O futuro da medicina potencializado pelas telecomunicações

O futuro da medicina potencializado pelas telecomunicações

Com a evolução da tecnologia, o papel das telecomunicações na melhoria da nossa sociedade também evoluiu. Hoje, é possível coletar informações da natureza, das fábricas, dos comportamentos de consumidores e do nosso organismo.
As telecomunicações entraram na área da biologia humana e se tornaram um dos grandes responsáveis por conseguirmos viver mais e melhor. 

  • Telemedicina

As telecomunicações diminuem as distâncias. Isso possibilita aos médicos e pacientes trocarem informações sem estarem fisicamente perto um do outro. Isso se traduz em democratização da saúde, levando conhecimento e ajuda a todos.

Imagine uma clínica com médicos que não atendem uma determinada especialidade, podendo entrar em contato com um especialista de qualquer outra parte do mundo, para instruí-los sobre procedimentos e condutas em um caso emergencial?

  • Precisão robótica

Nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, em São Paulo, os robôs separam as doses de medicamento para os pacientes. Isso aumenta a segurança do processo, reduzindo o tempo gasto de atendimento, diminuindo erros de dosagem e o desperdício por conta do vencimento dos remédios (os robôs sabem, por estar registrado no sistema, quais medicamentos usar primeiro, priorizando a data de validade). 

Mas e o futuro? Com a chegada do 5G, já temos em vista um salto gigantesco na relação entre telecomunicações e a medicina. 

O futuro: a Internet das Nano Coisas

A Internet das Nano Coisas (no inglês Internet of the Nanothings ou IoNT) é muito semelhante à Internet das Coisas (IoT), mas numa escala microscópica. Dispositivos impossíveis de serem vistos a olho nu, conectados entre si, enviando dados em tempo real e também podendo agir diante de determinadas situações. Veja algumas das inovações que espera-se que ela proporcione:

  • Exames em tempo real

Uma maneira menos invasiva para saber o que acontece dentro do corpo. Os nanosensores  presentes no seu organismo iriam monitorar e informar em tempo real qualquer alteração na sua biologia e, caso o paciente estivesse conectado a algum outro sistema, administraria medicamentos e procedimentos para conter qualquer situação imediatamente. 

  • Locais públicos para monitorar doenças

Imagine um dia em que toda a população de uma cidade tenha esses dispositivos em seus organismos. Os órgãos de saúde conseguiriam identificar em tempo real a quantidade de doentes e a velocidade de contágio, podendo agir com muita rapidez para controlar a situação e conter vítimas. 

  • Conexão com dispositivos

Pessoas de grupo de risco, como diabéticos, poderiam saber imediatamente o seu nível de açúcar no sangue pelo seu smartphone, que se comunicaria com os nanodispositivos no seu organismo.
Pessoas com problemas cardíacos receberiam alertas em tempo real diante de qualquer alteração dos seus batimentos, podendo até mesmo acionar o serviço de emergência, com a sua localização por GPS.

  • Combate de doenças em uma nova escala

Acredita-se que os dispositivos também irão auxiliar o combate de doenças como o câncer, ao administrar remédios de forma mais efetiva e fornecer informações extremamente precisas sobre a condição de um tumor. 

Se você gostou do assunto e quer saber um pouco mais sobre a IoNT, este  vídeo explica como a biologia sintética se torna um subproduto da nanotecnologia.

Todas essas aplicações mudarão a maneira que a nossa sociedade funciona e compreende as coisas. Muitas empresas e governos já estão cientes disso e já apostam em parcerias estratégicas com neutral hosts especializadas no assunto para terem infraestruturas já preparadas para receberem as próximas tecnologias – assim, atendendo às demandas por conectividade de hoje com o olhar já no amanhã.

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop