Universidade mais digital: conheça o case da QMC na PUCPR

Alunos, professores e visitantes ganharam conectividade de alta qualidade para fazer ligações e acessar a internet 

Um dos setores que mais deve se transformar nos próximos anos é o da educação, principalmente com a chegada e a popularização do 5G. De acordo um levantamento da Pearson, 59% da Geração Z (que nasceu entre os anos de 1995 e 2010) acredita que a tecnologia vai transformar a forma como os universitários aprenderão no futuro, pois já acessam, de forma mais ágil, os conteúdos disponíveis na internet, como vídeos, podcasts e as redes sociais.  

Pensando em trazer conexão de qualidade para seus alunos, professores e visitantes, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) investiu em uma solução de infraestrutura de telecomunicação que suportasse a alta demanda de dados gerados pela universidade. A instituição – que faz parte do Grupo Marista, um dos maiores conglomerados de educação do Brasil – tem como missão fomentar o empreendedorismo, a inovação, a multi e a interculturalidade aliadas à inclusão social, e está presente em quatro cidades no Estado do Paraná.  

Atualmente, a PUCPR tem cerca de 100 cursos de graduação, 190 cursos de educação continuada e 16 programas destricto sensu  que compreendem diversas áreas do conhecimento, distribuídos em sete escolas: Escola de Negócios, Escola de Belas Artes, Escola de Educação e Humanidades, Escola de Ciências da Vida, Escola de Medicina, Escola de Direito e Escola Politécnica. Ao todo, são mais de 300 salas de aula, mais de 28,6 mil alunos em todos os campi, mais de 1.550 professores, mais de 40 laboratórios de informática e 190 laboratórios especializados.  

Do projeto à solução na PUCPR

O campus da Escola Politécnica, localizado no Bairro Prado Velho, em Curitiba – Paraná, apresentava sinal fraco devido à presença de muitas áreas de sombras. Era necessária uma solução outdoor que proporcionasse a cobertura de celular para grandes eventos, quando o fluxo de pessoas aumentava significativamente.

Para trazer mais conectividade ao local, a PUCPR contou com ajuda da QMC Telecom e investiu em uma solução de Distributed Antenna System (DAS) multioperador ativo, voltada para grande tráfego de pessoas, cobrindo 100% do campus em cinco meses e aumentando a qualidade de sinal no local. 

O projeto de cobertura da PUCPR foi bastante dinâmico em uma mescla de soluções: no edifício sede, onde há a necessidade de uma cobertura mais premium, foi implantado um DAS Ativo. Já para atendimento do campus como um todo, foi utilizado um sistema macro, instalado no rooftop do prédio da administração. Este tipo de solução é benéfica pois atende da melhor forma uma área extensa, como a da PUCPR. 

Ao fim do projeto, a QMC obteve os seguintes índices:

  • 63 antenas 
  • 6 setores 
  • 1 unidade remota 
  • SISO 1×1 
  • 17.837 m² 
  • 20 prédios 

Com o objetivo de oferecer uma conectividade de qualidade para o campus, a projeto buscava trazer melhor cobertura de celular para 5 blocos, que incluíam salas de aulas, laboratórios, auditórios, área esportiva e biblioteca. Na primeira fase, um DAS foi instalado no prédio administrativo, o maior de todo o campus, para melhorar a qualidade de sinal de celular no local. 

Também nesta primeira etapa, uma solução outdoor foi instalada em um mastro do prédio administrativo, com o potencial de atender todo o espaço da universidade e também as áreas próximas. Soluções especiais outdoor podem ser complementares aos sistemas indoor para atender os espaços ao ar livre e, além de campi universitários, também podem ser instaladas em estações de esqui, áreas remotas, aglomerados urbanos, túneis e assim por diante. A solução fornece uma cobertura de celular contínua e ininterrupta.  

Resultados  

A equipe de implementação e engenharia da QMC Telecom foi responsável por analisar as áreas que seriam adequadas para instalação das antenas no campus, sem prejudicar o dia a dia de funcionários, estudantes e professores da PUCPR. Após a instalação da solução, alunos e professores tiveram acesso de qualidade ao sistema da instituição para realizarem pesquisas e trabalhos acadêmicos, com um aumento de mais de 90% na qualidade da conexão do campus.

Manutenção 

O time da QMC é responsável por liderar o desenvolvimento de torres de telecomunicações, como antenas em telhados de edifícios, conhecidos como rooftops, que são utilizados como solução de conectividade outdoor para lugares em que a construção de torres é proibida. A busca por locais para instalações das antenas, o licenciamento do projeto, a construção do site, a instalação dos equipamentos, operação e manutenção do local e dos equipamentos são etapas do trabalho realizadas pela equipe da QMC.

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop