A indústria hoteleira é um exemplo claro de como a tecnologia pode ser disruptiva. Os hóspedes possuem mais possibilidades de escolhas de onde se hospedar e podem encontrar essas diversas opções online. Independente de como ele foi impactado, a sua decisão leva em consideração a qualidade do serviço prestado. Um cliente frustrado por uma má conectividade irá para outro hotel, e você terá que lidar com a perda da lucratividade e o aumento dos seus custos operacionais.
Só Wi-fi não basta
Uma rede sem fio é obrigatória. Para o hóspede, isso se traduz em ter wi-fi no seu quarto e dentro do hotel. Mas uma boa rede sem fio vai além do wi-fi. Por conta das tendências de planos ilimitados de dados das operadoras, é muito mais comum o uso da própria rede móvel como fonte principal de conectividade, além de ser a melhor resposta para o aumento do consumo de dados e velocidade, algo que o wi-fi possui limitações.
Do ponto de vista de estrutura, para que o wi-fi atenda essa alta demanda, é necessário uma rede de fibra ótica. A fibra é mais fácil de instalar e mais barata do que outras alternativas de cabeamento, além de ser escalável e de suportar outras tecnologias sem fio, incluindo wi-fi e celular. Algumas soluções DAS utilizam de fibra para transportar o sinal de celular. Esse tipo de solução permite que os seus hóspedes usem os seus celulares a qualquer momento, mesmo que seja para algo simples como fazer uma ligação.
Ao também investir na rede de sinal de celular, você estará oferecendo para o seu cliente, maior segurança, uma conexão mais rápida e contínua – afinal ele não precisará fazer constantemente logins para ter acesso à rede -, além de diminuir o custo do hotel com link de internet, uma vez que parte relevante do tráfego gerado será escoado através da rede celular.
A conectividade do hóspede se tornou sua responsabilidade
Não é mais permitido colocar a culpa na operadora pela baixa qualidade do sinal, o hóspede não aceita mais essa justificativa. Eles sabem que você pode fazer algo a respeito e cobram essa ação, caso contrário, não apenas irão para outro hotel, como irão compartilhar a sua insatisfação para a sua audiência. Mas há tecnologias e parceiros prontos para resolverem este problema e transformá-lo em um diferencial competitivo, deixando você preparado para o amanhã.
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