O Viva Barranquilla está localizado em Barranquilla, com uma população de 1,2 milhão de habitantes. É a maior cidade da Colômbia e está localizada próximo ao Mar do Caribe, sendo o segundo porto na região norte da Costa do Caribe.
O centro comercial faz parte do “Viva Malls”, com uma história de mais de 110 anos no ramo de varejo e 20 anos de expertise no ramo imobiliário. A marca pertence ao “Grupo Êxito”, líder na Colômbia, e também presente no Uruguai, com as marcas Disco, Devotee e Géant Groups, e na Argentina com a marca Libertad.
O Viva Barranquilla possui muitas lojas de alto padrão como Adidas, Diesel e Body Tech. O shopping recebe também a visita de muitos turistas, que buscam uma ótima experiência de compra.
O grupo sabe que precisa apostar na inovação, como agente da evolução do varejo, e na transformação digital, para garantir melhores experiências para o cliente do Shopping Viva Barranquilla
A experiência do cliente para compras omnichannel, quando existe uso simultâneo de diferentes canais de comunicação aproximando relação online e offline e fazendo a convergência entre virtual e físico, bateu à porta do shopping e entrou em suas instalações.
As pessoas que visitavam o centro comercial queriam verificar itens de uma loja em um aplicativo online para depois ir até a loja física experimentar, por exemplo.
Foco na experiência do usuário
Quando os visitantes locais – e principalmente os turistas – vão a um shopping, eles procuram uma ótima experiência de compra. A conectividade desempenha um papel muito importante para que isso aconteça.
Os clientes queriam poder ligar para seus amigos e familiares para confirmar encontros; compartilhar uma boa dica de compra com alguém especial; publicar fotos e vídeos instagramáveis nas redes sociais; e ainda potencializar as possibilidades do omnichannel como encontrar um item específico online e trazê-lo para o mundo offline.
As possibilidades são infinitas
De acordo com o relatório “State of Retail Tech: Ahead in 2020”, do CB Insights, as cinco áreas principais em que os shoppings usarão tecnologias de ruptura e big data são:
- Lojas mais inteligentes: a visão computacional e a Inteligência Artificial (IA) irão estimular melhor o rastreamento do comprador e do estoque, além de permitir mais checkouts sem caixa;
- Blue light specials 2.0: etiquetas eletrônicas e dados de compras mobile para gerar oportunidades de compra certas para os compradores certos, gerando fidelidade e lucratividade;
- Só para você: alguns varejistas e marcas vão “conhecer” os consumidores por meio do reconhecimento facial, usando IA. Como resultado, os consumidores esperam experiências ainda mais relevantes;
- Compra de nível superior: os varejistas implementarão realidade aumentada e virtual em todas as plataformas para permitir a experimentação, a interação do produto e o atendimento ao cliente;
- Varejo em todos os lugares: comércio de automóveis, vendas inteligentes e pop-ups online para offline (Estratégia O2O, ou Online-to-Offline) se multiplicarão. Será crucial para os varejistas ampliarem sua compreensão da jornada do cliente até a compra.
Nem é preciso dizer que todas essas frentes inovadoras precisam de conectividade de qualidade para funcionar. Mesmo que o shopping tenha um sistema Wi-Fi, ele sozinho não consegue lidar com todas as informações de dados e depende do usuário se conectar à rede da sua preferência. O Wi-fi também apresenta limitações de segurança.
Primeiramente, o desenho da solução
O Viva Barranquilla sabia que seus clientes precisavam ter acesso a todas os caminhos que a conectividade traz. As nossas equipes de engenheiros QMC fizeram um walk test para verificar os níveis de conectividade dentro do shopping.
Eles rapidamente constataram que, devido a barreiras físicas, o sinal externo não conseguia penetrar nas paredes do shopping – o que exigia um sistema interno dedicado para que os usuários tivessem uma boa conectividade dentro do shopping.
Trata-se do DAS, Distributed Antenna Systems
O principal desafio para este projeto foi estabelecer um sistema DAS que pudesse caber no orçamento da operadora, assim como fornecer conexões de qualidade para o usuário final.
Como muitos shoppings, o Viva Barranquilla se preocupava em como a implantação do sistema interferiria na arquitetura do shopping.
A equipe de especialistas da QMC foi capaz de acalmar essas preocupações ao mostrar para o Viva Barranquilla alguns dos outros sistemas que a empresa já desenvolveu para seus clientes, e que também levam em consideração a preservação da estrutura e design já existentes.
As antenas do sistema DAS poderiam muito bem ser confundidas com um detector de fumaça ou uma câmera de segurança. A QMC sempre levou a estética do local muito a sério e o desafio foi para que as antenas se confundissem com o teto.
Um projeto único, como o Viva Barranquilla
O projeto foi desenvolvido como um Sistema DAS Passivo, composto por quatro setores que fornecem cobertura e capacidade ao shopping da seguinte forma:
- Setor 1: Porões -3, -2, -1 e Nível 1, lado norte
- Setor 2: Níveis 2, 3 e 4 Lado Norte
- Setor 3: Porões -2, -1 e Nível 1, lado sul
- Setor 4: Níveis 2, 3 e 4 Lado Sul
A fase de construção foi muito tranquila
Toda a construção decorreu dentro do cronograma, não ocorrendo interferências ou imprevistos. O trabalho foi muito limpo e nenhum problema foi registrado com as marcas que ocupam o shopping.
No primeiro mês, foram concluídos os níveis 3 e 4 (onde ficam a praça de alimentação, a academia e o cinema) e, no segundo mês, passamos para os níveis 1 e 2 (que contam, principalmente, com lojas) e o estacionamento subterrâneo. Em menos de três meses, todo o shopping estava coberto.
A implantação do projeto foi desenvolvida em dias úteis, na noite e madrugada, de domingo a sexta-feira. No sábado não houve atividades devido à grande ocupação dos restaurantes e do cinema.
Uma parte importante do projeto foram as reformas. Como o shopping está constantemente mudando seu layout interno, o QMC fez alguns trabalhos proativamente após a conclusão da instalação para garantir a qualidade do sinal wireless. Este é um padrão de qualidade pelo qual o QMC é reconhecido.
A QMC é uma neutral host com larga experiência na implementação do DAS em shoppings. Além de entender a realidade do seu negócio, nos preparamos para atender à realidade do seu negócio diante do atual cenário. Adotamos medidas e protocolos de saúde rígidos com a nossa equipe de campo para garantir a segurança deles e também dos seus colaboradores. Fora as nossas medidas, estamos preparados para seguir aquelas adotadas por você. Tudo para garantir a sua total satisfação e o sucesso do seu negócio.
Se você gostou deste conteúdo e gostaria de receber as novidades do QMC Conecta diretamente no seu e-mail, assine a nossa newsletter. Lembre-se, você pode contar conosco para ajudar a superar o atual cenário.