São Paulo Expo: o principal destino de eventos da cidade tem a melhor infraestrutura de telecomunicações

São Paulo Expo

Gerenciado por um dos maiores grupos de eventos do mundo, a GL events – presente em cinco continentes e em mais de 19 países -, o São Paulo Expo une o que há de mais moderno em infraestrutura para eventos. Recebe todos os anos convenções, reuniões e treinamentos; eventos culturais e sociais, como shows, eventos esportivos e formaturas; congressos e seminários, além de feiras e exposições.

São mais de 120 eventos anuais, dentre eles a Futurecom, a maior conferência de transformação digital e telecomunicações da América Latina, e a Hospitalar, que recebe mais de 50.000 visitantes para conferir novidades e lançamentos de mais de 1.000 marcas expositoras da saúde, de mais de 30 países representados.

Infraestrutura no entorno não deu conta da demanda

Em relação à infraestrutura de telecomunicações, a região é predominantemente residencial, sem recursos de wireless suficientes para prover boa cobertura, diferentemente, por exemplo, do que acontece no centro da cidade.

Após a inauguração, em 2016, e com os eventos tomando imensas proporções, a infraestrutura existente de telefonia começou a não dar conta do aumento de fluxo de pessoas.

Uma das frustrações era o funcionamento dos sistemas de pagamento por cartão (as famosas “maquininhas”), que dependiam do sinal de celular para concluir a operação.

Desafio: ser o principal destino de eventos da cidade

E precisava crescer ainda mais: a GL events conseguiu a concessão do espaço por 30 anos, o que resultou em uma expansão dos 40 mil m² anteriores para 100 mil m². A decisão refletia a estratégia de tornar o centro de exposições como o principal destino de eventos da cidade.

Isso significaria um aumento exponencial da quantidade de pessoas transitando dentro do complexo, um ambiente que já registrava problemas de sinal para completar ligações e usar a internet nos horários de pico, quando a rede de telefonia ficava sobrecarregada.

O São Paulo Expo precisava de uma cobertura celular dentro de seu pavilhão que funcionasse perfeitamente e respondesse ao tamanho do desafio de negócio proposto pelo empreendimento.

Para manter esse alto padrão pelo qual era conhecido, o centro de exposições estabeleceu uma parceria com a QMC Telecom para a instalação de um sistema DAS multioperadoras.

Primeiramente, o desenho da solução

O primeiro passo era desenhar a melhor solução possível para a principal necessidade do São Paulo Expo: a melhora da cobertura celular dentro do pavilhão.

O desenho da solução só foi possível devido à expertise do time de Engenharia da QMC, que, com a utilização do software da iBwave, conseguiu planejar e estimar com detalhes as áreas de cobertura, qualidade de sinal e níveis de interferência devido à propagação indoor.

A iBwave Solutions fornece um software poderoso para projetar redes indoor, que já foi usado para algumas das maiores redes sem fio similares no mundo.

O projeto tinha que garantir o balanceamento de perdas entre os diferentes ramos de cada antena para atender aos requerimentos necessários para a correta implementação do MIMO 4X4.

Para isso, a QMC contou com a sua equipe e recursos especializados para realização de testes específicos como o TAE (Time Alignment Errors) e a EVM (Errors Vectors Magnitude), algumas das principais e mais importantes avaliações de qualidade e performance do sistema MIMO.

Além dos testes durante implantação, na fase de projeto, a QMC realizou todas as simulações necessárias e a maior atenção da equipe foi com o isolamento entre setores dentro do pavilhão.

A resposta para a questão passou pela adoção da solução de fornecedores como a Commscope e suas antenas especiais para cobertura de estádios com reduzida abertura de propagação e ausência de lóbulos de propagação.

Um projeto único, assim como o São Paulo Expo

O projeto no São Paulo Expo foi pioneiro no Brasil em contar com a instalação de um sistema LTE-A MIMO 4×4 para utilização em massa em ambientes indoor.

O sistema é popularmente conhecido como 4,5 G, no qual o usuário utiliza uma somatória de bandas de frequências para transmissão de dados. Isso permite atingir altas velocidades de download, propiciando assim uma experiência sem igual para os clientes das operadoras.

As antenas de alta performance da CommScope foram importadas da Alemanha devido às suas características de propagação e irradiação únicas e necessárias para boa performance do sistema, garantindo assim a ausência de sinais laterais que poderiam causar interferência entre setores.

Desta maneira, foi possível manter os níveis de SNR (qualidade do sinal) para uma excelente experiência para expositores e visitantes, atingindo velocidades de throughput próximas dos valores teóricos com o sistema em plena carga e durante a ocorrência da maior feira de telecomunicações da América Latina.

Resultado: velocidades altíssimas e uma conexão super confiável

Assim que o sistema foi implementado, os usuários perceberam a melhoria. O São Paulo Expo conseguiu oferecer, em 120 eventos no ano de 2019, velocidades altíssimas e uma conexão super confiável.

Alguns números chamaram a atenção: para o 4G, foram atingidas experiências de usuários próximos aos níveis teóricos propiciando velocidade de download de 300Mbps em meio à maior conferência de transformação digital e telecomunicações da América Latina, o Futurecom.

Também foi registrada a primeira experiência de cobertura indoor 5G na América Latina para eventos com usuários maciços realizada em parceria com fornecedores e operadoras. Foram atingidos picos de velocidade de download de 1Gbps.


A voz do cliente

De acordo com o Diretor Geral da São Paulo Expo, Daniel Galante:
“A grande vantagem de ter a QMC como parceira é a facilidade de ter uma pessoa de plantão para atender ao problema específico do cliente, sem burocracias ou infinitos níveis de atendimento, além de seu grande know-how técnico. Desta forma, não temos que lidar com diferentes equipes de cada operadora.”

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop