Até 2025, a previsão é de que haja, globalmente, 42 bilhões de equipamentos conectados via Internet das Coisas (IoT), impulsionados por wearables – dispositivos acessórios, como relógios, pulseiras e óculos de realidade aumentada – e casas inteligentes; ou seja, grande parte deles em ambientes internos. Assim, prédios conectados são uma tendência!
Os edifícios inteligentes (smart buildings) são construções mais seguras, sustentáveis e tecnológicas, que se baseiam na conectividade para promover diversas vantagens para operadoras e usuários, conforme publicado pela RCRWireless News. E isso vale tanto para prédios conectados corporativos, quanto para edifícios residenciais.
Entre as vantagens de um edifício inteligente, destacamos:
- Sustentabilidade: sensores podem desligar o ar-condicionado ao perceber que não há ninguém no ambiente, por exemplo;
- Satisfação do usuário: melhora a experiência e bem-estar do inquilino e demais ocupantes;
- Aumento da eficiência e redução de custos: com mais ferramentas e facilidades, é possível aumentar a produtividade e diminuir gastos;
- Análise de dados: prédios conectados com 5G podem coletar e analisar dados em tempo real em prol do próprio ambiente, permitindo insights para apoiar tomadas de decisões em empresas;
- Integração com outros edifícios conectados: a tecnologia permite que os prédios aprendam e melhorem sua eficiência, trocando informações com outros smart buildings.
5G promove automação para prédios conectados
Automação e “inteligência” de um prédio são coisas diferentes, mas complementares: é a aplicação de processos automatizados que caracteriza os edifícios inteligentes. E uma das principais funções é estar interligado a outros prédios conectados, trocando informações para o próprio aprimoramento – e o 5G torna isso muito mais eficiente e rápido.
Com a baixa latência e alta velocidade e capacidade do 5G, é possível ter estruturas com sensores e sistemas smart, analisar dados em tempo real, e utilizar da Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (AI) para promover segurança, aumentar a produtividade, entre outros benefícios.
DAS Ativo é a solução ideal para conectividade móvel em prédios
Junto aos prédios conectados, surgem duas necessidades:
- Conectividade móvel dentro das empresas, para que todos os benefícios sejam aproveitados;
- Infraestrutura adequada para a Internet das Coisas (IoT), que evolui e se desenvolve rapidamente.
Para que isso seja solucionado, a QMC promove a infraestrutura DAS Ativo (Distributed Antenna System), em que o sinal da operadora de telefonia móvel se conecta ao dispositivo do usuário por meio de pequenas antenas espalhadas no ambiente, promovendo cobertura uniforme e de qualidade.
Com uma infraestrutura neutra, é possível diversificar a cobertura para os usuários, atender mais localidades com mais economia, sustentabilidade e menos impacto visual.
Existe uma tendência para que, no futuro, os prédios sejam mais conectados, habitáveis, sustentáveis, resilientes e acessíveis. A QMC pode ajudar a sua operadora – entre em contato e saiba mais!