Hoje, um shopping que não possui um caixa 24h é visto como um lugar incompleto e, com certeza, isso é reclamado por seus frequentadores, que não acreditam mais que isso seja apenas uma responsabilidade dos bancos. Os shoppings, sabem que oferecer esse serviço é uma necessidade de mercado, pois o consumidor está mais “bancarizado” e utiliza de toda comodidade disponível e que esteja ao seu alcance.
Mas o que isso tem a ver com o mercado e sinal de celular?
Os hábitos do consumidor mudaram profundamente. Ele quer e precisa se manter conectado constantemente e deixou de ver essa questão apenas como uma responsabilidade das operadoras: é, também, uma responsabilidade de quem quer tê-lo como cliente.
A conectividade e o 5G na prática de mercado
Por isso, vale a pergunta: o seu estabelecimento já está preparado para isso? Vale lembrar que a tecnologia 5G já está batendo à porta e ela irá mudar não apenas o mercado, mas toda a nossa sociedade. Confira abaixo alguns exemplos:
Setor hoteleiro
Contar somente com o wi-fi não é mais possível além de ser caro, para o hotel, se manter uma rede wi-fi robusta. Manter o cliente no ambiente no qual ele já está acostumado e confia – a sua própria rede móvel – se apresenta como a melhor solução. Fora que o 5G irá proporcionar um novo nível de relacionamento com o hóspede.
Shoppings / Comércio
O sistema DAS é a solução de conectividade para shoppings e comércio, que permitirá o consumidores a saberem mais dos produtos que lhes interessam, enquanto passeiam pelas lojas ou olham pelas vitrines.
Hospitais
Será possível o acompanhamento clínico de pacientes em tempo real, tanto de seu prontuário médico, como a administração de medicamentos. E, o que mais é esperado, exames e cirurgias remotas, sejam elas supervisionadas à distância por médicos mais experientes, sejam elas realizadas por braços mecânicos controlados a remotamente. O hospital ganhará em eficiência e inovação.
Atualmente, a telemedicina está se mostrando uma alternativa para que médicos, de certa forma, continuem atendendo seus pacientes. Possibilidade que só existe graças à rede de telecomunicações.
Indústria
Tudo precisa estar devidamente operacional para ser ter uma cadeia de produção efetiva. Primeiramente pelo incremento da quantidade de dispositivos e sensores IoT conectados simultaneamente, seguido pelo volume de dados que poderá ser transmitido e processado em tempo real. O 5G é um dos pilares para a criação da Indústria 4.0.
Agora é o momento de buscar um parceiro especialista
Infraestrutura de telecomunicações é uma área complexa e, muitas empresas que tentam resolver a questão por si próprias acabam enfrentando muitas dificuldades, não conseguindo atingir o nível de qualidade exigido. É nesse momento que contar com a parceria de uma empresa especialista faz toda a diferença.
Não apenas questões técnicas são resolvidas pelo parceiro, mas também de negócio. Ele possui relacionamento direto com as operadoras, mas também com os órgãos governamentais e outros atores nessa cadeia, facilitando a intermediação.
Esses parceiros são as Neutral Hosts. Empresas especialistas em infraestrutura de telecomunicações, responsáveis, como o próprio nome evidencia, pela construção da infraestrutura neutra que leva o sinal das várias operadoras para o cliente final (por meio de antenas). Inicialmente atendiam apenas as operadoras, mas, diante do aumento do consumo de banda, passaram a oferecer os seus serviços para empresas, por meio do sistema DAS.
Por ser uma empresa especialista, a Neutral Host já busca estar alinhada com as necessidades futuras, podendo oferecer estruturas prontas para o 5G, evitando novos gastos, além de oferecer um atendimento próximo e rápido para a solução de possíveis problemas de qualquer natureza.
Você quer saber mais sobre as vantagens de se aliar a um parceiro para construir um sistema DAS no seu estabelecimento? Então temos conteúdos exclusivos que explicam tudo isso:
- DAS: entenda o modelo de negócios para o seu hotel.
- Por que o meu hotel precisa de um sistema indoor de cobertura de celular?
- Você sabe qual tecnologia o seu hotel precisa investir para não perder hóspedes?
Se você gostou deste artigo e quer receber outros diretamente no seu e-mail, assine a nossa newsletter. No QMC Conecta você sempre encontrará conteúdos construídos especialmente para você e o seu negócio.