A empresa Rakuten Mobile foi a primeira a lançar uma rede 5G totalmente virtualizada no mundo. A operadora saiu na frente das concorrentes em setembro de 2020, e já soma mais de 4 milhões de assinantes, liderando o mercado 5G no Japão.
A primeira rede nativa na nuvem do mundo utiliza o modelo OpenRAN (Open Radio Access Networks – “Rede Aberta de Acesso por Rádio”, no português) instalado totalmente em um contêiner. Ou seja, é uma rede com código aberto e interoperável, em que componentes de fornecedores diferentes podem ser combinados para formar uma rede única completa.
Em junho de 2021, teste com o 5G no Japão da Rakuten alcançou 640 Gbps para a User Plane Function (UPF), o que representa ótimas oportunidades para impulsionar a rede comercial em um futuro próximo. E não somente para o país asiático, já que a Rakuten Mobile e a NEC Corporation assinaram um compromisso de expandir a tecnologia doméstica para o mundo.
Entre as principais características do case Rakuten, destacamos:
- Estrutura 5G em ondas milimétricas (sub-6Ghz – 3,7 GHz, e 28 Ghz);
- Propagação do sinal por meio do sistema de múltiplas entradas e saídas (MIMO);
- Baixo custo de instalação, já que adaptaram a rede 4G existente da Rakuten;
- Empresa fechou parceria com a Cisco para promover serviços 5G e IoT (internet das coisas) para os clientes corporativos.
O que é uma rede virtualizada?
Comentamos que a Rakuten utiliza a tecnologia de rede virtualizada – mas afinal, o que é isso? Vamos explicar!
A rede virtualizada permite o fornecimento dos recursos em software, diferente da rede tradicional, que fornece em hardware – ou seja, o processamento da conexão ocorre na nuvem, tornando o tamanho do sistema menor, reduzindo custos e permitindo uma instalação mais rápida do 5G.
Além disso, uma das principais vantagens para as empresas é a redução de custos operacionais – opex e capex, já que por ter menos instalação de infraestrutura e equipe em campo para manutenção, as despesas também diminuem, tornando a rede automatizada e mais eficiente.
Expansão da tecnologia para o mercado global
O sucesso da instalação do 5G no Japão da Rakuten traz lições para o mundo todo: o fato de ter sido estruturada em um contêiner e no modelo OpenRAN, em parceria com a NEC Corporation e com a Intel, ensina que as empresas podem trabalhar em conjunto pelo mesmo objetivo, contribuindo umas com as outras para elevar o padrão de qualidade dos produtos e soluções.
A tecnologia e formato de estrutura estão atraindo o olhar das operadoras de todo o mundo, o que justifica o acordo citado para expandir a solução para outros países.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a empresa Ligado Networks visa utilizar a tecnologia RCP (Rakuten Communications Platform – Plataforma de Comunicação Rakuten) para operar no segmento empresarial.
Acompanhe nosso site e fique por dentro das atualizações e novidades do 5G na América Latina e no mundo!