Cidade Jardim: QMC traz conectividade para um bairro nobre de São Paulo

Cidade jardim

Todo o processo de implementação do sistema SLS ocorreu em tempo recorde

Cidade Jardim é um bairro residencial de alto-padrão em São Paulo, localizado às margens do Rio Pinheiros. É uma das áreas imobiliárias mais valorizadas da capital, com valor médio por metro quadrado de mais de R$12 mil, de acordo com o Grupo SP Imóvel, em setembro de 2021. Ele também faz parte da Zona de Valor A, estabelecida pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci -SP), com um dos custos de vida mais altos de São Paulo, ao lado de bairros como Pacaembu, Pinheiros e Brooklin.

Uma área próxima a shoppings e parques, como o Cidade Jardim Shopping, que atende o público AAA, e do Parque Alfredo Volpi, demanda uma alta qualidade de serviços, incluindo de telefonia móvel. Imagine ficar sem conectividade para fazer compras, conectar dispositivos inteligentes na smart house ou não viver uma experiência imersiva dentro da própria casa pela ausência de dados móveis?

Por ser um bairro residencial de luxo, não era possível colocar uma estrutura vertical tradicional, como uma torre macro, para aumentar a capacidade de rede da região, já que ela poderia prejudicar o aspecto paisagístico, urbanístico e arquitetônico da área. Foi exatamente neste cenário que a QMC Telecom entrou em ação.

SLS, a solução ideal para o bairro Cidade Jardim

Por meio de um sistema SLS (Street Level Solutions ou soluções no nível da rua, em português), infraestruturas de pequeno porte foram instaladas em mobiliário urbano (como semáforos, bancas de jornal e postes de luz), e com isso a QMC ampliou a infraestrutura de telecom no bairro Cidade Jardim. A QMC instalou a solução em 9 pontos estrategicamente distribuídos, possibilitando à operadora prover melhora na cobertura e capacidade para os moradores e visitantes do bairro. Essa melhoria de rede se deu pela ativação de novos rádios nas frequências de 1.800, 2.100 e 2.600MHz nas tecnologias 3G e 4G.

A solução SLS foi adotada pela operadora por tratar-se de um sistema que oferece excelente conectividade e não prejudica a identidade visual e arquitetura do bairro, visto que os equipamentos ficam mimetizadas no ambiente urbano. O SLS consegue entregar conectividade em áreas específicas e de forma concentrada e, desta forma, provê melhora significativa na experiência do usuário ao navegar na rede.

Desafios

Um dos maiores desafios na implementação da solução foi a construção do sistema ótico QMC (rede de fibra ótica). Trata-se de uma infraestrutura totalmente subterrânea construída através de MND (método não destrutivo) 100% licenciada, evitando a passagem de fibra aérea que pudesse trazer poluição visual para a região. Esse sistema ótico tem como objetivo conectar os NODES SLS (locais destinados para instalação dos rádios da operadora) até a rede da operadora. O tempo para a construção da infraestrutura, instalação e ativação dos rádios da operadora foi de aproximadamente 6 meses.

Especialidade QMC: projetos disruptivos com TCO adequado para o cliente

A QMC realiza estudos preditivos e coletas de informações de campo em momentos diferentes do projeto, antes e depois da ativação dos rádios da operadora. O time de engenharia utiliza os indicadores considerados mais importes para o usuário na elaboração do design da solução. Esse é um detalhe importantíssimo nos projetos SLS: desenvolver designs específicos e personalizados à demanda, proporcionando ao cliente o melhor TCO possível na contratação do projeto.

Resultados: melhoria da cobertura de sinal da região

As medidas realizadas pela QMC após a ativação do sistema SLS na região da Cidade Jardim comprovam melhoria significativa obtida em praticamente todos os indicadores de qualidade de rede naquela região. Indicadores relacionados à cobertura (RSRP) tiveram melhorias de mais de 70%, e indicadores de qualidade (RSRQ) e de throughput melhoraram 100% e 82%, respectivamente.

A QMC conta com um time de engenharia altamente capacitado na elaboração de soluções disruptivas para seus clientes, além de contar com um experiente time de aquisição e implantação de rede para entregar as soluções totalmente aptas às necessidades da operadora.

Dentre os aspectos positivos da instalação do sistema SLS, está a valorização dos imóveis, já que os moradores ganharam mais velocidade para acessar a internet e fazer chamadas telefônicas de forma mais rápida e eficiente, e contam com a melhor infraestrutura de telecomunicações para se manter conectado.

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop