro lado, o conjunto arquitetônico de Tiradentes – tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1938 – e seu relevo montanhoso dificultam muito a instalação de antenas tradicionais que ofereçam a cobertura e capacidade necessárias, especialmente nos períodos de alta temporada.

A QMC Telecom foi capaz de solucionar este desafio no ano de 2016, quando conseguiu viabilizar um projeto especial para cobertura da área central por meio de antenas camufladas alocadas no interior do prédio da Secretaria do Turismo. Os equipamentos estão abrigados no último pavimento do casarão, em um cômodo especialmente adaptado, e são praticamente invisíveis aos olhos dos moradores e visitantes. Por seu projeto cuidadoso e impacto zero no conjunto arquitetônico, a infraestrutura obteve aprovação por parte do IPHAN e da Prefeitura.

“Esse projeto se soma a mais de uma centena de outros em que a QMC conseguiu viabilizar o necessário equilíbrio econômico-financeiro entre uma solução de infraestrutura especial e a atratividade comercial para uso das operadoras. Muito mais do que uma infraestrutura compartilhada, viabilizamos a conexão dos turistas, moradores e trabalhadores da região por meio de um projeto mimetizado, que respeita a história de Tiradentes e conquistou a aprovação dos mais exigentes órgãos públicos. Projetos desafiadores como este nos motivam a seguir dedicando tanto tempo e capital na confecção de soluções especiais – nome que damos a esse tipo de infraestrutura não usual.”, contou Murilo Almeida, presidente da QMC Telecom no Brasil.

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop