SLS: entendendo o sistema de conexão outdoor

Pegar o celular na rua e chamar um carro por aplicativo, mas o mapa do GPS não carrega ou apresenta delay, mesmo tendo sinal de celular – quem é que nunca se frustrou sem entender o motivo disso acontecer? De modo geral, isso ocorre porque muitas pessoas estão “competindo” por sinal de conexão no mesmo espaço e, para solucionar a questão, apresentamos o sistema SLS (Street Level Solutions).

Com o SLS, ao invés do celular tentar se conectar com a torre, que muitas vezes enfrenta uma série de barreiras físicas, como prédios, o usuário vai se comunicar com pequenas antenas distribuídas no nível da rua, aumentando sua capacidade de sinal e diminuindo a distância entre os dispositivos.

Esse sistema outdoor espalha pequenas antenas camufladas no ambiente, sem interferir na estética visual do local, sendo ideal para cidades turísticas tombadas pelo patrimônio histórico, por exemplo.

Vantagens do SLS

5G já está disponível nas capitais brasileiras e vai trazer diversas revoluções tecnológicas. Agora imagine a seguinte situação: um carro sem motorista (driverless car) que depende totalmente de conexão, sendo que esta apresenta alta latência (atraso da comunicação entre a torre e o celular, que causa delay no GPS), já que a torre não suporta a total demanda de sinal. Perigoso, não é?

A conexão precisa ser constante e uniforme por todo o caminho percorrido, e é isso que o sistema SLS vai promover, não somente para os carros automatizados, mas também para todos os usuários que circulam na rua.

Confira 5 vantagens do sistema:

  1. Baixo impacto visual, com pequenas antenas escondidas no ambiente urbano;
  2. Valorização dos imóveis da região, afinal todos querem alta conectividade;
  3. Infraestrutura pronta para a chegada do 5G, otimizando os custos de investimento da operadora;
  4. Cobertura uniforme, com pouco atraso na comunicação de sinal;
  5. Segurança para os moradores, que não passam sufoco com a falta de telefonia móvel em momentos de urgência, como quando o carro quebra e o motorista precisa pedir socorro.

Ou seja, o sistema SLS ajuda tanto o usuário final, quanto as operadoras, que otimizam custos e passam a oferecer melhor serviço para os seus clientes.

Cobertura X capacidade

Geralmente a distribuição de sinal é feita por uma torre ou equipamentos instalados no rooftop (topo de prédios) – antigamente esses dispositivos atendiam a demanda; afinal, o celular era usado apenas para telefonemas e troca de mensagens simples. 

Mas hoje isso não cabe mais, e a velocidade de conexão do usuário acaba ficando limitada. Tudo isso acontece por causa de duas variáveis: capacidade e cobertura. Enquanto a primeira diz respeito à sobrecarga e congestionamento devido ao grande número de usuários por metro quadrado, a segunda trata do quão longe o sinal chega.

No sistema SLS, resolvemos os dois problemas, já que menos pessoas estarão conectadas em cada antena, e a abrangência será maior, com menos ruídos e barreiras físicas, pois a antena está no nível da rua.

Temos diversos projetos especiais em áreas de difícil viabilização de redes móveis, como as cidades de Tiradentes, Ouro Preto, praça do Carnaval de Olinda e Balneário Camboriú. Curioso para saber na prática como tudo isso funciona? Entre em contato conosco!

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop