Aumento populacional vai demandar mais infraestrutura para conectividade urbana

Segundo a estimativa da Organização das Nações Unidas, em 2025 o planeta terá cerca de 8,18 bilhões de habitantes; até 2030, 8,55 bilhões. A projeção do World Bank é que a cada 10 pessoas, 7 vão morar em grandes cidades. Isso significa que será necessário ter mais infraestrutura para conectividade urbana, para que todos possam usufruir dos benefícios que uma cidade inteligente oferece.

O aumento populacional dos grandes centros urbanos traz diversos desafios – desde questões ambientais, de transporte público e saneamento básico ao aumento do consumo de dados móveis.

Nesse contexto, a infraestrutura para conectividade urbana pode auxiliar a transformar o espaço em um cidade inteligente, otimizando recursos, modernizando o local, promovendo segurança e qualidade de vida para todos. 

Vantagens da conectividade no ambiente urbano

A chegada do 5G abre um leque de possibilidades de modernização para diversas áreas: setor elétrico, prédios comerciais, educação e muito mais – as cidades inteligentes, claro, não poderiam ficar de fora.

No ambiente urbano, a conectividade pode ser aplicada em diversos quesitos:

  • Segurança: com o monitoramento em tempo real devido a baixa latência da rede, é possível mobilizar equipes de policiamento e resgate para o local que necessita de assistência. A análise de dados e câmeras de reconhecimento facial também ajudam a mapear as áreas que precisam de mais patrulhamento, de forma a tornar os bairros mais seguros;
  • Transporte público: com uma boa infraestrutura para conectividade no trânsito, automóveis autônomos, sem um condutor, serão a nova realidade. Com isso, será possível aumentar a frota de ônibus sem causar exaustão dos motoristas, além de otimizar trens e metrôs em momentos de aumento de demanda;
  • Mobilidade urbana: com semáforos inteligentes em 5G e análise de dados, o trânsito poderá ser aliviado em momentos de pico, e uma central poderá monitorar congestionamentos para revisar estratégias de mobilidade, por exemplo;
  • Gerenciamento de riscos e administração da cidade: monitoramento em tempo real de áreas de risco, encostas e até de pontos de descarte irregular de lixo ajudam a prefeitura a planejar ações para evitar desastres e acidentes.

SLS: infraestrutura para conectividade urbana

Todas as áreas, e as maiorias dos processos, serão virtuais; e a demanda das cidades para se adaptarem à tecnologia será cada vez maior.

Colocar em prática uma cidade inteligente demanda investimento, e nesse âmbito de aumento populacional e de necessidade de capacidade de rede, a QMC pode auxiliar com infraestrutura para conectividade urbana: o SLS – Street Level Solutions é uma solução instalada ao nível da rua, nos mobiliários da cidade, para solucionar problemas de conexão, capacidade e cobertura de rede móvel para moradores e visitantes da cidade.

As microcélulas (small cells, como são conhecidas no mercado), são responsáveis por aumentar o alcance e cobertura de sinal – tendo alto desempenho em pontos cegos da cidade -, e tornar os tópicos e vantagens citados acima uma realidade. Ou seja, o SLS permite o melhor aproveitamento do 5G!
Quer preparar a sua cidade para o futuro? Entre em contato conosco e saiba como modernizar seu espaço com conectividade!

Compartilhar

Most read

QMC Telecom promove reforma da Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG

“2022 foi um ano desafiador para a QMC Brasil” 

QMC é líder em projetos personalizados em infraestrutura neutra

We provide wireless solutions for your business.

Stay connected with our latest insights!​

DAS, LiteDAS, SLS, C-Solution:
what does it all mean?

Discover how these technologies can help your business on connectivity.
ilustração homem segurando laptop
ilustração homem segurando laptop