“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

A QMC Brasil completou 10 anos de atuação em 2022 superando grandes desafios, com casos de sucesso importantes para a companhia, como o primeiro teste de 5G Indoor e a ampliação de projetos especiais. Em 2023, a tendência é que o desenvolvimento e o crescimento da companhia continuem. 

A consolidação da empresa parte de uma estrutura planejada e de valores que fazem parte do dia a dia da companhia, como o Build to Last (feito para durar) e o Client-obsessed (obcecados em trazer a melhor solução para o cliente). Para falar sobre esses temas, o blog entrevistou Murilo Almeida, Country President do Brasil, que comentou sobre os recordes da companhia em 2022 e os planos para 2023. Confira!  

  1. Quais foram os aprendizados de 2022? 

Foi um ano muito importante e desafiador para a QMC Brasil! Com muita entrega e dedicação do time, trabalhando ao lado dos nossos clientes, superamos nossos objetivos. Tivemos interessantes inciativas no Indoor, SLS, lands, torres e em projetos especiais. 

E tudo isso em um ambiente macroeconômico que não era um dos melhores – por exemplo, a alta taxa de juros prejudica empresas como a QMC, que precisam captar recursos para fazer investimentos. Não eram as condições mais adequadas, mas tivemos um ano muito bom em meio a tanto trabalho. 

Além de todas as entregas, reestruturamos processos e times, buscamos trabalhar de forma mais eficiente e estamos pavimentando uma estrutura para crescer ainda mais. As palavras que definem 2022 são dedicação e resultado!  

  1. Para 2023, quais as expectativas e os desafios da QMC?  

Temos expectativas muito altas; falando de mercado, temos a ascensão do 5G. Os anos anteriores foram de muitas incertezas e poucos investimentos – o próprio leilão do 5G e as dúvidas de como o mercado se comportaria com a pandemia geraram inseguranças.  

Agora, no começo de 2023, estes questionamentos foram respondidos, então estamos em um clima favorável. É o início desse novo ciclo de investimentos pelas operadoras e são elas que puxam toda a cadeia – se elas investem nas redes, consequentemente, injetam capital necessário para todo mundo poder contribuir.  

Espero um mercado muito bom, e um ano desafiador com bastante competição. Continuamos na jornada de construir o nosso caminho para um crescimento muito robusto e sustentável nos próximos anos!  

  1. Falando em mercado competitivo, quais são os diferenciais que tornam o portfólio da QMC atrativo?  

Há características que nos diferenciam; uma delas está ligada à nossa cultura organizacional, o Build to Last – que é fazer bem-feito, para durar. Nossos clientes reconhecem a maneira atenciosa como lidamos com os contratos, licenciamentos e como cumprimos todos os processos.   

Desenvolvemos uma equipe credenciada, com muita expertise e investimos intensivamente na qualificação técnica. Os profissionais têm conhecimento de décadas do mercado de telecom.   

  1. Como a QMC desperta a confiança das operadoras?  

Trabalhamos muito em parceria com a operadora de forma consultiva – são projetos desenvolvidos a quatro mãos. Nossa equipe sugere para a operadora ideias de como otimizar os investimentos e fazer mais com a mesma quantidade de recursos.  

Queremos manter essa parceria e visão junto com nossos clientes. Estamos aqui para servir as operadoras da melhor forma possível!  

  1. O 5G foi o boom de 2022, mas sabemos que algumas cidades do país ainda não têm acesso ao 4G. Como a QMC pode lidar com esta questão e trabalhar com a expansão do 5G no Brasil?   

Temos um gap grande de 4G no Brasil, há um subinvestimento na quarta geração. Com isso, uma das obrigações das operadoras, que veio com a aquisição da licença do 5G, é a de levar o 4G a locais sem acesso. Estamos inseridos nesse processo e auxiliando nossos clientes.   

Outra necessidade é aumentar a capacidade da rede em locais que não suportam a demanda; isso acontece aqui em São Paulo, por exemplo. A região da Avenida Berrini [grande centro de escritórios de São Paulo] tem cobertura 4G, mas ainda assim lidamos com o desafio da densificação – colocar mais capacidade onde se tem muita demanda.   

Somos líderes em soluções indoor, SLS – que é justamente uma solução no nível da rua para atender uma demanda concentrada – e projetos especiais. Nossos produtos são todos voltados para atender às necessidades de 4G e 5G.  

  1. No ano passado, a QMC teve vários cases de sucesso – como em orlas, em Trancoso e Porto Seguro; em shoppings centers, com o teste indoor do 5G no Bossa Nova Mall; e em dezenas de hospitais da rede D’Or. Qual é a importância e os desafios desses cases para a QMC?  

Temos muito orgulho de todos esses casos. Eles refletem não só nossa entrega, mas a confiança que os clientes depositam na QMC.   

Trancoso foi um projeto bem emblemático: as operadoras tentam há décadas instalar um site no local e é muito difícil alcançar todos os requisitos e aprovações necessárias.   

Nós colocamos foco no projeto e trabalhamos com alguns anos de antecedência antes de falar com as operadoras, investimos tempo e recursos para destravar essas localidades. Ver a solução realizada é um orgulho muito grande – todo o projeto arquitetônico foi aprovado com todos os órgãos necessários. Entregamos uma estrutura bem trabalhada e discreta.  

Os primeiros projetos de 5G indoor e de densificação no nível da rua para atender a nova geração de dados foram feitos com a QMC!  

Aqui, cabe um agradecimento à nossa equipe, porque não foi fácil; foram muitas horas trabalhadas e eu tenho um orgulho enorme de todos. Houve um profissionalismo muito grande e a vontade de entregar resultados foi realmente extraordinária!  

Nossos projetos são o reflexo do que a gente investe e acredita, oferecendo a melhor qualidade de serviço aos clientes. Temos, inclusive, projetos emblemáticos já programados para 2023 e 2024!  

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop