Corcovado conectado: cobertura indoor para um dos pontos turísticos mais visitados do mundo

Aumento de 100% de conexão celular na área de preservação, sem impacto ambiental

Um dos destinos mais procurados por mais de 1,9 milhão de turistas que visitam o Rio de Janeiro é o Cristo Redentor, um monumento de 38 metros de altura e 1.145 toneladas, cartão postal da cidade, e uma das 7 maravilhas do mundo, de acordo com a Unesco. Localizado no alto do morro do Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca, é uma área coberta por vegetação e sombras, onde quase não há conectividade de celular.

Antes de subir no Cristo, os turistas têm que passar pelo Centro de Visitantes do Paineiras – Corcovado, antigo Hotel das Paineiras, que é o local de espera para pegar o trem ou as vans que vão até o Cristo Redentor e que também oferece opções de restaurante e compras.

Agora, imagine estar a 10 minutos do Cristo e não ter acesso à internet ou não conseguir realizar chamadas telefônicas?

Para resolver este problema, o complexo precisava de uma solução de baixo impacto visual que proporcionasse uma conectividade sem fio com alta qualidade para um grande fluxo de pessoas. Por isso, o espaço fechou parceria com a QMC Telecom, que conta com uma equipe de especialistas em infraestrutura de telecomunicação indoor e que, por meio de uma solução de Distributed Antenna System (DAS), cobriu 100% de conectividade do espaço, em menos de 2 meses.

O Centro de Visitantes Paineiras Corcovado pertence ao grupo Cataratas, que desde 1999 gerencia e opera importantes empreendimentos em parques e atrações turísticas no país, como Aquário do Rio de Janeiro, Cataratas do Iguaçu e Marco das três Fronteiras.

Estudo para viabilidade da área do Corcovado

Como o complexo dos visitantes fica em uma área de preservação ambiental, a QMC se preocupou em fazer um estudo de viabilidade da área que não prejudicasse a fauna e a flora do local, e apresentou o documento com mais de 30 páginas para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio, seguindo toda a legislação necessária.

Antes da construção do projeto, a equipe da QMC também fez uma pré-análise do sistema de conectividade existente, considerando uma coleta de dados de amostras de sinais existentes na frequência 4G, na área do Centro de Visitantes. O resultado mostrou que o Wi-Fi disponível no local não suportava o grande fluxo de turistas que passavam por ali ao longo do dia, pessoas que frequentavam restaurantes, lojas e também necessitavam de conexão, principalmente na área da exposição fixa Floresta Protetora – que conta com painéis digitais, projeções interativas e simulações de ecossistemas, além da história do Parque Nacional.

DAS Ativo: a solução ideal

Sistema de antenas distribuído, o DAS é uma solução de infraestrutura de telecom para ambientes fechados que se conecta à rede de operadoras por meio de pequenas antenas espelhadas pelo local. No caso do Centro de Visitantes do Paineiras- Corcovado, 44 antenas foram instaladas, em diferentes pontos do empreendimento, o que representou uma área total de cobertura de celular de mais de 6.000 m².

Por contrato, a equipe da QMC precisava de um espaço escondido para alocar os equipamentos, que deveria ter, em média, 40m² de área útil e que não prejudicasse a circulação de pessoas. No caso do corcovado, este foi um grande desafio, visto que o espaço era bastante escasso e com cerca de 80% área ocupada pelo próprio complexo de visitantes, além de vans e lanchonetes. O local selecionado foi um corredor que ficava atrás do centro de visitantes, onde ficaram todos os materiais da companhia e também da operadora.

Por ser um ponto turístico, as obras para instalação do DAS tiveram que se adaptar aos horários limitados e alternativos, visto que o local funciona das 08h às 18h. Outra questão importante foi a preocupação com arquitetura e harmonização do espaço, para inserir as antenas de maneira camuflada com o teto do restaurante, por exemplo.

Resultados: aumento de 100% da conectividade

Antes da implantação do DAS, o espaço, que fica a 700 metros acima do nível do mar, praticamente não tinha sinal de celular nos pontos mapeados pela equipe da QMC, o que dificultava a publicação de fotos e vídeos e principalmente a comunicação com turistas estrangeiros, que tinham problemas em pedir uma informação ou chamar um aplicativo de transporte.

Após o projeto, houve um aumento de 100% na conectividade de sinal no local, o que representa também mais segurança aos visitantes para fazerem chamadas com a família e registrarem um momento único, a poucos metros do Cristo Redentor.

Para fazer o monitoramento e controle das antenas instaladas, a QMC utiliza o NOC (Network Operation Center), que garante que a infraestrutura opere sempre na melhor qualidade e capacidade possíveis, por meio de relatórios e dashboards, durante 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Com a palavra, o cliente

O sistema da QMC conseguiu aumentar a conectividade para os nossos visitantes, sem ocasionar qualquer tipo de transtornos à nossa operação. Os equipamentos não possuem qualquer tipo de impacto visual e são praticamente imperceptíveis para o visitante. O trabalho da QMC foi muito bom; atualmente já temos uma operadora no nosso sistema e estamos caminhando para termos mais uma, o que vai melhorar ainda mais essa conexão”, disse Kalil Saad, Gerente de Operações no Paineiras Corcovado.

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop