O que é Sistema DAS e qual é a sua importância?

O Sistema DAS – do inglês Distributed Antenna System -, é uma solução indoor que conecta a fonte de sinal das operadoras de telefonia celular com os aparelhos celulares por meio de pequenas antenas distribuídas ao longo do ambiente indoor, levando sinal de qualidade e cobertura para todo o espaço.

Atualmente é imprescindível estar conectado, afinal, passamos 90% do tempo em ambientes internos, resultando em 80% de todo o tráfego de dados móveis também em locais fechados, segundo relatório da Cisco. Portanto, cada vez mais é importante que empreendimentos com alto fluxo de pessoas, ou que necessitem prover uma ótima experiência de conectividade (como shoppings, hospitais, universidades, prédios comerciais, hotéis e aeroportos), invistam em Sistemas DAS.

E não basta ser um sistema indoor de cobertura: é preciso investir em um sistema preparado para o amanhã, já que o edital do leilão do 5G deve ser publicado até agosto, e as operações, iniciadas em 31 de julho de 2022 nas capitais e Distrito Federal.

Por que não colocar mais torres?

“Se o sinal não está chegando com qualidade, não é mais fácil colocar mais torres na região?” A resposta é não! Por mais que seja a primeira solução a vir à mente, não é o ideal. Vamos explicar!

Quanto mais torres, maior será a interferência causada no sistema, fazendo com que nenhuma torre o atenda com eficiência. O ideal é que um aparelho celular sempre seja atendido por um setor específico, e não por vários ao mesmo tempo. Além disso, as paredes criam barreiras para que o sinal chegue ao aparelho celular, provendo uma experiência desigual ao longo do empreendimento.

Também devemos pensar na potência. Imagine uma sala de aula pequena, em que os alunos são quietos e o professor consegue falar em um tom ameno. Agora, pense em uma outra turma lotada, em que todos gritam e conversam. O professor vai ter que falar cada vez mais alto, certo? O mesmo acontece com as antenas – a torre que atende um sistema indoor funciona como a professora na sala lotada, na qual ela tem que superar várias interferências ao longo do caminho até chegar ao celular, exigindo uma alta potência.

O Sistema DAS, pelo fato de ter várias antenas de menor potência ao longo do empreendimento, funciona como se o professor estivesse passando a mensagem diretamente ao ouvido do aluno, sem interferências dos outros colegas de sala. Além disso, há a questão da bateria do celular: no caso da sala cheia, para que o aluno (celular) consiga se comunicar de volta com o professor (torre), ele gasta mais energia, consumindo a bateria do celular mais rapidamente.

DAS passivo

O Sistema DAS pode ser instalado de duas formas: passiva ou ativa. No DAS passivo, a distribuição de sinal acontece sem atenuamento e por meio de cabos coaxiais, por isso é indicado para empreendimentos menores e com menor fluxo de pessoas, e em regiões críticas, como túneis.

Apesar de ser a solução mais barata e acessível, o sinal vai se perdendo no caminho – as antenas mais distantes do ponto central recebem menos potência do que as que estão mais próximas. Outra desvantagem é que o DAS passivo não é adaptável para o 5G. 

DAS ativo

O Sistema DAS Ativo é ideal para grandes empreendimentos com extensas áreas de cobertura ou com alto fluxo de pessoas, como shoppings, prédios corporativos, resorts e aeroportos. O ponto alto é que o sinal é atenuado e distribuído por meio de cabos de fibra óptica, sendo amplificado em áreas remotas que podem estar distantes da fonte de sinal. Portanto, a qualidade do sinal é mantida – as antenas mais distantes recebem o mesmo sinal do que as antenas próximas da estação central.

Ele é recomendado principalmente para hospitais, já que a tecnologia de fibra não causa interferência nos equipamentos médicos e radiológicos, conforme ilustramos em nosso estudo de caso no hospital Perinatal.

É um sistema mais caro, porém o investimento é para o longo prazo – toda infraestrutura é facilmente adaptável para as novas tecnologias do 5G e para a adição de novos pontos de distribuição, quando necessário.

Para saber se o seu empreendimento precisa de um Sistema DAS e qual é o modelo mais indicado, confira nossas dicas e entre em contato com a nossa equipe!

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop