A telecomunicação e a área da saúde andam juntas, e com o avanço da tecnologia e das necessidades do público, é preciso investir em soluções. O sistema de cobertura DAS é a melhor forma de resolver problemas de conexão, e um bom exemplo disso é o caso do Hospital Perinatal Barra.
E por que usar o sistema DAS em hospital? Porque o DAS é uma solução indoor, que se conecta com a rede das operadoras por meio de pequenas antenas espalhadas pelo local, levando sinal de qualidade para todo o espaço de cobertura.
É o sistema mais indicado para hospitais por não prejudicar a saúde com radiações e não interferir nas operações e equipamentos médicos. Esse sistema de antena distribuída, DAS (do inglês Distributed Antenna System), é feito para oferecer cobertura de sinal de qualidade especificamente em ambientes fechados, vencendo as barreiras físicas de paredes e portas.
Desafios do DAS no Hospital Perinatal Barra
Cada local precisa ser estudado para que a equipe consiga oferecer a solução que melhor atenda àquelas necessidades. E com o hospital não seria diferente: além da conexão, foi preciso pensar em questões mais delicadas, como interferências nos equipamentos médicos e riscos para grávidas e recém-nascidos.
O espaço é grande e conta com intenso fluxo de pessoas – são 14 mil m² e recebe mais de 475 mil visitas por ano. Além disso, a estrutura do hospital é preparada para conter a dispersão de agentes contaminadores, tem alas distantes umas das outras, paredes grossas e sistema corta-fogo, o que prejudica a propagação do sinal.
Para o caso do Perinatal, a solução escolhida foi o DAS Ativo, que permite que o sinal chegue com qualidade a todos os andares e salas do hospital com baixos níveis de radiação, atendendo a necessidade do público.
A implantação do DAS no hospital foi feita de maneira tranquila e silenciosa, respeitando as exigências do ambiente. Ao final do processo, os pacientes e colaboradores puderam usufruir de cobertura 100%, proporcionada por 126 antenas e três unidades remotas.
A importância da telecomunicação em hospitais
É fato que os hospitais precisam de cobertura de sinal para oferecer uma boa experiência ao usuário, mas não para por aí: a tecnologia e a conexão de qualidade permitem diagnósticos mais rápidos, monitoramento de pacientes, acesso aos prontuários médicos de forma prática e notificações eletrônicas, entre outros benefícios.
Outra vantagem é a diminuição de erros. Ao ter um sistema de conexão, é possível reduzir em até 70% as falhas de comunicação no atendimento ao paciente, além de reduzir erros na identificação de coleta de amostras e na administração de medicamentos.
Investir na cobertura DAS em hospital é otimizar o fluxo de trabalho e a satisfação dos pacientes. Entre em contato e saiba mais!