Conectividade na educação: internet pode ser uma aliada do aprendizado

No último ano, alunos de todas as idades e professores enfrentaram um grande desafio: trocar a sala de aula física por aulas totalmente online. A experiência reafirmou a importância da tecnologia, principalmente da conectividade na educação, que pode promover iniciativas inovadoras nos métodos de ensino.

Há menos de duas décadas era necessário ir até uma biblioteca física para realizar pesquisas e trabalhos acadêmicos – e ainda corria-se o risco de não achar o que procurava. Hoje, pouco tempo depois, milhares de plataformas, artigos e informações estão disponíveis na palma da mão – basta um celular com internet.

Vantagens da conectividade na educação

Quando falamos sobre conectividade na educação, as vantagens vão muito além da praticidade de pesquisas: inovações no método de ensino tornam a aprendizagem mais efetiva e divertida, tanto para as crianças que estão sendo alfabetizadas, quanto para os adultos no ensino superior.

As tradicionais apostilas são trocadas por PDFs, e o antigo caderno vira um notebook com muito mais funções: acesso a exercícios online, e plataformas com videoaulas para complementar os estudos, por exemplo.

Com a chegada do 5G, outras vantagens vão surgindo no dia a dia dos alunos e professores:

  • Aulas mais imersivas;
  • Realidade virtual como aliada do aprendizado;
  • Uso de laboratórios de inovação e tecnologia;
  • Professores com mais acesso à informação se atualizando em tempo real;
  • Análise de dados mais efetiva para traçar planos de ensino de acordo com a necessidade do mercado;
  • Aulas online remotas – o aluno pode participar de qualquer lugar, com a mesma qualidade de ensino presencial, por conta da baixa latência do 5G.

Cenário da digitalização do ensino

Para que tudo isso seja possível, claro, é necessário que haja conexão de qualidade nas escolas e universidades.

Entre os exemplos positivos da conectividade na educação ao redor do mundo, o destaque vai para a Colômbia: o departamento de Antioquia forneceu internet de alta velocidade para diversos colégios, e apostou na inclusão digital e na gameficação como estratégia de ensino. Como resultado, tiveram alunos mais motivados e com melhores desempenhos.

No Brasil, existem projetos sociais e iniciativas do governo com foco em promover a conectividade na educação, como a da ONG “Instituto Escola Conectada”, que pretende levar internet de ao menos 100 Mbps para toda a rede pública até 2025; e o programa “Inovação Educação Conectada”, do governo, que pretende atender 101 mil escolas ainda em 2021.

Nos últimos dois anos, alunos de todas as idades desenvolveram outra mentalidade sobre o método de ensino. A internet é uma aliada, e é necessário estar preparado para promover um ensino sem fronteiras, sem paredes e instituições mais conectadas – para isso, conte com as soluções QMC. Entre em contato e saiba mais.

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop