Aeroporto Internacional de Belo Horizonte: primeiro case da QMC em aeroportos

O terminal ganhou mais qualidade de sinal de celular para acessar a internet e fazer ligações

O estado de Minas Gerais é conhecido por sua cultura, história e culinária típica. Além da capital, Belo Horizonte, outras cidades são bastante conhecidas, como Ouro Preto, Diamantina e Tiradentes, que preservam estruturas do Brasil Colonial do século XVI ao início do XIX, com ruas em paralelepípedos, casarões históricos e igrejas esculpidas por Aleijadinho, um dos célebres artistas brasileiros.

Umas das principais portas de entrada de Minas Gerais é o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado no munícipio de Confins, um dos terminais mais movimentados do país. Em 2013, para as obras da Copa do Mundo que aconteceu no Brasil, em 2014, o governo federal realizou um leilão para privatizar o aeroporto por um período de 30 anos, e o consórcio integrado pelo grupo CCR e Zürich Airport foi o vencedor.

O projeto para modernização, ampliação e manutenção do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte tinha como objetivo transformar o terminal em uma “aerotrópole”, oferecendo conforto, segurança e diversas facilidades para garantir a melhor experiência para os passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária. Para isso, o aeroporto estava atento em também melhorar sua infraestrutura de conectividade, tanto para acesso à internet como para fazer ligações.

Foi exatamente neste ponto que a QMC Telecom entrou em ação e, em conjunto com a ARION, que intermediou a implantação do projeto desenvolvido pelo aeroporto, ofereceu uma solução de Distributed Antenna System (DAS) multioperador ativo, voltada para o grande tráfego de pessoas, aumentando a conectividade de sinal no terminal e cobrindo 100% do aeroporto em oito meses.

  • 120.000 m² de área coberta
  • 310 antenas
  • 6 setores
  • 28 unidades remotas
  • 2×2 Mimo

Desafios do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

O projeto no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi um dos mais desafiadores para a equipe de implementação de DAS, por ser o primeiro case da QMC de solução indoor realizado no setor aeroportuário. O aeroporto já contava com uma estrutura de Wi-fi, mas estava expandido a conectividade para áreas de difícil acesso e que não tinham sinal das operadoras, como em subsolos e áreas de check-in.

A complexidade de área exigiu maior detalhamento do projeto com especificações de materiais utilizados na implementação do sistema, que permitiu que a equipe envolvida nas obras se aprofundasse com mais qualidade em cada etapa. Esse olhar mais criterioso da QMC foi importante e serviu de modelo para outros projetos da empresa.

Solução de conectividade indoor é ideal para aeroportos

O sistema da QMC instalado no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte é um DAS Ativo, ou seja, um conjunto de elementos que distribuem a fonte de sinal das operadoras de celular por meio de unidades remotas conectadas por fibra óptica. Isso permite que o sinal fique mais próximo do usuário final, com a quantidade exata de potência transmitida por uma infraestrutura de mais de 300 antenas, em diferentes áreas.

Dentre os benefícios da utilização do DAS em aeroportos estão: instalação com baixo impacto visual, facilidade para se adaptar ao 5G, capacidade para cobrir novas áreas ou realizar adaptações de design e arquitetura local, além do monitoramento remoto e de forma proativa.

“Todo o processo, da negociação à execução, feito com a QMC foi muito positivo. A empresa é uma excelente parceira. Todo o time esteve à disposição para nos explicar, de forma detalhada, o que seria desenvolvido em cada área e também conduziu o processo com muita transparência. Recomendamos o trabalho da QMC”, ressalta Carlos Marum, Sócio-Diretor do Grupo ARION.

Feedback do projeto

“O objetivo de desenvolvermos o projeto para melhorar a nossa rede Wi-fi e a cobertura de sinal de celular no terminal sempre foi oferecer a melhor experiência aos passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária. O DAS é mais uma iniciativa que caminhou no sentido de melhorar a nossa infraestrutura. O mundo é completamente digital, as pessoas querem e precisam estar conectadas e nós precisamos estar atentos às tendências do mercado de tecnologia. Contamos com bons parceiros nesse processo, que contribuíram para que as pessoas se comunicassem sem dificuldades ao passarem por aqui, seja ao fazerem uma ligação ou ao precisarem de uma conexão de qualidade”, afirma Paulo Amarante, gestor de Tecnologia da Informação da BH Airport.

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