Praia de Camburizinho: sol e conectividade em São Sebastião (SP)

QMC Telecom promoveu qualidade de sinal para praia no litoral paulista

A Praia de Camburizinho fica em um dos lugares mais bonitos do litoral norte de São Paulo, São Sebastião, munícipio a 200 km da capital paulista. Para chegar à cidade é necessário passar por estradas sinuosas que cortam parte do Parque Estadual Serra do Mar, uma unidade de conservação ambiental da Mata Atlântica com cerca de 332 mil hectares que protegem 25 munícipios paulistas.  

São mais de 30 praias que fazem a região ser tão encantadora e umas das mais visitadas por turistas. Com uma boa infraestrutura para hotéis e pousadas, as praias mais procuradas pelos visitantes são Maresias, Juquehy e Camburizinho.  


Praia de Camburizinho  

Localizada a 38 km do centro de São Sebastião e 12,5 km da Praia de Maresias (sentido sul), a Praia de Camburizinho é o cenário ideal para quem busca relaxar e frequentar bares e restaurantes que ficam, literalmente, na areia. Com o acesso pela Estrada de Camburi, o local possui vagas de estacionamento e ruas residenciais.   

Agora, imagine estar em uma praia com água cristalina e não conseguir compartilhar este momento com outras pessoas, porque falta uma conexão de qualidade na praia? Ou mesmo não conseguir pagar uma conta por cartão porque não tem rede?


Do projeto à solução: infraestrutura camuflada 

Através do time de projetos especiais, foi realizado um estudo que mapeou as áreas de ausência de conectividade em algumas praias no litoral norte, lugares onde as operadoras de telecomunicações têm dificuldades de implementar uma torre, por exemplo. Para trazer mais conectividade à Praia de Camburizinho, a QMC Telecom instalou uma solução de infraestrutura camuflada em formato de coqueiro, em uma torre que fica em frente à praia, praticamente imperceptível aos moradores e turistas.

O time da QMC é responsável por desenvolver projetos que seguem as diretrizes estabelecidas por órgãos competentes, como o de proteção ao meio ambiente e ao patrimônio histórico, e procura sempre entender as necessidades da área e reduzir o impacto visual na implementação da infraestrutura.  

No caso da Praia de Camburizinho, foram instaladas três antenas para fazer um atendimento 360° e trazer uma cobertura de telefonia móvel de qualidade para o local, com atenção à questão paisagística da área. Todo o processo de negociação e implementação da infraestrutura durou em média 1 ano e 3 meses. O aumento de conectividade foi notável para moradores e visitantes da praia.  

Diferente do Street Level Solutions, o SLS – indicado para trazer mais conectividade às orlas e grandes avenidas, por meio de antenas instaladas no mobiliário urbano-, a infraestrutura camuflada consegue gerar mais cobertura macro para a área em que é instalada, porém ambas são complementares e preparadas para o 5G. 


Manutenção  

Para fazer o monitoramento e controle das antenas instaladas, a QMC utiliza o NOC (Network Operation Center), que garante que a infraestrutura opere sempre na melhor qualidade e capacidade possíveis, monitoradas por meio de relatórios e dashboards, durante 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop