Em todo o mundo, o uso do 5G para dados móveis representou cerca de 10% em 2021 – o número deve crescer mais de 60% até 2027, segundo relatório da Ericsson. Com o aumento da demanda, a necessidade de infraestrutura neutra compartilhada pode aumentar 25%.
Até 2025, o planeta terá cerca de 8,18 bilhões de habitantes, segundo a Organização das Nações Unidas. Ou seja, em breve, teremos muito mais pessoas circulando, maior demanda por conectividade e mais uso do 5G.
Para ter qualidade de sinal de telefonia móvel, é necessário que a infraestrutura esteja perto do usuário – e isso não significa, necessariamente, ter mais torres na cidade! Mesmo porque é inviável construir uma torre para cada operadora. Para solucionar esse problema, a QMC proporciona infraestrutura neutra compartilhada, que será a chave para acelerar o 5G!
Por que investir em uma infraestrutura compartilhada?
A parceria com uma neutral host como a QMC, responsável pela infraestrutura neutra compartilhada, traz vantagens não somente para o usuário, como também para a operadora: é muito mais sustentável, econômico e visualmente menos impactante ter apenas uma infraestrutura do que diversas torres para atender o público.
As cidades devem priorizar a infraestrutura de uma host neutra para que possam trabalhar com várias operadoras, diversificando o atendimento e cobertura da região. Afinal, o custo para uma operadora entrar em funcionamento com uma infraestrutura própria é alto, e muitas vezes inviável – e todos saem perdendo ao não conseguir atender possíveis clientes.
SLS e 5G
Sabe quando você está na rua e não consegue se conectar? A internet móvel fica lenta, o GPS não atualiza ou fica com atraso, ou você até perde uma chamada de vídeo importante de uma reunião porque não consegue conexão na rua?
Isso acontece porque as barreiras físicas da cidade, como os prédios, impedem que o sinal chegue com toda a sua capacidade até o aparelho móvel. “Mas como resolver o problema?”
O SLS (Street Level Solutions) da QMC é uma solução ao nível da rua com várias pequenas “antenas” espalhadas no mobiliário urbano já existente – uma infraestrutura neutra compartilhada com diversas operadoras para promover conectividade, substituindo as altas torres.
Para que a conexão de quinta geração seja explorada em sua totalidade, o 5G e o SLS devem caminhar juntos: com mais antenas próximas ao usuário, haverá menos interferências de barreiras físicas, menos ruídos e menos perda de sinal, evitando os problemas de conexão e melhorando a experiência do usuário!
Invista em infraestrutura neutra compartilhada e aumente sua área de oferta de serviços! Quer saber mais? Entre em contato conosco!