O que é a Internet das Coisas – IoT?

O que é a Internet das Coisas – IoT?

Ultimamente temos falado bastante sobre os benefícios que as telecomunicações trouxeram e trarão para a sociedade ao longo do tempo: no passado, presente e também no futuro

O que é a internet das coisas - iot?Ainda estamos no início de uma verdadeira revolução que acontecerá ao longo dos próximos anos, mas entender como ela acontecerá é fundamental para que tenhamos uma verdadeira visão de todas as possibilidades. O 5G será o porta-voz disso tudo, e viabilizará aplicações da Internet das Coisas (IoT – Internet of Things). Já ouviu falar, mas não sabe exatamente o que é?

O que é a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas, ou simplesmente IoT, é o conceito de conectar qualquer dispositivo (que possa ser ligado e desligado) à internet e a outros dispositivos. Criando uma grande rede de “coisas” e pessoas que coleta e compartilha dados sobre a maneira que eles estão sendo utilizados e o ambiente ao seu redor. Esses dispositivos podem ser desde celulares a aparelhos com Wi-Fi, tais como micro-ondas, geladeiras, lâmpadas, pulseiras smart, caixas de som, máquinas de lavar etc (basicamente qualquer coisa que você possa imaginar), mas também se aplica a componentes de máquinas, como a bomba de combustível de um posto ou até mesmo uma broca de perfuração de petróleo em grandes profundidades. Tudo que possui um botão de liga e desliga tem potencial para fazer parte da Internet das Coisas. 

Segundo um estudo da Juniper Research, até 2022 é esperado que 50 bilhões de dispositivos estejam conectados pela Internet das Coisas. Teremos uma grande rede de relacionamento de pessoas-pessoas, pessoas-coisas e coisas-coisas. 

Como isso funciona?

Dispositivos e objetos com sensores são conectados a uma plataforma da Internet das Coisas que integra os dados gerados, processa-os e compartilha as informações mais valiosas com aplicações criadas para resolver necessidades específicas.

As plataformas de IoT são o ponto central que unem hardware, conectividade, software e camadas de aplicações para oferecer uma solução eficiente para o gerenciamento e configuração de dispositivos, coleta e análise de dados, aplicações e conexões com a nuvem ou um servidor local, atendendo obrigatoriamente certas questões:

  • Escalabilidade 

A plataforma precisa estar preparada para comportar um número sempre crescente de dispositivos conectados, mantendo a qualidade de performance. 

  • Ser amigável

A plataforma precisa oferecer flexibilidade de integração com diferentes APIs e o controle do código para uma maior customização e adaptação para diferentes cenários e necessidades. 

  • Integração e interoperatividade

A plataforma precisa estar preparada para lidar com diferentes tipos de dispositivos conectados com diferentes protocolos de comunicação para a coleta e processamento dos dados gerados. 

  • Opções de implementação

A plataforma precisa estar pronta para se integrar à rede da empresa, seja na nuvem ou em um servidor interno

  • Segurança de dados

Encriptação da informação transmitida entre os dispositivos e o servidor pelos possíveis diferentes canais de comunicação, o controle do acesso de usuários, bem como o manuseio dos dados processados. Hoje em dia a questão de segurança é crescente e exponencial.

Como a IoT lhe impacta

Por que iremos precisar de tantos dispositivos conectados e compartilhando dados entre eles?

Imagine que a smartband que você usa, monitora o seu sono e avisa para o despertador do seu celular qual é o melhor momento do ciclo do seu sono para que você acorde mais disposto. 

A Internet das Coisas veio para integrar e conectar, trazendo eficiência para a nossa sociedade nos mais diferentes níveis. Juntamente com o 5G e outras tecnologias, o IoT irá mudar a maneira que vivemos. 

Agora você sabe um pouco mais sobre o que é a Internet das Coisas e uma pequena parcela de todo o seu potencial. Ainda há muito a ser explorado sobre o assunto, principalmente as suas aplicações práticas.

Fique conectado no QMC Conecta para entender ainda mais sobre o assunto – em breve teremos mais conteúdos exclusivos sobre IoT.

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop