IoT: 10 aplicações que irão mudar as nossas vidas

O 5G será algo muito além de uma internet mais rápida no seu celular, se conectando e potencializando tecnologias que já existem, como é o caso da Internet das Coisas ou simplesmente IoT (Internet of Things). Para ilustrar o poder que a sinergia dessas tecnologias podem gerar, trouxemos 10 exemplos de aplicações IoT que irão mudar as nossas vidas.Iot: 10 aplicações que irão mudar as nossas vidas1- Vestuário

Seja nas atividades diárias ou realizando exercícios, muitos dados serão capturados e processados em nossas roupas, oferecendo informações.  

2- Carros conectados

Apesar de apresentarem problemas, principalmente no tempo de resposta de uma conexão à internet, os carros inteligentes já existem. A baixa latência do 5G mudará essa realidade.

3- Casas inteligentes 
Aos poucos, com a adição de novos dispositivos IoT, as nossas casas estão ficando cada vez mais interativas. Com o 5G haverá muito mais conectividade e velocidade entre os dispositivos. 
4-Cidades Inteligentes
As conexões acontecerão em uma escala muito grande, unindo diferentes aspectos de uma cidade inteira, o que proporcionará uma vida em sociedade muito mais sustentável e econômica.
5-IoT e Saúde 
Com a Internet da Nano Coisas (IoNT), dispositivos microscópicos vão monitorar a  saúde e combater doenças de forma eficiente e menos invasiva. Essa união de tecnologias também nos permitirá ter uma resposta mais rápida de doenças transmissíveis, seja por meio na coleta e compartilhamento de dados, ou no monitoramento da população.
6-IoT Smart Office
A interconectividade dos dispositivos, além da análise dos dados que geramos todos os dias irá proporcionar um salto na nossa produtividade, bem como na lucratividade. Isso também poderá redefinir a nossa relação com o ambiente de trabalho, já que será muito mais fácil ter acesso a dados. O home office estará mais presente em nossas vidas. Isso também aumentará ainda mais as preocupações e esforços no campo da segurança digital.

 https://youtu.be/o9WqBX8YMIU

7-IoT na agricultura

Diante de uma demanda por alimentos que só aumenta com o passar dos anos, a IoT será um grande aliado nessa questão, oferecendo monitoramento e soluções em tempo real na cadeia produtiva.

8-IoT na indústria
 Indústrias inteiras irão evoluir, encontrando novas maneiras de produzir mais e de forma eficiente e econômica.

https://youtu.be/R5RfSQ3Nxzg

9-Varejo 

 As empresas encontrarão novas formas de inovar a experiência do consumidor. O 5G também integrará tecnologias de segurança, aprimorando ainda mais as já existentes. 

10-Smart Grid

 Hoje já passamos por grandes problemas de abastecimento, o que nos faz buscar novas fontes de energia. A evolução da IoT permitirá uma cadeia de abastecimento muito mais eficiente, ao se adaptar em tempo real à demanda de consumo.  Isso significa fornecer eletricidade na quantidade necessária.

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop