Sistema SLS: o que é e o que muda na conexão do usuário?

Quem nunca esteve no carro ou caminhou a pé na rua e, de repente, viu a chamada telefônica cair, ficou sem sinal? Ou então, mesmo com sinal, a página da internet ficava só rodando e não carregava? Com mais pessoas por metro quadrado, aumenta também a quantidade de celulares e dispositivos buscando por conexão no mesmo espaço, simultaneamente. O sistema SLS (Street Level Solutions) da QMC é a solução mais prática para resolver problemas da cidade e do campo.

Hoje em dia é impossível não estar conectado, e além da crescente demanda de usuários por mais dados, também existem barreiras físicas – altos prédios bloqueiam a propagação de sinal de celular, por exemplo.

As soluções SLS são ideais para resolver o problema: elas têm infraestrutura mais flexíveis adaptadas ao ambiente urbano para melhorar a cobertura das operadoras.

Basicamente são antenas que irradiam menor potência e que ficam no mobiliário urbano, como semáforos, bancas de jornal, postes de luz, etc. Desta forma, elas conseguem entregar conectividade com menor distância em relação aos aparelhos móveis. 

Diferença da transmissão de uma antena e do sistema SLS

Diariamente, as pessoas enfrentam problemas de conexão – mesmo com a barrinha de sinal cheia. São diversas as questões que podem ser resolvidas com um sistema SLS; as principais são:

  • Problemas de capacidade: imagine um grande evento, uma festa de rua ou um grande congestionamento; todas as pessoas estão tentando se conectar ao mesmo tempo, ultrapassando o limite que a rede suporta. Nesse sentido, o sistema SLS pode ajudar também em pontos turísticos – quem é que não quer compartilhar nas redes quando visita um lugar novo? O wi-fi aberto de grandes centros muitas vezes não é preparado para receber um grande fluxo e atender todos com qualidade;
  • Problemas de cobertura: em centros urbanos, além da grande quantidade de pessoas, barreiras físicas, como paredes e outros prédios, podem atrapalhar o sinal, criando áreas de sombra, assim como a distância da rede de cobertura. A Solução no Nível da Rua (SLS) é a melhor opção.


Como fica o sistema SLS om a chegada do 5G

Se hoje em dia as conexões 3G e 4G já são um desafio, é preciso que as cidades e grandes centros se antecipem e preparem a infraestrutura para receber a próxima tecnologia que está por vir – o 5G está previsto para estar disponível em todas as capitais brasileiras até julho de 2022.

Com o 5G, o tráfego de usuários será maior, já que a rede deverá suportar até 1 milhão de conexões por quilômetro quadrado, enquanto o 4G alcança somente 100 mil. Portanto, para que a capacidade seja usada em sua totalidade, será mandatório que o sistema SLS faça parte da gama de soluções de infraestrutura de rede celular. Assim, iremos para a próxima geração de tecnologia com mais espaço para novas aplicações de dispositivos que fazem uso da Internet das Coisas (IoT).

Neste contexto, um dos diferenciais do sistema SLS é que sua conexão com a rede da operadora se dá por meio de fibra, permitindo que todo o aumento exponencial previsto com a chegada do 5G – a expectativa do país é de que, em 2023, haja 181 milhões de pessoas conectadas, o que representa um aumento de 84% em cinco anos -, escoe de forma estável, garantido a boa experiência do usuário.

“As soluções SLS da QMC permitem que os investimentos realizados pelas operadoras em novos equipamentos sejam refletidos diretamente em melhoria da qualidade da experiencia de seus clientes, diminuindo efeitos de interferencia e aumentando significativamente a eficiencia espectral. Ao fim do dia dia trata-se de otimizar os recursos disponíveis com baixissimo impacto visual”, explica Luis Bernardes, Business Director – SLS na QMC Telecom.

A QMC Telecom se tornou famosa por seus emblemáticos projetos de infraestrutura neutra para redes celulares em locais como o Centro Turístico Corcovado e a Marina da Glória, ambas no Rio de Janeiro. Diversos projetos especiais em áreas de difícil viabilização de redes móveis, como as áreas turísticas nas cidades de Tiradentes, Ouro Preto e a praça do Carnaval de Olinda. Também contamos com um projeto em Balneário Camboriú, local turístico e um dos pontos mais procurados no ano novo. Entre em contato e saiba mais!

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop