QMC Telecom promove conectividade para Trancoso e região de Porto Seguro

Conectividade

As infraestruturas de telecomunicações foram instaladas em Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Caraíva e no Distrito de Trancoso

Sentir o sol na pele ou ver mares e rios muda seu o humor rapidamente? Para muitas pessoas, sim – é o que mostra um levantamento da Booking sobre o perfil dos viajantes, que ouviu mais de 24 mil pessoas de 31 países, incluindo o Brasil. Entre elas, 77% afirmaram que o clima mais quente atrelado à costa marítima é responsável por trazer felicidade. Para muitos turistas, o destino que reúne tudo isso tem nome: Bahia.

Um dos destinos mais procurados do Estado é a região conhecida como a Costa do Descobrimento, que engloba 8 municípios, entre eles, Porto Seguro, e os distritos de Arraial d’Ajuda, Caraíva, Trancoso e Vale Verde. O local reúne praias paradisíacas, restaurantes e hotéis de alto padrão como Uxuá e Txai, em Trancoso, que chega a receber o dobro da sua população – 11 mil pessoas, de acordo com dados do IBGE – em épocas como férias de verão, Carnaval e Ano Novo.

Solução da QMC Telecom para melhorar o sinal na região

Mas sabe o que não pode faltar durante uma temporada neste lugar paradisíaco? Conectividade! A tecnologia é um dos critérios mais importantes na hora de escolher um lugar, de acordo com 64% dos viajantes ouvidos pelo estudo da Booking.

Pensando em trazer mais cobertura celular e acesso a dados móveis de visitantes e frequentadores da região, a QMC Telecom, neutral host líder em infraestrutura wireless de telecomunicações na América Latina, desenhou um projeto e implantou uma solução de conectividade completa. Cerca de 20 infraestruturas de diversos tipos (camufladas, Street Level Solution – SLS e soluções convencionais) foram instaladas em Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Caraíva e no Distrito de Trancoso, com o objetivo de aumentar a potência e a capacidade do sinal na região.

Desafios do projeto

Por suas características arquitetônicas e ambientais, a região tem grandes desafios para a viabilização de telefonia celular. Por ser um polo turístico importante para turistas nacionais e estrangeiros, a quantidade de pessoas no local e o tráfego celular variam muito ao longo do ano. As soluções da QMC são complementares às existentes, funcionam com o 5G e foram instaladas por toda a extensão de Trancoso, inclusive o “Quadrado”, além de locais estratégicos como a Balsa em Arraial d’Ajuda e a parte alta de Nova Caraíva.

Por meio do time de projetos especiais da multinacional, foi realizado um estudo que mapeou as áreas de ausência de conectividade em Trancoso, em que muitas operadoras de telecomunicações têm dificuldades de implementar uma torre, por exemplo.

“Desde o planejamento, execução e acompanhamento, desempenhamos um trabalho com seguimento diário interno e em órgãos públicos, visando entregar o projeto dentro de um período de 8 meses, sem abrir mão da qualidade, e minimizando a quantidade de pontos necessários no local. Foi um grande desafio, pois é uma área que demanda bastante pelo consumo de dados locais”, disse Murilo Almeida, presidente da QMC no Brasil.

Infraestrutura 100% licenciada pela IPHAN

Para conseguir a liberação da obra, a QMC contou com uma equipe própria dedicada que se preocupou em manter todo o aspecto paisagístico e histórico. Todo o cuidado com o planejamento e licenciamento da área seguiu as diretrizes do IPHAN e órgãos municipais e ambientais.

“Quanto aos impactos à paisagem protegida, destaco a criatividade associada à flexibilidade da QMC, que adaptou soluções de baixo impacto à Costa do Descobrimento. As antenas foram acopladas em equipamentos urbanos, luminárias ou inseridas de modo discreto no paisagismo local, sem destoar do entorno protegido. A conectividade nessa área é essencial para atrair novos investimentos e crescimento local. A atuação estratégica é aquela que sabe conciliar inovação com preservação ambiental e sociocultural”, afirmou Cristiane Rabelo, responsável pelo Escritório Técnico do IPHAN de Porto Seguro/BA.

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop