Berrini e QMC Telecom: aumento da conectividade no centro corporativo de São Paulo 

Berrini

Devido a uma parceria exclusiva com a Ótima, empresa que administra os pontos de ônibus ao longo da avenida, foi possível ampliar significativamente a capacidade da rede de telecomunicações naquela região 

Uma das áreas mais movimentadas de São Paulo é a Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, local com grandes edifícios comerciais, restaurantes, cafés e shoppings e uma estação de trem.  A via – que tem 1.870 metros de extensão e liga a Rua Funchal à Avenida Doutor Chucri Zaidan, localizada na Zona Sudoeste da capital paulista – é um polo econômico, com a presença de empresas de grande porte como Rede Globo, Samsung, as operadoras de telefonia Claro e Vivo e também é cenário de um dos cartões postais de São Paulo: a Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira. 

Mais de 200 mil pessoas trafegam na região e há mais de 900 empresas de vários segmentos instaladas no eixo entre as Avenidas Luís Carlos Berrini e Chucri Zaidan, de acordo com um relatório da Consultoria JLL de outubro de 2019. Porém, além dos escritórios, há grande fluxo de pedestres e carros na região (cerca de 1.960 carros e 160 ônibus por hora). Segundo um levantamento da equipe de Data Analytics da QMC Telecom, o tráfego de dados móveis e o Wi-Fi na região, de outubro de 2019 a outubro de 2021, chegou a 2.803.028 megabits.  

Então, como prover melhor qualidade de sinal de celular para quem trafega nessa área, seja esperando por um ônibus, no carro precisando enviar uma mensagem rápida para alguém, ou mesmo nos primeiros andares de um prédio comercial? 

Por ser uma área comercial, não era possível colocar uma estrutura vertical tradicional, como uma torre macro para aumentar a capacidade de rede da região, pois poderia prejudicar o aspecto paisagístico, urbanístico e arquitetônico da área. Foi exatamente neste cenário que a QMC Telecom entrou em ação.  

SLS QMC: escolha certa para a Berrini 

Para solucionar o problema, a QMC desenvolveu juntamente com o seu cliente um projeto específico utilizando a solução SLS de infraestrutura de telecomunicações (Street Level Solutions ou Soluções no Nível da Rua, em português) – infraestruturas de pequeno porte instaladas em mobiliário urbano, como semáforos, bancas de jornal, postes de luz etc.  

Por meio da parceria exclusiva com a empresa Ótima para instalação da infraestrutura em abrigos de pontos de ônibus, o projeto foi baseado na instalação de totens ao longo da avenida distribuídos estrategicamente de forma a complementar a cobertura existente. Isso possibilitou à operadora prover melhoria de cobertura e capacidade para os frequentadores do local. Essa melhoria de rede se deu pela ativação de novos rádios nas frequências de 1.800, 2.100 e 2.600MHz nas tecnologias 3G e 4G. 

A solução SLS foi adotada pela operadora por tratar-se de um sistema que oferece excelente conectividade e não prejudica a identidade visual e arquitetura do bairro, visto que os equipamentos ficam mimetizados no ambiente urbano. O SLS consegue entregar conectividade em áreas específicas e de forma concentrada e, desta forma, provê melhora significativa na experiência do usuário ao navegar na rede.  

Diferenciais da QMC no projeto  

  • Infraestrutura totalmente licenciada junto aos órgãos relacionados​; 
  • Preparada para agilizar o processo de implantação e ativação dos equipamentos​; 
  • Projeto com design exclusivo mimetizado, sem influenciar na arquitetura local;
  • Operação e manutenção da infraestrutura 100% de reponsabilidade da QMC.

Resultados 

Por meio de uma análise de estudos e coletas de informações antes, durante e após a instalação do projeto, a QMC conseguiu entregar os melhores resultados, com aumento da capacidade de sinal transmitido pela operadora. 

Serviço de qualidade do início ao fim 

Além de um time técnico bastante qualificado para construir soluções e adaptá-las às necessidades do ambiente e do cliente, a QMC faz o monitoramento constante da solução desenvolvida pelo NOC (Network Operation Center). Caso haja qualquer tipo de problema na rede ou nos equipamentos da companhia, o time de campo é acionado para restabelecer o serviço.  

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