Complexo 21: o primeiro caso de sucesso da QMC Brasil

O empreendimento, que fica na capital do Brasil, recebeu a infraestrutura do DAS (Sistema de Antenas Distribuídas)

Uma cidade planejada. É assim que muitos definem Brasília, no Distrito Federal. A ideia de criar uma capital para o Brasil surgiu no século XIX, porém só foi concretizada na década de 1960 com o então presidente do país, Juscelino Kubitschek. O objetivo era fazer a cidade ser o centro de modernidade e logístico do país. Um dos projetos que marcam esse momento histórico foi a criação do plano piloto, projetado pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, que dividiu a cidade 4 escalas: residencial, monumental, gregária e bucólica.

Como foi construída para preservar espaços livres, com amplitude visual e paisagem horizontalizada, os prédios mais altos e com grande fluxo de pessoas ficam na área central, mais especificamente nos Eixos Rodoviário e Monumental – grandes avenidas que ligam a capital de norte a sul e leste a oeste, respectivamente.

Um dos empreendimentos mais antigos que chamam a atenção para quem vem à capital federal é o Complexo 21, localizado no Eixo Monumental, setor hoteleiro Sul, a 13 km do Aeroporto JK e a poucos minutos dos principais pontos turísticos de Brasília, como Esplanada dos Ministérios, Parque da Cidade e a Torre de TV. Com cerca de 200 mil m² de área construída, é um dos mais sofisticados complexos de negócios, hotelaria e eventos da região centro-oeste. 

Uma grande estrutura como a do Complexo 21, que recebe em média 3,5 milhões de pessoas por ano, necessitava de uma conexão de celular para realizar chamadas telefônicas e acessar a internet. O espaço carecia de uma infraestrutura adequada, principalmente na parte de hotéis. Foi neste ponto que a QMC Telecom entrou em ação, instalando um Distributed Antenna System (DAS) multioperador ativo, que cobriu 100% do complexo.

Desafios do projeto

O Complexo 21 foi o primeiro projeto de DAS e um dos mais complexos para a QMC Telecom. A começar que, em 2015, os sistemas indoor eram conhecidos por serem disponibilizados somente por operadoras, e o conceito de Neutral Hosts – empresas responsáveis pelo compartilhamento de uma infraestrutura de telecomunicações – ainda estava em desenvolvimento. As poucas empresas que operavam neste modelo de negócio trabalhavam com sistemas muito pequenos.

Por ser um empreendimento de grande porte e relevância, desde o planejamento até a implementação do sistema de conectividade, as equipes de negociação e implementação sempre estiveram disponíveis para explicar como funcionaria a instalação das mais de 400 antenas no complexo.

Na época, a QMC Telecom divulgou na imprensa que investiu entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões no Brasil 21 e foi considerado o maior serviço de DAS feito por uma Neutral Host, naquele momento.

Projeto

O primeiro passo foi elaborar um projeto que atendesse um alto fluxo de pessoas, já que o Complexo 21 é composto por três hotéis, três torres de escritórios, um centro de convenções para quatro mil pessoas, garagem com 1.200 vagas, auditórios, diversas lojas, além de bares e restaurantes.

O sistema de DAS ativo utiliza cabos de fibra óptica para distribuir o sinal de uma base – que reúne todos os sinais das operadoras em um só lugar – para antenas distribuídas por todo o empreendimento. Por ser uma infraestrutura facilmente adaptável para novas tecnologias, como o 5G, o DAS ativo consegue ser projetado e implementado em empreendimentos de qualquer tamanho, principalmente hospitais, universidades e shoppings.

Implementação

O Complexo Brasil 21 foi o primeiro em Brasília a adotar o conceito “Mixed Use Project”, no qual é possível encontrar, no mesmo espaço, opções de serviços, lazer, conforto, gastronomia, centro de negócios, segurança e qualidade de vida urbana. Por se tratar de uma área com grande fluxo de pessoas, hóspedes, colaboradores e visitantes, durante a instalação das antenas, a QMC seguiu horários definidos e pré-estabelecidos com a administração local, a fim de não prejudicar os frequentadores do espaço.

Manutenção

A QMC tem um cronograma de manutenções preventivas e corretivas para garantir que o sistema opere sempre em perfeitas condições e para que, caso haja qualquer imprevisto, seja feito um rápido reparo.  A QMC conta com um NOC (Network Opertations Center) de ponta que monitora toda a rede e todos os equipamentos 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Resultados

“O mais sofisticado Complexo Mixed Used (eventos, hotelaria e negócios) do Centro-Oeste conta com o suporte da QMC desde 2015. De lá para cá eles já trouxeram 3 operadoras de celular para nosso empreendimento, provendo um sistema de alta qualidade por todo o complexo, deixando nossos clientes e visitantes conectados e melhorando a comunicação da nossa equipe de operações. Além do sistema indoor, também nos ajudaram a atrair, de forma assertiva, operadoras para nosso Rooftop” – Aryon Castelo Branco Uchôa Filho, Gerente Geral do Complexo 21.

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