A experiência do Vila Galé: como levar conectividade a hotéis em lugares remotos

como levar conectividade a hotéis em lugares remotos

Já imaginou chegar num resort exclusivo all inclusive e ter a desagradável surpresa de um celular que não pega ou um acesso de internet sem qualidade?  O maior público do resort é cliente particular que, mesmo em férias, não considera passar 15 dias completamente sem comunicação com suas empresas, familiares e amigos. Além disso, muitos clientes corporativos precisam dessa infraestrutura de comunicação para realizar eventos, como convenções de vendas, lançamentos de produtos, ações institucionais e comerciais.

Como levar conectividade a hotéis em lugares remotos foi o desafio do Vila Galé, o resort all inclusive mais sofisticado do Ceará, localizado na praia do Cumbuco – três quilômetros ao norte do vilarejo do município de Caucaia, a apenas 30 km de Fortaleza e a 47 km do aeroporto. 

Com uma megaestrutura com atividades para todas as idades, durante o dia todo, o resort tem a qualidade de uma área de natureza afastada, com acesso a uma praia paradisíaca, com água esverdeada e uma faixa larga de areia. Mas para os seus clientes exigentes, não poderia faltar uma conectividade de primeiro mundo, sustentada por uma infraestrutura igualmente de ponta.

Um dos principais grupos hoteleiros do mundo precisava zelar pela reputação

O Grupo Vila Galé faz parte de um grupo hoteleiro português e integra o ranking das 182 maiores empresas hoteleiras do mundo. É responsável pela gestão de 36 unidades hoteleiras (27 em Portugal e nove no Brasil) e conta com cerca de 3.200 funcionários.

Um problema no paraíso: a conectividade celular

Em 2014, quando o resort foi inaugurado, a infraestrutura de telecomunicações era extremamente precária. Apenas uma operadora de celular atendia na região e o serviço de internet era de baixa qualidade. Não havia capilaridade suficiente para dispor de soluções de fibra ótica nas instalações do Vila Galé.

A precariedade do sistema também gerava transtornos para os hóspedes e inviabilizava um importante segmento do mercado para o hotel que era o de grandes eventos corporativos.

O desafio de como levar conectividade a hotéis em lugares remotos

Com o acúmulo de reclamações dos clientes e dos funcionários (que também precisavam se comunicar por dispositivos móveis dentro do resort), havia chegado a hora de encontrar a solução.

Primeiro, o desenho da solução

Um dos grandes objetivos do empreendimento era que o hóspede, ao circular por quaisquer dependências do resort, não tivesse uma recepção ruim do sinal. A qualidade de conexão deveria ser a mesma, independente do deslocamento.

O primeiro passo era desenhar a melhor solução possível considerando a localização do hotel afastada de um grande centro urbano, em uma espécie de vale cercado de grandes dunas. A geolocalização atrapalhava bastante a propagação do sinal de telefonia celular.

A construção de uma torre teria um impacto ambiental e estético muito elevado, não garantiria um sinal de qualidade em todos os ambientes e demoraria muito para que o hotel começasse a sentir mudanças significativas na disponibilidade de conectividade. Então, qual seria a melhor solução?

Um projeto único

A equipe QMC assumiu o desafio de projetar um sistema indoor complexo, que cobrisse tanto os apartamentos e chalés, assim como toda área externa: restaurantes, piscinas, kid’s club e lounge.

A cobertura indoor para hotéis é sempre muito desafiadora devido à necessidade de alinhamento e planejamento prévio em cada fase de implantação. Sua instalação deveria ocorrer em paralelo às operações normais do hotel, sem impactar a sensibilidade dos hóspedes. E bem sabemos que garantir a melhor estadia, livre de qualquer problema, é o lema do setor.

Excelência desde o pré-projeto

Para obter a excelência perseguida pela equipe técnica da QMC, foi dada a mesma importância à fase de preparação e ao dimensionamento de Radiofrequência (RF). Um modelo em 3D de todo o complexo hoteleiro simulou a utilização da ferramenta prevendo as condições do ambiente que foram encontradas durante a implantação.

Essa atenção aos detalhes foi necessária, pois, além da cobertura indoor, também foi preciso garantir a cobertura de toda a área externa do complexo hoteleiro utilizando o mesmo DAS (Sistema de Distribuição de Antenas).

Resultado: conectividade

Depois que os sistemas da QMC foram instalados e as operadoras foram ativadas, um novo momento se iniciou no resort:

  • A solução ajudou a diminuir as reclamações do sinal de internet em geral;
  • O wi-fi deixou de ficar sobrecarregado e com áreas de sombra;
  • Eventos corporativos voltaram a tomar o calendário do Vila Galé Cumbuco.

A voz do cliente

De acordo com o Diretor de Infraestrutura do Grupo Vila Galé,  André Corcos, o desafio de levar conectividade para o Vila Galé foi superado pela QMC. “Temos que, juntos, sempre trabalhar para melhorar a qualidade do serviço de hospitalidade para o cliente. Não queremos que o sinal de celular seja um problema, que faça com que o cliente deixe de escolher um destino ou outro. Ele deve escolher pela experiência que ele quer viver, e não por uma necessidade não atendida. E a QMC nos ajudou, através de acessibilidade, capilaridade e flexibilidade, a atingir esse objetivo”, disse.

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