DAS em hotel: entenda como a QMC pode ajudar o seu negócio

DAS em hotel

Permanecer conectado, tanto em ambientes internos quanto externos, é algo fundamental, principalmente quando se está viajando, para trabalhar ou passear. Quando o assunto é hospedagem, a QMC oferece o DAS em hotel para promover conectividade móvel adequada.

Apesar de existir uma oferta grande de torres de sinal de telefonia móvel, fatores como o grande volume de uso e barreiras físicas podem diminuir em muito a qualidade do sinal recebido. Para superar os obstáculos, o sistema de antenas distribuídas (DAS – do inglês distributed antenna system) se tornou a solução ideal para o crescimento do volume de consumo de dados móveis, permitindo que os hóspedes do seu hotel sempre tenham conectividade.

Por que é importante o hotel oferecer uma boa cobertura de celular?

Uma ligação perdida. Um vídeo que não carrega. Mensagens de WhatsApp que não são entregues. Uma foto do Instagram impossível de fazer upload. Não importa a vivência, ela será relacionada à estadia no seu empreendimento – por isso o DAS em hotel faz toda a diferença para promover uma boa experiência ao seu hóspede.

Mas uma boa cobertura de Wi-fi não é o suficiente?

Wi-fi é o padrão quando o assunto é comunicação sem fio; entretanto, ele tem pontos fracos. Um deles é o congestionamento – centenas de hóspedes e funcionários conectados a uma única rede ao mesmo tempo causam sobrecarga, velocidade lenta e conexões consideradas não confiáveis.

Como quase todo mundo hoje em dia tem um plano pago com dados móveis, por que não aliviar a sobrecarga e melhorar as questões de segurança providenciando o melhor uso da rede própria de celular disponível? Estudos afirmam que uma boa conexão traz mais velocidade do que o Wi-fi

Não menos importante, deve-se considerar que, no caso de um problema com a rede Wi-fi, todo o seu hotel terá problemas para acesso, gerando um verdadeiro caos. Uma rede de celular boa se torna um backup para tais situações.

Como funciona o DAS em hotel?

O DAS em hotel não é um sistema de repetição, ao contrário. Optar por ele é o mesmo que ter um mini sistema compartilhando os sinais das operadoras dentro do seu hotel. 

Funciona da seguinte maneira: pequenas antenas distribuídas em toda a extensão do hotel são responsáveis por levar o sinal das operadoras até os dispositivos móveis. A antena instalada mais próxima do usuário permite melhor conexão, com menos interferências.

Modelo das

*Exemplo de como é construído um modelo DAS em um empreendimento

Mas quanto isso custa para mim?

Nada! A instalação do DAS em hotel se dá por meio de um contrato com um parceiro de infraestrutura de telecomunicações. Por isso, encontrar o parceiro ideal é fundamental para oferecer a melhor cobertura para os seus hóspedes e o melhor modelo de negócio para você. Optar pelo DAS em hotel vai garantir a qualidade que o seu hóspede merece e, em casos específicos, pode trazer uma receita de locação de área técnica.

Basicamente, são 5 os passos para se adotar o DAS em hotel com um parceiro:

  1. Um contrato de exclusividade é firmado junto a um parceiro de infraestrutura de telecomunicações;
  2. Um projeto exclusivo é desenhado por engenheiros do parceiro e apresentado para aprovação das operadoras;
  3. O projeto é ajustado ou aprovado pelas operadoras;
  4. A implementação é realizada;
  5. O funcionamento é acompanhado e mantido por meio do suporte do parceiro.

Implantação do projeto

Apesar de complexa, a implementação de um projeto de DAS em hotel é feita para que haja o menor impacto para o seu negócio. O recomendado é procurar por soluções DAS que utilizem, em sua maioria, cabeamento de fibra, mais fino e leve, e muito mais fácil de passar por estruturas. 

Outro ponto importante é a preocupação do parceiro para que a estrutura DAS não seja percebida pelo hóspede: as antenas devem respeitar o estilo e decoração do hotel, mesclando-se ao ambiente de maneira discreta e camuflada.

O DAS da QMC funciona com o 5G, e conta com equipe de suporte 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso faz muita diferença diante de um eventual problema técnico. 

O segredo é encontrar o melhor parceiro

Em resumo, a implementação de um bom sistema ativo por um parceiro “neutral host” (ou seja, que não está afiliado a nenhuma operadora) otimiza a infraestrutura do hotel, reduz o impacto visual das antenas e gera eficiência operacional. Isso porque todo o processo de negociação, obras e manutenção é centralizado em um só fornecedor altamente especializado, ao invés de o hotel ter que acionar quatro ou cinco operadoras individualmente. 

O modelo DAS se mostrou a melhor solução para o setor hoteleiro, e para isso é necessária uma empresa de confiança. Quer um parceiro que preza pela excelência, investe constante em tecnologia de ponta e tem atendimento de qualidade diferenciada? Conheça a QMC Telecom – saiba mais sobre as soluções para ambientes internos e converse com a equipe sobre o DAS em hotel!  

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop