Ilha do Frade conectada: sol, mar e muito mais uploads 

Como a QMC Telecom trouxe conectividade de qualidade para a área nobre capixaba  


Quando se fala em ilha, o que vem na sua mente? Praias, lagos, aves, fauna marinha e isolamento? Talvez a única palavra que você não pense seja conectividade. Porém, seja aonde for, ficar sem ela nos dias de hoje é quase impossível, pois implica até mesmo em questões de segurança. Este era o cenário da Ilha do Frade, uma área de proteção ambiental, que fica a poucos minutos de Vitória, no Espírito Santo. 

Ligada por uma ponte à capital do estado, o acesso a esse paraíso de 423.278 m² de extensão se dá pelo bairro Praia do Canto. Cercada por uma beleza natural, com pequenas faixas de areia e muitas pedras, é ocupada por grandes mansões e residências de luxo, por isso, é conhecida como “ilha-bairro” nobre de Vitória, considerada um dos metros quadrados mais caros da cidade.  

Imagine precisar falar com um familiar ou um cliente e não ter sinal? Ou, ainda, querer compartilhar fotos e vídeos nas redes de um lugar maravilhoso como esse e não ter conexão? As paisagens exuberantes da ilha foram, inclusive, cenário do filme hollywoodiano “Open Road”, gravado em 2011 na Ilha do Frade, com os atores Andy Garcia e Camilla Belle.


QMC: a melhor parceira para a Ilha do Frade  

Para aumentar a conectividade do local, a QMC Telecom, que atua há mais de 10 anos no segmento de neutral hosts, implantou um sistema SLS (Street Level Solutions ou soluções no nível da rua, em português). Na prática, são infraestruturas que ficam no mobiliário urbano como semáforos, pontes, lombadas, bancas de jornal e postes de luz.  Como têm maior flexibilidade, elas conseguem entregar conectividade para áreas específicas e de forma concentrada, aumentando significativamente a qualidade percebida pelos usuários. 

A solução SLS foi escolhida por se tratar de um sistema que oferece excelente conectividade e não prejudica a identidade visual e arquitetura do lugar, visto que as antenas ficam camufladas no ambiente. Por meio de estudos de viabilidade da área feitos pela equipe de engenharia QMC, foram instalados 4 pontos de distribuição ao longo da extensão na Ilha do Frade, o que cobriu todo o local, sem causar interferências em regiões vizinhas.  


Vantagens  

Dentre os aspectos positivos da instalação do sistema, que durou apenas alguns meses, está a valorização dos imóveis, que ganharam maior velocidade para acessar a internet e fazer chamadas telefônicas de forma mais rápida e eficiente. Essas melhorias foram fundamentais para o aumento da segurança dos moradores do local que, em caso de urgência, poderiam acionar rapidamente ajuda.  

Outro aspecto importante é que toda a estrutura implementada pode ser utilizada para o 5G, viabilizando conceitos como o de smart houses.


O que dizem os moradores? 

“A implementação da solução da QMC foi necessária, já que a conexão na região era péssima. Foi a solução para um problema antigo. Todo o processo, da negociação à execução, feito com a QMC foi muito positivo. A empresa é uma excelente parceira e sua equipe humanizou todas as tratativas”, disse Vinicius Louzada, administrador da Associação de Moradores da Ilha do Frade.

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop