Aumento de 100% de conexão celular na área de preservação, sem impacto ambiental
Um dos destinos mais procurados por mais de 1,9 milhão de turistas que visitam o Rio de Janeiro é o Cristo Redentor, um monumento de 38 metros de altura e 1.145 toneladas, cartão postal da cidade, e uma das 7 maravilhas do mundo, de acordo com a Unesco. Localizado no alto do morro do Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca, é uma área coberta por vegetação e sombras, onde quase não há conectividade de celular.
Antes de subir no Cristo, os turistas têm que passar pelo Centro de Visitantes do Paineiras – Corcovado, antigo Hotel das Paineiras, que é o local de espera para pegar o trem ou as vans que vão até o Cristo Redentor e que também oferece opções de restaurante e compras.
Agora, imagine estar a 10 minutos do Cristo e não ter acesso à internet ou não conseguir realizar chamadas telefônicas?
Para resolver este problema, o complexo precisava de uma solução de baixo impacto visual que proporcionasse uma conectividade sem fio com alta qualidade para um grande fluxo de pessoas. Por isso, o espaço fechou parceria com a QMC Telecom, que conta com uma equipe de especialistas em infraestrutura de telecomunicação indoor e que, por meio de uma solução de Distributed Antenna System (DAS), cobriu 100% de conectividade do espaço, em menos de 2 meses.
O Centro de Visitantes Paineiras Corcovado pertence ao grupo Cataratas, que desde 1999 gerencia e opera importantes empreendimentos em parques e atrações turísticas no país, como Aquário do Rio de Janeiro, Cataratas do Iguaçu e Marco das três Fronteiras.
Estudo para viabilidade da área do Corcovado
Como o complexo dos visitantes fica em uma área de preservação ambiental, a QMC se preocupou em fazer um estudo de viabilidade da área que não prejudicasse a fauna e a flora do local, e apresentou o documento com mais de 30 páginas para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio, seguindo toda a legislação necessária.
Antes da construção do projeto, a equipe da QMC também fez uma pré-análise do sistema de conectividade existente, considerando uma coleta de dados de amostras de sinais existentes na frequência 4G, na área do Centro de Visitantes. O resultado mostrou que o Wi-Fi disponível no local não suportava o grande fluxo de turistas que passavam por ali ao longo do dia, pessoas que frequentavam restaurantes, lojas e também necessitavam de conexão, principalmente na área da exposição fixa Floresta Protetora – que conta com painéis digitais, projeções interativas e simulações de ecossistemas, além da história do Parque Nacional.
DAS Ativo: a solução ideal
Sistema de antenas distribuído, o DAS é uma solução de infraestrutura de telecom para ambientes fechados que se conecta à rede de operadoras por meio de pequenas antenas espelhadas pelo local. No caso do Centro de Visitantes do Paineiras- Corcovado, 44 antenas foram instaladas, em diferentes pontos do empreendimento, o que representou uma área total de cobertura de celular de mais de 6.000 m².
Por contrato, a equipe da QMC precisava de um espaço escondido para alocar os equipamentos, que deveria ter, em média, 40m² de área útil e que não prejudicasse a circulação de pessoas. No caso do corcovado, este foi um grande desafio, visto que o espaço era bastante escasso e com cerca de 80% área ocupada pelo próprio complexo de visitantes, além de vans e lanchonetes. O local selecionado foi um corredor que ficava atrás do centro de visitantes, onde ficaram todos os materiais da companhia e também da operadora.
Por ser um ponto turístico, as obras para instalação do DAS tiveram que se adaptar aos horários limitados e alternativos, visto que o local funciona das 08h às 18h. Outra questão importante foi a preocupação com arquitetura e harmonização do espaço, para inserir as antenas de maneira camuflada com o teto do restaurante, por exemplo.
Resultados: aumento de 100% da conectividade
Antes da implantação do DAS, o espaço, que fica a 700 metros acima do nível do mar, praticamente não tinha sinal de celular nos pontos mapeados pela equipe da QMC, o que dificultava a publicação de fotos e vídeos e principalmente a comunicação com turistas estrangeiros, que tinham problemas em pedir uma informação ou chamar um aplicativo de transporte.
Após o projeto, houve um aumento de 100% na conectividade de sinal no local, o que representa também mais segurança aos visitantes para fazerem chamadas com a família e registrarem um momento único, a poucos metros do Cristo Redentor.
Para fazer o monitoramento e controle das antenas instaladas, a QMC utiliza o NOC (Network Operation Center), que garante que a infraestrutura opere sempre na melhor qualidade e capacidade possíveis, por meio de relatórios e dashboards, durante 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Com a palavra, o cliente
O sistema da QMC conseguiu aumentar a conectividade para os nossos visitantes, sem ocasionar qualquer tipo de transtornos à nossa operação. Os equipamentos não possuem qualquer tipo de impacto visual e são praticamente imperceptíveis para o visitante. O trabalho da QMC foi muito bom; atualmente já temos uma operadora no nosso sistema e estamos caminhando para termos mais uma, o que vai melhorar ainda mais essa conexão”, disse Kalil Saad, Gerente de Operações no Paineiras Corcovado.