O prédio, que fica no centro financeiro da cidade, traz o conceito de eficiência e funcionalidade
Um dos pontos turísticos mais visitados para quem vai à Cidade do México é a larga Avenida Paseo de la Reforma, que abriga um dos monumentos mais emblemáticos da cidade: o Angél da la Independencia – uma torre de 46 metros de altura com um anjo dourado na ponta, construída em comemoração ao centenário da Independência do México, em 1910. Hoje, a via com mais de 12km de extensão abriga importantes hotéis, restaurantes e prédios comerciais, entre eles o Chapultepec Uno, inaugurado em 2019.
Com um investimento de mais de 400 milhões de dólares, o Chapultepec Uno é um projeto sofisticado com uma torre de 241 metros de altura de uso misto, composta por uma área de escritórios, residências e um hotel. O espaço também inclui heliponto, estacionamento subterrâneo, sky lounge e uma sala de espera para quem vai usar o helicóptero. Todos os andares têm vista privilegiada para o Bosque Chapultepec, o maio parque urbano do mundo, de acordo com a World Urban Parks, que representa 52% das áreas verdes da Cidade do México.
Um local como o Chapultepec Uno necessitava de uma conectividade de alto nível, como o próprio empreendimento, que não dependesse exclusivamente de uma rede Wi-Fi para suportar o tráfego de dados de seus visitantes, hóspedes e moradores. Para isso, a QMC Telecom ofereceu uma solução única e personalizada de Distributed Antenna System (DAS) multioperador ativo, que aumentou em mais de 90% a conexão de telefonia celular na torre.
- 74 mil m² de Área Coberta
- 255 antenas direcionais e 138 antenas omnidirecionais
- 3 setores de DAS Ativo
- Mais de 90% de cobertura celular
Desafios no projeto do Chapultepec Uno
O Chapultepec Uno é um edifício AAA, classificação máxima de tudo que há de mais moderno em relação à qualidade, construção e à tecnologia do empreendimento, tanto no que tange à infraestrutura, como em relação à sustentabilidade do local.
Um exemplo dessa preocupação é que o empreendimento tem a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), que atesta que um edifício é sustentável, com sistemas ideais para um maior desempenho energético na sua operação e manutenção. Desde o projeto, a QMC seguiu todos os critérios necessários para se adequar às exigências do espaço, que preza pelo controle de poeira do local, assim como a reciclagem, separação de resíduos, reaproveitamento de água e a otimização de energia elétrica.
Todo o processo de negociação da implementação do sistema de DAS no Chapultepec Uno seguiu as regulamentações, regras e contratos do México, o que incluiu seguir altos padrões de qualidade, desde a aquisição de insumos até a mão-de-obra especializada, como gestores do projeto e uma equipe de engenheiros e técnicos experientes.
Implementação no Chapultepec Uno
A QMC Telecom, que atua há 13 anos no segmento de neutral hosts, foi responsável pelo planejamento e instalação do sistema DAS Ativo, um conjunto de elementos que distribui a fonte de sinal das operadoras de celular por meio de unidades remotas conectadas por fibra óptica, próximas às antenas de transmissão, espalhadas em 74 mil m² de área coberta do Chapultepec Uno.
Como a torre é dividida entre 42 andares corporativos e, respectivamente, 9 do hotel e 8 de apartamentos de luxo, a implementação do sistema foi realizada 80% no período noturno, começando pela parte residencial do empreendimento, durante a construção da torre, para evitar maiores transtornos aos moradores do Chapultepec Uno.
Em seguida, o DAS foi instalado na área corporativa, já em 2020, e teve que se adequar a um novo cenário que o mundo enfrentava: a pandemia de Covid-19. Com os lockdowns que aconteceram na Cidade do México, as equipes tiveram que se reorganizar para poder trabalhar. A implementação que dura em média 3 meses, devido à pandemia, levou quase um ano.
Outro ponto importante é que o Chapultepec Uno foi o primeiro projeto em parceria entre a QMC Telecom e a AT&T- empresa americana de telecomunicações responsável pelo sinal de telefonia celular no empreendimento – no México. Por meio dessa colaboração, foi possível expandir o sistema DAS para a Torre Mayor, pois a QMC utilizou um sistema de C Solutions aplicado ao DAS, que é uma solução centralizada aplicada para otimizar a infraestrutura da operadora; ou seja, é uma extensão de rede de conexão que não compromete o DAS.
Comunicação com o cliente: o diferencial da QMC
Durante todas as etapas do projeto, desde o estudo da área até a entrega, um dos diferenciais da QMC foi o contato com o Chapultepec Uno, por meio de planejamento, relatórios, objetivos e compromisso firmados pela companhia, que traziam informações e detalhes de cada etapa. Com isso, além de dar visibilidade do que estava acontecendo, a QMC passou segurança no trabalho que estava sendo executado e a comunicação teve um papel primordial para posicionar a empresa como um dos importantes players do mercado de infraestrutura de telecomunicações no México.
“O atendimento personalizado da QMC Telecom foi bom. Após várias reuniões, conseguimos chegar a um bom acordo comercial, que agilizou a contratação do imóvel. Da mesma forma, uma vez contratados, sempre nos cederam todas as facilidades para que nossa equipe de implantação pudesse colocar nossos equipamentos em tempo e forma de serviço. Até o momento, não recebemos nenhuma reclamação de clientes ou usuários da AT&T que transitam dentro do Chapultepec Uno. A QMC Telecom é uma empresa comprometida e tem uma boa equipe que busca alternativas de negócios que beneficiam seus clientes”, disse Juan Manuel Victoria Chavez, Field Site Acquisition Coordinator da AT&T México.
“O processo de contratação foi ágil, a implantação não teve grandes contratempos, tivemos acesso e facilidade em tempo hábil. As diferentes equipes da QMC estão sempre em busca de oportunidades de negócios e de alternativas que representam uma situação de ganho mútuo para a QMC e seus clientes. O atendimento é rápido e de qualidade, sempre dentro dos SLAs”, conclui Antonio Rodríguez Cadena, da AT&T México.