Rede privada: como pode impactar no seu negócio?

Você já deve ter ouvido falar que determinada empresa tem VPN – do inglês Virtual Private Network (Rede Privada Virtual). Mas afinal, o que isso significa? Ela é mais segura? Qual é a relação com o 5G? Vamos explicar!

Primeiramente, uma rede privada, como o próprio nome sugere, é uma conexão própria, que interliga computadores e dispositivos sem fio com acesso restrito a apenas pessoas credenciadas. É muito comum no ambiente corporativo, e tem ganhado ainda mais força em períodos de home office – afinal, o trabalho remoto muitas vezes só é possível com acesso ao servidor da empresa. 

A VPN é mais segura do que dados na nuvem, por exemplo, pois a troca de informações é totalmente criptografada, o que dificulta a interceptação de dados e ação de hackers. Filiais podem ter acesso fácil e seguro à rede da matriz e vice-versa.

Rede privada e 5G para o seu negócio

A expectativa para a chegada do 5G na América Latina é grande, afinal, além da alta velocidade e baixa latência, a nova geração promete muitos avanços tecnológicos e inovações. E o melhor de tudo é que a rede privada também poderá se beneficiar desse cenário – mas também deverá redobrar sua segurança, já que ameaças aos dados podem se tornar mais comuns.

Quase 70% das operadoras do mundo já oferecem rede privada sem fio para empresas, segundo levantamento da GSMA Intelligence e da Trend Micro. A expectativa é que o número cresça ainda mais até 2025, por conta do 5G.

A principal preocupação é em relação à capacidade e segurança. Será que as operadoras realmente estão preparadas para lidar com as demandas? Os dados e a privacidade realmente estarão seguros? E ainda há outro desafio: a falta de conhecimento e ferramentas.

O estudo da GSMA indica que as fornecedoras de rede privada com 5G devem buscar parcerias com empresas especializadas e investir em mais segurança para a conexão empresarial – 77% das operadoras já demonstraram a intenção de elevar seus padrões.

Setor industrial lidera rede privada

Já comentamos por aqui que a velocidade e a baixa latência do 5G vão viabilizar carros automatizados. O mesmo vale para a comunicação entre pessoas e robôs dentro de uma linha de produção – é a chamada fábrica inteligente, que virá com a popularização da indústria 4.0. Isso será ainda mais assertivo com a instalação de uma rede privada.

A instalação de rede privada para esse fim garante mais privacidade para a indústria, mais precisão e confiabilidade, além de ser superior ao wi-fi convencional. 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) já realizam testes no Brasil. São dois pilotos com foco em indústria, instalados em Jaraguá do Sul (SC), em parceria com a V2COM WEG, Claro, Ericsson e Nokia. Ao fim do estudo, será publicado um relatório sobre a viabilidade das redes privadas com 5G para o setor, pontos vulneráveis e as possibilidade dos ganhos de produção.

De forma geral, a GSA já listou 45 países no mundo que estão implantando rede privada baseada em LTE ou 5G – seja projeto piloto ou comercial, com destaque para Peru e Brasil na América Latina.

Acompanhe nossas mídias sociais e fique por dentro das novidades sobre rede privada, 5G e muito mais!

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop