Edifício inteligente: conheça as vantagens de um empreendimento conectado

Se você já acha moderno os prédios comerciais com acesso por biometria, prepare-se para se surpreender com o que a tecnologia e a conectividade podem proporcionar para um edifício inteligente.

Um edifício inteligente vai muito além de apenas o controle de acesso: ele proporciona segurança, bem-estar, melhor aproveitamento dos recursos e até economia para o prédio e locatários.

A Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI), tecnologia e análise de dados podem tornar as construções mais seguras, com vantagens também para as operadoras, conforme indica a publicação da RCRWireless News.

Vantagens do edifício inteligente

O uso da tecnologia e soluções de inteligência artificial são as responsáveis por transformar um empreendimento em um edifício inteligente. Entre as vantagens mais interessantes, destacamos as possibilidades:

  • Monitoramento da qualidade do ar interno; temperatura, fluxo e umidade do ar ajustadas automaticamente de acordo com a quantidade de pessoas presentes no ambiente;
  • Vigilância e segurança sem fio, conectadas e enviadas para os proprietários;
  • Análise de dados em tempo real para otimizar o consumo de energia – uso dos elevadores e lâmpadas inteligentes, por exemplo, trazendo vantagens para o bolso e para o meio ambiente;
  • Iluminação e ar condicionado inteligente com controle de UVA e filtros de ar para desinfecção do ar e de superfícies;
  • Análise do fluxo de pessoas para criar cronogramas de higienização.

O edifício inteligente também desempenha um importante papel no quesito saúde: pode ajudar a monitorar e controlar o distanciamento social, e rastrear a temperatura corporal do público por meio de câmeras inteligentes.

Os Sistemas de Automação Predial (BAS) auxiliam na tomada de decisão com base em informações em tempo real para realizar melhorias internas, e aumentam a eficiência do empreendimento em diversas áreas.

5G, IoT e inteligência artificial em empreendimentos

O uso de rede privada é muito comum no mundo corporativo, já que uma conexão própria interliga computadores e dispositivos sem fio, oferecendo acesso restrito a apenas pessoas credenciadas – é uma forma de proteger os dados da empresa.

Portanto, nos edifícios inteligentes, um dos focos deve ser a conexão 5G privada – que além de promover segurança, melhora o fluxo de trabalho por conta da alta velocidade, aumenta a produtividade da empresa e otimiza as operações do prédio em si.

É uma tríade de sucesso para o futuro: o 5G traz mais velocidade, a IoT aumenta o volume de dados e, consequentemente, a IA melhora a capacidade de tomada de decisão dos empreendedores, otimizando recursos.
Quer transformar o seu empreendimento em um edifício inteligente? Entre em contato e descubra como isso é possível!

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop