5G – os primeiros passos para entender

O 5G está cada vez mais próximo de se tornar uma realidade cotidiana. Você sabe o que isso significa? Leia mais para saber como essa tecnologia irá mudar a sua vida!

Para começar, o que significa a letra “G”? Essa seja talvez a resposta mais simples: geração. Isso quer dizer que estamos chegando na 5ª geração de tecnologia de conectividade móvel para dispositivos sem fio. Mas há mais diferenças em cada geração do que apenas o número que vai em frente ao G.

1G – 1980 – Chamadas de voz

Carregar aparelhos com mais de 1KG hoje pode parecer algo inconcebível – hoje, um smartphone tem menos de 200 gramas – mas essa era a realidade nos anos 80, período que vimos o nascimento dos primeiros celulares. Os incômodos não se limitavam apenas ao peso dos aparelhos, mas também à duração da bateria e qualidade das chamadas (que sofriam com as interferências).

Box_1g-_1980_1_ligacao_celular_ok

Qualidade da chamada de voz: baixa, por causa de constantes interferências 
Internet: Não possuía

2G – 1990 – Chamadas de voz + Mensagens de texto curtas

Nesta geração, as redes sem fio para dispositivos entraram na era digital e permitiu o uso do Serviço de Mensagens Curtas , o SMS.  O 2G também disponibilizou,  baixar imagens e sons, mas, como a internet móvel ainda era muito lenta, haviam ainda muitas limitações. Foi nessa geração que os aparelhos se tornaram menores, mais baratos e mais populares.

Qualidade da chamada de voz: digital – grande melhora 
Internet:
velocidades entre 64~144 kbps 


3G – 2000 – Chamadas de voz + Mensagens de texto longas + Vídeo

As velocidades de transferência de dados cresceram na terceira geração, principalmente com o uso dos smartphones Transmissões de vídeo em tempo real, serviços de streaming – como música e vídeo – e muitas outras funcionalidades , nasceram graças às novas possibilidades que o 3G proporcionou. 

Qualidade da chamada de voz: HD 
Internet:
até 2 Mbps

4G – 2010 – Chamadas de voz + Mensagens de texto longas + Streaming de vídeos e games em HD

A geração atual permite Streamings de vídeo em tempo real de alta definição, novas aplicações de missão crítica por conta da latência reduzida, maior segurança e mobilidade, popularização da tecnologia em grande escala etc.

Qualidade da chamada de voz: uso de pacotes IP para voz 
Internet: até 100 Gbps

O que esperar do 5G?

Box_5g_explosao_trafego_internet_ok3
  • Altas taxas de pico de transferência de dados

A próxima geração permitirá picos de velocidades nunca antes vistos. 10 Gbps de download, contra os atuais 100 Mbps em média do 4G.

  • Latência
  • O tempo que um dado demora para viajar de um ponto ao outro, em circunstâncias ideais, deve ser menor que 4 milissegundos, para aplicações de alta performance. Atualmente o 4G consegue atingir entre 35 e 52 milissegundos. O 5G permitirá que isso aconteça em apenas 1 milissegundo. A baixa latência do 5G permitirá comunicação com resposta rápida, o que tornará viável novas aplicações tecnológicas que precisam de resposta imediatas para conseguir se adaptar a ambientes em constante mudança. 

    • Densidade de conectividade

     Espera-se que a rede consiga suportar 1 milhão de conexões por quilometro quadrado, contra os atuais 100 mil alcançados pelo 4G. Esse número  abre espaço para novas aplicações de dispositivos que fazem uso da Internet das Coisas (IoT). 

    A Internet das Coisas (IoT) será a principal tecnologia que permitirá que o 5G alcance todo o seu potencial de conectividade e integração. Ela já é utilizada hoje em dia, mas chegará em uma nova escala (espera-se que alcance a casa de 50 bilhões de dispositivos em 2022). O volume de dados gerado será descomunal e só poderá ser suportado pelo 5G.

    Mas o que toda essa tecnologia significa em mudanças no nosso dia a dia?

    Nossas casas inteligentes farão parte de uma cidade inteligente, onde tudo está conectado, recebendo e gerando dados. E o principal: aprendendo em tempo real para oferecer a melhor solução sempre.

    Então, o que significa 5G? 

     Teremos a oportunidade de explorar e descobrir novas aplicações para tecnologias já existentes, além de um ambiente propício  para a descoberta de outras ainda não vistas. Entender quais são as possibilidades é o primeiro passo para estar preparado. O 5G é muito vai muito além do que falamos! 

    Acompanhe o blog e assine a nossas newsletter para receber diretamente no seu e-mail os próximos posts de 5G que iremos trazer. Os conteúdos QMC são exclusivos e feitos para você!

    Compartilhar

    Most read

    QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

    “2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

    QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

    We provide wireless solutions for your business.

    Stay connected with our latest insights!​

    DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
    what does it all mean?

    Discover how these technologies can help your business on connectivity.
    ilustração homem segurando laptop
    ilustração homem segurando laptop