Olinda e QMC: garantindo sinal de celular fora de época (e nela também)

As praias, o frevo, os grandes bonecos e a profusão cultural presente tanto na culinária quanto no artesanato atraem cerca de 3,6 milhões de pessoas durante o Carnaval na cidade de Olinda, no estado de Pernambuco. Mas a qualidade dos serviços e das estruturas focadas na melhor experiência para o turista também são atrações fundamentais para que as pessoas retornem e recomendem o destino.

Dentro dessas estruturas, claro, também está a de telecomunicações.  Afinal, imagine visitar uma das cidades históricas mais lindas do Brasil, com um dos melhores Carnavais, e não conseguir se conectar direito com seus amigos, família ou, caso necessário, trabalho?

Essa era uma realidade recente para quem visitava a cidade, pois apesar de ter cobertura, não tinha capacidade para lidar com o grande número de visitantes, o que acabava sempre por sobrecarregar a rede local. 

Buscando uma solução permanente para acabar com o problema, uma grande operadora de celular solicitou à QMC um projeto camuflado para atender tanto os objetivos de conexão quanto de preservação ambiental de Olinda, uma das cidades históricas mais bem preservadas do Brasil. O desafio foi aumentar a capacidade da rede local e ao mesmo tempo garantir a preservação desse Patrimônio Histórico.

A cidade é um dos maiores patrimônios culturais do Brasil

Fundada em 1535, Olinda é uma das cidades mais antigas do Brasil. Ao ser colonizada pelos portugueses, foi invadida pelos holandeses em 1630 e, um ano depois, saqueada e incendiada por eles, até serem expulsos, 20 anos depois. Com isso, a cidade perdeu seu status de prosperidade e Recife se tornou o centro econômico da região, tornando-se a capital de Pernambuco em 1827, o que continua sendo até hoje.

Essa mistura de culturas fez com que Olinda adotasse diversos estilos de construção diferentes, misturando traços arquitetônicos renascentistas, maneiristas, barrocos, rococós e neoclássicos. Isso fez com que um terço da cidade fosse tombado pelo Patrimônio Histórico, sendo a segunda cidade (depois de Ouro Preto – MG) a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1982.

Patrimônios tombados, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), precisam ser protegidos e preservados. O tombamento de um imóvel é feito pela União, com intermediação do IPHAN ou das administrações municipais.

Conhecer o seu peso histórico e as limitações para garantir a sua preservação foram fundamentais para o sucesso do desafio de criar uma infraestrutura que atendesse à realidade cultural e de público da cidade, que a cada Carnaval atrai mais e mais foliões. 

Entendendo o problema e desenhando a solução ideal: o desafio de aumentar a capacidade da rede local

O grande problema de conectividade da rede móvel de Olinda era de capacidade, e não de cobertura. A cidade já tinha a infraestrutura necessária para lidar com a situação, porém não conseguia sustentar o grande número de pessoas utilizando a mesma rede. 

Isso acontecia porque o sinal enviado gerava um gargalo por ser transmitido através de uma única antena. Para ficar mais simples de entender, seria o mesmo que a cidade já ter uma estrada, mas que não aguenta o volume de veículos transitando durante o período de Carnaval, causando um grande trânsito. 

Uma solução única para garantir a cobertura até mesmo fora de época

Como já apontamos, o projeto de conectividade de Olinda precisava garantir a qualidade de sinal ao mesmo tempo em que respeitava as regras arquitetônicas de uma cidade tombada como patrimônio.

Para fazer isso acontecer, a QMC instalou uma infraestrutura camuflada no coração do Centro Histórico de Olinda, mais precisamente na Pousada dos Quatro Cantos, que fica em um casarão do século XIX e que também tem regras de preservação. Um dos fatores para essa escolha, além da localização, foi o fato de ser o ponto de encontro de vários blocos de Carnaval e não haver barreiras físicas para a transmissão do sinal – e o fato de concentrar muitos foliões no seu entorno acarretava na falta de sinal de celular também para a Pousada e seus hóspedes. 

Adaptando-se às situações específicas: a paisagem histórica que precisa ser preservada

Pela Pousada dos Quatro Cantos estar localizada em um casarão tombado pelo Patrimônio Histórico, os especialistas da QMC já sabiam que era preciso achar uma solução camuflada, ainda mais pelo fato de toda a região, e sua paisagem, serem protegidas pela UNESCO, fazendo com que soluções macro, como torres, estivessem fora de questão.

Por uma determinação do IPHAN, não era possível adicionar nenhuma estrutura na paisagem histórica, o que impedia a construção de um coqueiro artificial (algo comum para camuflar antenas de celular).

Também não era possível usar uma janela da pousada, pois isso faria com que um dos quartos não pudesse ser utilizado, diminuindo a renda do estabelecimento.

A solução encontrada foi utilizar a fachada da pousada, instalando uma antena camuflada. A QMC aprovou todo o processo de licenciamento, incluindo o alvará de construção, com os órgãos municipais (prefeitura de Olinda) e ambientais (IPHAN).

Resultado: maior conectividade para os foliões e para a população de Olinda

O resultado foi um sistema entregue com antenas configuradas em MIMO 4×4 (capacidade de transmitir e receber informações por 4 caminhos diferentes), e a operadora ativou as frequências de 700, 850, 1800, 2100 e 2600 MHz, provendo cobertura 3G e 4G para os usuários em apenas 45 dias após o início da construção.

A operadora parou de receber reclamações por falta de sinal no local, e a pousada percebeu um aumento no nível de satisfação dos seus hóspedes, que agora podiam utilizar os seus celulares para falar e também navegar utilizando tanto a rede 3G quanto a 4G, assim como os foliões. 

Como todo projeto especial da QMC, as infraestruturas estão preparadas para evoluir de geração de maneira simples e rápida. As nossas soluções especiais contam com estrutura de suporte completamente licenciada em todos os órgãos competentes e com o sistema irradiante preparado para receber todas as grandes operadoras do país. Para adequação ao 5G basta fazer o upgrade das antenas.

Se você quer saber mais sobre as nossas soluções Indoor, Outdoor, Street Level ou Centralizadas, acesse o nosso site. Para  receber as novidades do QMC Conecta diretamente no seu e-mail, assine a nossa newsletter. Lembre-se, você pode contar conosco para ajudar a superar o atual cenário.

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop